Dessecador é um recipiente fechado hermeticamente que contém agente de secagem (dessecante). É utilizado para guardar produtos ou substâncias que necessitam de ambientes com baixo teor de umidade.
Um dessecador funciona através de um processo de absorção ou adsorção de umidade, mantendo assim um ambiente com baixa umidade dentro de seu recipiente fechado. Aqui está como ele age: Recipiente Fechado: O dessecador é um recipiente fechado, geralmente feito de vidro ou plástico, com uma tampa hermética.
Em suma, o dessecador é uma das vidrarias do laboratório ou utensílio de laboratório. A sua principal função, como o nome já diz, é dessecar a umidade de algum produto. Então, dentro do equipamento geralmente existe sílica-gel, que serve para manter o seu funcionamento da melhor maneira possível.
Os dessecantes são substâncias químicas que absorvem água e podem ser utilizadas na secagem de fluidos, sejam eles gasosos ou líquidos. São muito usados em laboratórios, indústrias e também possuem aplicações no agronegócio.
Dessecante, agente dessecante ou exsicante são substâncias químicas capazes de absorver ou adsorver água, assim como outras substâncias, como, dependendo do caso, álcool (etanol), por exemplo, usadas na secagem de fluidos, tanto líquidos quanto gasosos, tanto em laboratório quanto na indústria, em inúmeros outras ...
Uma solução prática e bem conhecida para esse problema é o uso de agentes secantes, que tem a capacidade de absorver a umidade do ar e evitar que haja o aparecimento de mofos e ácaros.
O dessecador a vácuo Laborglas é um recipiente de vidro reforçado utilizado para guardar substâncias em ambientes com baixo teor de umidade, para isso é necessário um agente de secagem chamado dessecante (silicagel) para inibir a umidade em seu interior.
A dessecação pré-colheita da soja, com uso de herbicida, é uma prática muito comum que tem três objetivos: uniformizar a área da soja, controlar plantas daninhas e antecipar a colheita, pois o produtor obtém uma antecipação média de cinco dias, o que antecipará o plantio do milho safrinha.
É ela quem atua com o objetivo de absorver a umidade. Os materiais dessecantes são higroscópicos, o que significa que absorvem a umidade. O processo de adsorção da umidade ocorre através da adesão das moléculas de água na superfície da sílica.
O kitassato é utilizado no laboratório para efectuar filtrações a pressão reduzida. Na filtração a pressão reduzida, a tubuladura lateral do kitassato serve para fazer a ligação a uma bomba de vácuo (ou trompa de água) através de um tubo de borracha.
Hempel foi um grande estudioso da gasometria e desenvolveu aparatos e instrumentos experimentais como dessecadores, pipetas à gás, calorímetros, dentre outros instrumentos utilizados em laboratórios até hoje.
Qual é a função de um frasco Erlenmeyer? Muitos se perguntam para que serve um frasco Erlenmeyer. Este recipiente serve para misturar o conteúdo do frasco por agitação, sem risco de derramamento, tornando-o adequado para titulações, colocando-o sob a bureta e adicionando solvente ao indicador no frasco Erlenmeyer.
Seque a sílica gel quando a UR estiver acima de 15%, ou quando as pérolas indicadoras estiverem com a cor verde. Remover a sílica gel do recipiente, colocar em bandeja de metal rasa e secar em estufa a não mais que 100°C, por 1-2 horas (ou até as pérolas ficarem laranja).
Para abrir o dessecador deslize a tampa horizontalmente na parte superior para um lado até que ela se solte. Use uma mão para segurar o fundo do dessecador de vidro enquanto usa a outra mão para segurar o botão.
Os tubos de ensaio para laboratório são recipientes usados para efetuar reações químicas de pequena escala com poucos reagentes de cada vez. Os tubos de ensaio para laboratório, por serem feitos de vidro temperado, podem ser aquecidos diretamente na chama do bico de Bunsen.
Sendo assim, a dessecação consiste em realizar uma aplicação de herbicida não seletivo para a cultura, ou seja, herbicidas capazes de matar a planta para que em seguida ela comece a secar e, assim, a área esteja pronta para a colheita. O principal ponto positivo é a uniformidade de dessecação.
Os desumidificadores de adsorção, ou dessecantes, funcionam através de um rotor dessecante revestido de um material higroscópico (com alta capacidade adsorvente) para remover o excesso de umidade do ar de acordo com cada segmento.
Temos basicamente dois tipos de herbicida que podem ser usados na dessecação: os herbicidas sistêmicos, como o glifosato e o 2,4-D, e os herbicidas de contato, como o paraquate e o amônio-glufosinato.
Qual a função dos agentes dessecantes Cite exemplos?
Cite exemplos: Agentes dessecantes têm a ação de absorver vapores de água por meio de uma ação química ou física. Alguns exemplos são ácido sulfúrico, óxido de cálcio, cloreto de cálcio, entre outros.
Ele é composto por materiais porosos, como sílica gel, argila bentonítica, carvão ativado ou sais higroscópicos, que possuem uma grande área de superfície interna capaz de absorver a umidade do ambiente.
O processo de secagem a vácuo consiste em remover a umidade contida em uma substância usando vácuo. A secagem a vácuo normalmente ocorre em um recipiente fechado. A câmara deve ser aquecida para evitar uma queda na temperatura causada pela evaporação.
A estufa de secagem para laboratório geralmente é utilizada em laboratórios para secagem de vidrarias e utensílios, podendo também ser utilizada para esterilização ou para uso geral. Existem diversos tipos de estufa de secagem no mercado, de acordo com a função que você precisa executar.