Na pirâmide, abaixo do "dono do morro" existem: o "frente" ou "responsável" do morro, depois os "gerentes" e, na base, os "soldados" e "vapores", segundo Grillo.
O CV é conhecido por sua estrutura menos hierárquica, composta por "donos do morro" que comandam territórios específicos e se aliam para fortalecer o grupo e reprimir tentativas de golpe de estado por parte de subordinados. Atualmente, o Comando Vermelho exerce influência significativa no Rio de Janeiro.
Em Porto Seguro, na Bahia, foi preso um dos principais líderes de uma das maiores organizações criminosas do país na noite desta terça-feira (21). Marcio Tadeu Lopes Coelho, conhecido como Marcinho VP é líder do Comando Vermelho em Minas Gerais.
Seu pai é Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP e apontado um dos dois principais líderes da facção Comando Vermelho (CV) – o outro é Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.
O traficante Wilton Carlos Rabelho Quintanilha, o Abelha, conhecido como “presidente do Comando Vermelho (CV)”, é o principal alvo do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, nas operações policiais realizadas nas favelas da capital fluminense.
Entre os detentos, conhecidos 'personagens 'no 'mundo do crime', está Carlos Vinicius Lírio da Silva, o Cabeça do CV, acusado de liderar o tráfico de drogas em comunidades de São Lourenço e da Zona Norte de Niterói, apontado pela polícia como um dos mentores do fracassado plano para dar funga, em um helicóptero, a ele ...
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.
Uma outra grande facção criminosa, o Comando Vermelho, foi formado por reincidentes da antiga facção Falange Vermelha, que durante a década de 70 lutava pelo fim da tortura e dos maus tratos aos prisioneiros. Hoje, o grupo é conhecido especialmente pelo comando do tráfico de drogas no Rio de Janeiro.
Confira anotações na íntegra abaixo. O segundo artigo elenca os "cinco pilares" da facção: liberdade, respeito, luta, justiça e união. Já outra anotação registra os "Dez mandamentos do Comando Vermelho". Entre as orientações estão "Eliminar inimigos" e "Falar a verdade mesmo que custe a própria vida".
Conhecido como um dos líderes mais sanguinários da facção criminosa Comando Vermelho (CV), o traficante Douglas Alves Machado (foto em destaque), de apelido “Cara de Cavalo”, costumava executar com requintes de crueldade qualquer um que cruzasse o caminho dele.
A disputa: a batalha entre as duas facções ocorre por dois motivos. O primeiro pela aliança entre o PGC e o CV, em Santa Catarina. O outro seria pelo controle dos portos clandestinos catarinenses para envio de drogas via rotas marítimas.
Presídio Cândido Mendes, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. Brasil, majoritariamente no Rio de Janeiro e outros países como, Bolívia, Peru, Venezuela, Paraguai e Colômbia. CV do Ceará, CV do Amazonas, CV de Sergipe, CV da Bahia, filiais do CV em outros estados e Milícia do Zinho.
Expansão do PCC no Paraguai e guerra com o CV causam instabilidade no Brasil. O PCC expande-se para o Paraguai, gerando conflitos com o CV. Após morte de traficante influente, surge uma guerra entre as facções, resultando em trégua após acordo milionário.
O traficante, de 54 anos, também é chamado de “Doca” e ganhou o apelido de Urso por conta das seguidas invasões a favelas de uma organização rival, pertencentes a Álvaro Rosa, o Peixão, que causaram inúmeras mortes. O urso, na cadeia alimentar, tem o peixe como alimento. “Ele é uma pessoa muito estrategista.
Wilton Quintanilha, o Abelha, considerado um dos principais líderes do Comando Vermelho, é um dos homens mais procurados nas operações que ocorrem nesta semana no Rio de Janeiro.