Qual é a principal função do DR?
O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.O que faz o Dr. atuar?
Sabemos que o Dispositivo DR nada mais é do que um “fiscal” das instalações elétricas, pois ele detecta fuga de corrente. Coisa que um disjuntor não faz! Uma instalação elétrica mal feita faz o DR atuar com toda certeza.Qual o objetivo da DR?
A Demonstração do Resultado, também conhecida como DR, é um demonstrativo contábil cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de determinado período através da confrontação das receitas, custos e despesas de uma entidade, apuradas segundo o regime de competência.O que o Dr. protege?
O dispositivo Diferencial Residual (DR) é um interruptor que desliga automaticamente a corrente elétrica quando identifica alguma fuga de corrente ou vazamento de energia dos condutores. Ele desarma o disjuntor onde ocorreu a falha, prevenindo eventuais choques elétricos.Como Funciona o DR na Prática
O que não pode passar pelo DR?
*O condutor de proteção (PE), nunca poderá passar pelo DR. *Após o condutor Neutro passar pelo DR, o mesmo não poderá ser aterrado em qualquer parte da instalação. *Condutor Neutro do DR não poderá passar por outros DR´s.Quando o DR é obrigatório?
De acordo com a norma brasileira NBR 5410, a instalação do Dispositivo DR é obrigatória em circuitos que alimentam tomadas de uso geral, em circuitos de iluminação, e em áreas molhadas ou úmidas, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço, garagens e outdoors.Qual a corrente máxima de um DR?
Em vários casos o dispositivo DR é limitado a uma fuga de carga máxima de 30 miliamperes. Portanto, tal corrente pode ser suportada por um ser humano sem maiores danos ao corpo. Em industrias, o componente geralmente possui 300 miliamperes como corrente de desarme.Porque o Dr. Desarma?
O DR é um aparelho que analisa a corrente que entra e que sai de um circuito. Se caso a corrente que sai é diferente da que entra, significa que existe uma fuga de corrente em alguma parte do circuito, assim que detecta o DR desarma, fazendo com que o circuito fique desenergizado.Onde é especialmente recomendado o uso do DR?
Onde deve usar o DR? O DR é recomendado para todos os circuitos residenciais e comerciais, especialmente em áreas molhadas como banheiros, cozinhas e lavanderias, onde o risco de choque elétrico é maior devido à presença de água.Quando o Dr. dispara?
Fuga de Corrente nos Aparelhos ElétricosSe o DR desarmar mesmo sem nenhum aparelho ligado na tomada, isso significa que a fuga de corrente é na instalação elétrica. Neste caso vai ser necessário inspecionar o circuito.
Pode usar DR como geral?
DR Geral para a instalação toda:Por exemplo, se o cliente quer uma instalação mais barata possível, mas de acordo com as normas e segura, você pode utilizar um DR apenas. Outro caso é se o quadro de distribuição não ter espaço para mais de um DR, logo você utilizaria um DR geral também.
Quais DR existem?
Tipos de dispositivo DRExistem, basicamente, dois tipos de dispositivos DR, cada um com suas especificidades e aplicações: o Interruptor Diferencial Residual (IDR) e o Disjuntor Diferencial Residual (DDR).
Quando o Dr. atua?
O dispositivo DR monitora a corrente elétrica de um circuito e quando há uma fuga dessa corrente, ele age rapidamente (em torno de 7ms ou 0,007s) para seccionar o circuito.Quem vem primeiro, o disjuntor ou o DR?
O DR deve ser instalado em série com o disjuntor do circuito que se deseja proteger. A instalação deverá ser feita antes ou depois do disjuntor do respectivo circuito. O ideal é que toda a instalação de uma residência esteja protegida por um dispositivo DR.O que a norma diz sobre o DR?
Segundo essa norma, o DR é obrigatório nos seguintes casos: Circuitos que atendem pontos de utilização em locais molhados com chuveiros ou banheiras. Circuitos que alimentam tomadas em áreas externas à edificação. Circuitos que alimentam tomadas em áreas internas que possam conectar equipamentos na área externa.Porque o Dr. cai quando liga o chuveiro?
Disjuntor desarmando quando liga chuveiro: Algo muito comum no inverno é trocar o chuveiro por um novo mais potente e o chuveiro necessitar de maior amperagem do que o disjuntor a ele destinado suporta; assim, em poucos minutos de banho quente, o disjuntor irá desarmar, sendo necessário a troca do mesmo.Para que serve o botão T no DR?
Funcionamento do DDRPara verificar as condições de funcionamento do dispositivo deve-se acionar o botão de teste (T), se ocorrer a abertura dos contatos principais, o DR está funcionando corretamente!