Santa Ana é avó de Jesus Cristo e é por esse motivo que Nossa Senhora Sant'Ana é considerada por muitos como a padroeira dos avós. Sua festa é celebrada anualmente no dia 26 de julho, data em que recordamos a história de uma mulher que, após anos de esterilidade, concedeu a vida à Virgem Maria, a mãe de Jesus.
Sant'Ana era filha de Santa Emerenciana, tinha duas irmãs mais velhas, Maria de Cleofas, mãe de Salomé, e Sobé mãe de Santa Isabel. Ana casou-se com São Joaquim e por muitos anos permaneceu estéril. Só concebeu quando estava com uma idade avançada e deu a luz a Maria.
Embora São Joaquim e Sant'Ana fossem um casal estéril, milagrosamente eles conceberam e deram à luz a Virgem Santíssima, que viria a ser a mãe do Salvador. Esse foi um grandioso milagre da natureza: a geração da vida por um casal sabidamente infértil.
Ela amparou o país nascente como a referência maternal da mulher que ensina e conduz, protege e tranquiliza. Daí a difusão do culto devocional a Sant'Ana, poderosamente sedimenta- do nos engenhos e canaviais do Nor- deste, nas vilas das Minas Gerais do ouro e dos diamantes, como nas fazen- das paulistas do café.
Visto que julho, era o único mês do ano que não tinha festa de padroeiro na cidade, e com a chegada da imagem que vinha da Comunidade Arapemã, na margem do Rio Amazonas, e os moradores observaram ser imagem de Sant'Ana, foi então decidido que a Avó de Jesus, Sant'Ana, seria a padroeira daquela comunidade que surgia.
A HISTÓRIA DO VOLKSWAGEN SANTANA - O PRIMEIRO CARRO DE LUXO DA VW NO BRASIL
O que é comemorado no dia 26 de julho em Feira de Santana?
Milena Brandão
A Igreja Católica celebra nesta sexta-feira (26) o dia de Nossa Senhora Sant'Ana, padroeira da cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador.
Durante anos de matrimônio, o casal não teve filhos, já que Ana era estéril. Naquela época, essa condição era sempre atribuída à mulher, por causa da falta de conhecimento e era vista como uma maldição de Deus, por isso a jovem sofreu grandes humilhações.
Oração a Sant'Ana para pedir que interceda por nossos filhos
Abençoai-os, ó misericordiosa Sant'Ana, e tomai-os sob vossa proteção. Não vos peço para eles privilégios excepcionais; só quero consagrar-vos suas almas e seus corpos, para que preserveis ambos de todo mal.
Os Filhos de Sant'Ana são chamados a viver no mundo a sua Consagração na Pobreza de Coração que se tornará para eles, mais do que a prática de uma virtude, o modo de ser, de viver e de existir que identifica a sua presença no mundo e dá forma ao seu estilo de vida familiar e apostólico.
Eles se encontraram em um local que a tradição chama de Portão de Ouro. Santa Ana deu a luz a Maria quando ela tinha 40 anos. É dito que Ana cumpriu a sua promessa e ofereceu Maria a serviço de Deus, no templo, quando ela tinha 3 anos.
Ela ficou triste por não poder ter filhos, mas depois de orar, comeu e não estava mais tão triste. Quando ela e seu marido se relacionaram, o Senhor atendeu sua oração e ela conseguiu engravidar. Ana era uma mulher infértil cujo sofrimento era agravado pela provocação constante de sua rival Penina.
Hoje (26) é celebrado o dia de Santa Ana e São Joaquim, os padroeiros dos avós. Pais de Nossa Senhora, eles foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima.
Sant'Ana se apresenta nesta pintura como atributo de Maria, isto é, em função de Maria. Santa, de fato, à sua direita. Veste uma túnica verde, um manto amarelo e um véu branco, as cores com as quais é habitualmente representada na arte.
Eles foram um casal que, graças à fé em Deus, pôde receber um grande milagre em suas mãos. Como são os avós de Jesus Cristo, Santa Ana e São Joaquim são conhecidos por serem os padroeiros dos avós - e é por isso que na mesma data da festa dos santos, também é comemorado o Dia dos Avós.
"Nessa época, um casal sem filhos era considerado amaldiçoado por Deus. Tanto Ana quanto Joaquim são apresentados como fervorosos na oração, pedindo a Deus que os livrasse dessa maldição", afirma o pesquisador. Então, Joaquim teria feito um jejum de 40 dias no deserto e, assim, suas preces foram ouvidas.
Então, você vai pegar um pouquinho de terra com água, escreva seu pedido num papel, corte-o e misture com essa terra e água. No final acender a vela lilás ou roxa.
Assim como, para enaltecer a Virgem Maria, basta dizer que dela nasceu Jesus Cristo (“de qua natus est Jesus”), assim também, nada melhor, mais glorioso, para enaltecer Santana, do que dizer que dela nasceu a Mãe de Deus, Maria Santíssima, na sua conceição imaculada.
Santa Ana é avó de Jesus Cristo e é por esse motivo que Nossa Senhora Sant'Ana é considerada por muitos como a padroeira dos avós. Sua festa é celebrada anualmente no dia 26 de julho, data em que recordamos a história de uma mulher que, após anos de esterilidade, concedeu a vida à Virgem Maria, a mãe de Jesus.
Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali o anjo do Senhor lhe apareceu dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant'Ana ficou grávida.
Ao adorar no tabernáculo, Ana chorou e orou ao Senhor por um filho. Ela fez um convênio com o Senhor de que, se tivesse um filho, ela o daria ao Senhor. Ao ver o sofrimento e a dor de Ana, e descobrir a causa, Eli, o sumo sacerdote, revelou a Ana que Deus lhe concederia seu desejo.