Por normas técnica uma laje pardão suporta até 150 kgf/m2 . Levando em consideração que uma Tucson pesa em média 1500 Kg, certamente a laje irá suportar.
O uso desta espessura na laje h8 depende para ser escolhida da carga de peso e pressão que vai ser exercida sobre a cobertura depois de devidamente pronta e também dos vãos que devem ser preenchidos os quais precisam ter no máximo 4 metros.
No caso para saber se sua laje suportar ao peso do móvel você teria que dividir o peso de todos os móveis do ambiente pela metragem da laje. Além dos coeficientes adotados.
A laje protendida é uma opção moderna e resistente, produzida com cabos de aço tensionados, o que proporciona maior capacidade de suportar cargas e vãos maiores em comparação com outros tipos de laje.
Portanto, as H12 são mais indicadas para obras que demandam maior resistência e estabilidade, como construções de edifícios de grande porte, pontes e viadutos. Já as treliças H8 são indicadas para obras de menor porte, como construções residenciais e comerciais com até dois pavimentos.
Assim, procede o nome laje H8 e H12. A Laje H8 para forro é indicada para ser utilizada em vãos livres menores, pois ela suporta apenas o telhado, a caixa d´agua e pessoas realizando algum serviço.
Importante: O calculo do volume de concreto colocado acima é um padrão adotado pela maioria dos profissionais e empresas da área. Neste calculo a laje H8 terá uma espessura média de 11 cms e a laje H12 de 14 cms após concretada.
Variação térmica. Esta é a causa mais comum para o surgimento de fissuras e trincas na laje. A variação térmica causa a contração e dilatação dos materiais e, caso as juntas de dilatação não sejam feitas, é aí que surgem as trincas e as fissuras.
As sobrecargas de caráter temporário são aquelas que estão presentes sobre a laje por um período de tempo específico e também por conta de algum evento específico que está sendo realizado naquele momento. Em geral são os materiais estocados e entulhos, aguardando para serem removidos.
No caso específico abordado aqui nesse conteúdo explicativo, essa laje possui esta denominação porque conta com a capacidade de resistir a cargas e pressão ao máximo de 400 kgf por metro quadrado de construção bem como pode ser adotada com o uso de vãos contendo até 5 metros em seu tamanho geral.
Construída na posição horizontal, a viga é uma estrutura utilizada para dar sustentação à laje e distribuir o peso da cobertura para as colunas, garantindo assim a estruturação da construção como um todo.
Você deve verificar junto ao fabricante da laje, pois o cálculo é feito pela área de apoio da caixa. Portanto, implica em você saber qual o tipo de caixa que irá utilizar e passar essas informações ao fabricante da laje. A caixa de água cheia tem peso de 1000 Kg mais o peso próprio.
Como vimos acima, as treliças tem altura variadas que vão de 08 cm (H8) até 30 cm (H30). É essa altura que dá maior resistência a laje, quando mais alta a treliça, mais resistente a laje e maior distancia do vão ela suporta.
Em dúvida se a laje treliçada h10 Jurere Leste é a melhor opção para o seu negócio? Saiba que ela é indicada para lajes de forro ou piso, sendo melhor que a h8 para esse fim.
A laje H8 é um produto acessível para todo o tipo de obra, proporcionado total aderência do revestimento inferior. Ainda, a laje H08 vence grandes vãos, suporta altas cargas, e tem fácil manuseio. A laje H08, por sua ampla diversidade, tem utilização residencial, industrial e comercial.
O peso médio suportado por uma laje treliçada comum pode suportar uma carga média de 250 a 500 kg/m². Porém, esse valor é apenas uma estimativa e pode variar dependendo das especificações do projeto. Afinal, tudo depende do tipo de treliça, espessura da laje e projeto estrutural específico.
Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície.
Lajes pré-fabricadas com lajotas de isopor ou poliestireno (EPS) Conhecida como o tipo de laje mais leve e mais segura, as lajes pré-fabricadas com isopor são também bem rápidas de serem instaladas.
“Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.