Resumidamente, as principais funções dos pilares podem ser definidas como: Transmitir as solicitações da superestrutura aos elementos de fundação; Contribuir de forma significativa na estabilidade global da estrutura; Resistir às solicitações provenientes das ações horizontais na estrutura.
Servem de apoio para lajes e paredes, conduzindo suas cargas até os pilares. Pilar é um elemento estrutural vertical das edificações, usado para receber os seus esforços verticais e transferi-los para as fundações.
Os pilares de concreto, juntamente com as fundações, são as partes mais importantes das estruturas. Isso porque, diferentemente das vigas e das lajes, eles devem suportar, a cada pavimento, as cargas estruturais de todo o edifício.
Os pilares são estruturas fundamentais em uma edificação, pois, servem para dar sustentação na obra que está sendo construída. Da mesma forma que, no corpo humano a coluna vertebral suporta o nosso corpo o mesmo ocorre com os pilares na construção civil.
A prática se concentra no fortalecimento do corpo e do core — região que faz a ligação da parte superior com a inferior do corpo, composta pelos abdominais superiores, oblíquos e abdome transverso — por meio de alongamentos e exercícios de resistência.
R: Não é indicado nem uma casa terrea sem pilares, imagina um sobrado... Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc...
- De modo geral, os pilares definem os vãos de vigas; - Procurar coincidir os pilares com as paredes; - Os pilares não devem atravessar as portas e as janelas; - Iniciar o posicionamento dos pilares nas áreas comuns a todos os pavimentos (Por exemplo: escadas, elevadores).
A laje é apoiada sobre as vigas e suporta ações (cargas) que geram cisalhamento e momento fletor. Já as vigas e pilares são elementos que têm uma das medidas com maior comprimento. As vigas sofrem cisalhamento e flexão e costumam receber as cargas da laje.
Como os pilares ajudam na sustentação dos edifícios?
Os pilares são fundamentais para distribuir o peso da construção de maneira uniforme até o solo, assegurando que o edifício possa resistir a cargas, incluindo seu próprio peso, ocupantes, e influências externas como vento e sismos.
vigas são estruturas horizontais que delimitam a laje, servindo de suporte para a parede. O pilar, por sua vez, é uma estrutura vertical que sustenta as vigas e a laje.
O que são estribos? Muito utilizado na construção civil, principalmente para suportar estruturas mais pesadas, os estribos formam colunas que sustentam pilares, vigas, cintas e baldrames. Além disso, esse item é muito utilizado para realizar a função de travamento de muros e paredes.
Enquanto a coluna sustenta principalmente paredes e teto, o pilar é o responsável por oferecer suporte para toda a estrutura. Sendo assim, sua função é transmitir as cargas para as fundações, para que sejam repassadas para o solo.
Dessa maneira, uma concretagem de piso e de pilar não deve e nem pode ter o mesmo traço. Para maior entendimento sobre essa fase da obra, indicamos a NBR 8953:2015 e a NBR 6122.
A capacidade de suportar peso de uma viga de concreto é de aproximadamente 250 kg a cada cm². Isso se o concreto tiver uma resistência característica de 25 MPa. Então, imagine um pilar básico com dimensões de 14 cm de largura e 26 cm de altura.
Um pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Costuma estar associado ao sistema laje-viga-pilar.
A placa é apoiada diretamente sobre os pilares. Este tipo de solução está sendo muito utilizado atualmente, principalmente em edificações residencias e comerciais. A ordem máxima de vão obtido com esse sistema é de 12 m; para vãos maiores a laje torna-se demasiadamente espessa, inviabilizando o seu uso.
Sua função é sustentar todas as paredes, pisos, vãos, revestimentos, coberturas e demais cargas da obra, repassando para as fundações todas as cargas que são da própria construção.
A sapata isolada é o tipo de fundação superficial mais simples e a mais usada nas obras. Essa sapata é usada para suportar e transmitir os esforços de apenas um pilar ou coluna, na maior parte das vezes.
Pilares são elementos estruturais das construções. Eles dão sustentação para paredes, pisos, vãos, revestimentos, coberturas e mais cargas de edifícios, pontes e muitas outras obras de Engenharia e Arquitetura.