Os paralelos são linhas imaginárias horizontais traçadas sobre o globo terrestre. Essas linhas horizontais têm duas funções muito importantes: determinação das latitudes; identificação das zonas térmicas do planeta Terra.
Os paralelos e meridianos são as linhas imaginárias traçadas ao longo da Terra, utilizadas em muitas funções cartográficas, principalmente no estabelecimento das coordenadas geográficas. Essas linhas são traçadas sobre o globo terrestre no sentido horizontal e vertical.
No caso da Terra representada nos mapas, o Equador é o principal paralelo. Ele também divide o globo em dois hemisférios. O hemisfério Norte corresponde à metade do globo localizada acima da linha do Equador, e o hemisfério Sul é a metade que está abaixo do Equador.
As linhas imaginárias horizontais são paralelos (circundam o globo na direção Leste-Oeste) ou linhas de latitude. Elas são usadas para medir distâncias ao Norte e ao Sul do Equador. Já as linhas imaginárias verticais são os meridianos (circundam o globo na direção Norte-Sul) ou linhas de longitude.
Os principais paralelos recebem denominações específicas: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul.
PARALELOS E MERIDIANOS - GEOBRASIL {PROF. RODRIGO RODRIGUES}
Qual e a função dos paralelos?
Os paralelos são linhas imaginárias horizontais traçadas sobre o globo terrestre. Essas linhas horizontais têm duas funções muito importantes: determinação das latitudes; identificação das zonas térmicas do planeta Terra.
Paralelos são círculos perpendiculares ao eixo de rotação da Terra, traçados a partir da Linha do Equador, o paralelo principal que determina a divisão do globo em Hemisfério Norte (também chamado Boreal ou Setentrional) e Hemisfério Sul (que pode ser chamado de Austral ou Meridional).
O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.
Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
A Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich são as linhas imaginárias de maior importância dentro do sistema de coordenadas geográficas. Ambas fazem a divisão do planeta Terra em hemisférios, e é com base nelas que as latitudes e longitudes são medidas.
O circuito em paralelo refere-se à ligação de duas ou mais cargas em que há um ponto em comum, de derivação. Ou seja, o fluxo da corrente elétrica é distribuído proporcionalmente para cada carga, conforme a resistência.
O sistema paralelo é uma abordagem poderosa para o processamento de dados que permite acelerar o tempo de processamento e lidar com grandes volumes de dados. Com a crescente demanda por análise de big data e simulações complexas, o sistema paralelo se tornou uma ferramenta essencial em várias áreas.
A corrente e a tensão de uma ligação paralela se comportam de forma diferente das ligações em série. Aqui, a tensão elétrica é sempre a mesma para todas as cargas do circuito, até mesmo a tensão entregue pela fonte. Já a corrente elétrica não será a mesma nas cargas.
Trópicos de Capricórnio e Câncer, Linha do Equador, Meridiano de Greenwich, círculos polares Ártico e Antártico. Você, certamente já ouviu falar deles.
Longitude: é a distância em graus medida entre qualquer ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich, estabelecido como o meridiano de 0º. As longitudes variam até 180º, tanto em direção leste quanto em direção oeste, adquirindo sinal negativo para indicar o hemisfério ocidental.
Os paralelos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido leste-oeste. O principal paralelo é a Linha do Equador. Os meridianos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido norte-sul.
A Linha do Equador é a principal linha imaginária do planeta. Ela serve como referência fundamental em termos de localização geográfica e deslocamento. A Linha do Equador corta vários países, dentre eles, o Equador. A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta entre os hemisférios norte e sul.
O Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que corta o planeta paralelamente ao seu eixo e divide a superfície em hemisférios ocidental (oeste) e oriental (leste). É utilizado como referência na determinação das longitudes e na contagem das horas, tendo sido fundamental para o estabelecimento dos fusos horários.
A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.
A posição dos paralelos é dada em graus e definida em relação à linha do equador, em que 0º representa a linha do equador, +90º (ou 90° Norte) representa o polo Norte e -90° (ou 90° Sul) representa o polo Sul.
Começando pelo Meridiano de Greenwich e tomando a direção leste, o paralelo 33° Norte passa pela: Argélia, Tunísia, Líbia, Israel, Síria, Jordânia, Iraque, Irão, Afeganistão Paquistão, Índia, China, Japão, Estados Unidos da América, Portugal e Marrocos.
Longitude consiste no ângulo entre o meridiano que passa em um determinado lugar e o meridiano de Greenwich. A medida da longitude é feita de 0° a 180° para leste ou para oeste de Greenwich. Utiliza-se por convenção sinais negativos para as longitudes a oeste e positivo para o leste.