As ondas cerebrais teta são geradas principalmente na região do hipocampo, uma área do cérebro responsável pela formação de memórias e pelo processamento emocional. Essas ondas são produzidas quando o cérebro está em um estado de relaxamento profundo, como durante o sono REM ou durante práticas de meditação.
As ondas theta têm frequência menor que a anterior, variando entre 3,5 a 8 hz. Elas também ajudam pessoas a atingir estados de relaxamento, mas, diferentemente das ondas alfa, elas comandam aquele relaxamento corporal do final do dia.
Além de a flutuar, a única forma de induzir o cérebro a funcionar em ondas theta, durante longos períodos de tempo, é através da meditação profunda. Os monges budistas funcionam nesse registo cerebral enquanto meditam.
Ondas Theta (3,5-8 Hz): Relaxamento Profundo e Criatividade
As ondas theta dominam os momentos de relaxamento profundo e são cruciais para a criatividade e o aprendizado. Elas preparam o corpo para o sono, facilitando a transição para o descanso.
Essa faixa de frequência está envolvida em devaneios e sono restaurador. Desse modo, contanto que não sejam produzidas em excesso durante nossas horas de vigília, as ondas theta são muito úteis para ajudar a melhorar a intuição, criatividade, conexão emocional e promover relaxamento.
ONDAS THETA FREQUÊNCIAS DE TRATAMENTO PARA CURA, PROSPERIDADE, CRESCIMENTO ENQUANTO DORME
Como atingir o estado theta?
A meditação profunda é uma das maneiras mais comuns de entrar em um estado theta conscientemente. Outras atividades, como ouvir música relaxante, praticar ioga, fazer caminhadas na natureza, pintar ou desenhar, também podem ajudar a induzir o ritmo theta.
No caso das ondas theta, elas surgem quando estamos dormindo ou sonhando, mas nunca durante as fases mais profundas do sono — isso quer dizer que sua prevalência é quando estamos prestes a adormecer, ou na suspensão mais leve do sono, logo antes de acordar.
De acordo com o terapeuta Djalma Rios, o nome dessa terapia é fruto da junção das palavras theta - que refere-se a um tipo de onda emitida pelo cérebro, segundo a ciência - e healing, que significa 'cura', em inglês. Ou seja, a terapia consiste em desenvolver a cura através de ondas cerebrais.
As ondas cerebrais teta são geradas principalmente na região do hipocampo, uma área do cérebro responsável pela formação de memórias e pelo processamento emocional. Essas ondas são produzidas quando o cérebro está em um estado de relaxamento profundo, como durante o sono REM ou durante práticas de meditação.
A verdade é que não há um tipo de onda cerebral melhor que outro, ou uma mais especial entre elas. Todas são importantes, porque todas são o resultado da atividade elétrica dos neurônios e de cada um dos estados mentais.
Theta (THETA) é uma rede alimentada por blockchain e criada para streaming de vídeo. Lançada em março de 2019, a rede principal Theta opera como uma rede descentralizada em que os usuários compartilham largura de banda e recursos de computação de forma ponto a ponto.
Alpha (8 a 14 Hz): As ondas alfa, relacionadas a estados de relaxamento consciente, oferecem uma abordagem eficaz para acalmar a mente antes de dormir. Integrar essas frequências pode estabelecer um ambiente de serenidade propício ao descanso noturno.
O que significa ondas theta no eletroencefalograma?
A onda Theta alcança uma frequência de 4 a 7.5 HZ e tem relação com estados hipnóticos, de profunda meditação, com o sono, com sonhos, com memorias curtas, quando há momentos reflexivos e quando o individuo tem transtornos depressivos ou de falta de atenção as ondas Theta também são fortemente presentes.
Existem basicamente 4 padrões de ondas cerebrais também denominados de ritmos cerebrais, cada um relacionado a um estado mental indo de intensa concentração (ondas beta), ao relaxamento (ondas alfa) e ao sono profundo (ondas theta e delta).
Abra as janelas – A luz do sol tem um efeito direto na atividade do seu cérebro. Quando privamos nosso cérebro de luz, ficamos em estado de sono, meio sem consciência. A luz ajuda a elevar a frequência das ondas cerebrais e ativa os neurotransmissores da felicidade, como serotonina e dopamina.
O estado theta é atingido em meditações intensas ou durante o sono leve. “Podemos pensar nas ondas cerebrais theta como sendo o estado intermediário entre o consciente e o inconsciente, que guarda lembranças e sensações”, explica Giti Bondi, terapeuta pioneira da técnica no País e diretora do Portal Healing Brasil.
Segundo ela, a vibração utilizada na terapia, chamada de “theta”, é a responsável pelo amor incondicional e pela proteção do ser como um todo. “Quando rezamos ou oramos, falamos com Deus ou perdoamos algo muito difícil, estamos colocando o cérebro na frequência 'theta', a vibração do subconsciente”, ensina.
As ondas teta são classificadas como de lenta atividade, além de terem conexão com a intuição, a fantasia, emoções e sensações. Aparecem, normalmente, entre a vigília e o sono e são relacionadas ao subconsciente da mente [7, 8].
O que acontece depois de uma sessão de ThetaHealing?
Nesse momento conseguimos acessar o nosso subconsciente com maior facilidade. As ondas cerebrais ficam entre 4 e 8Hz, sendo as mesmas acessadas em estados hipnóticos, quando sentimos emoções, no sono REM e durante os sonhos.
Criado nos anos 1990, o Thetahealing é uma terapia integrativa de cura energética que trabalha crenças limitantes, desbloqueios emocionais e mudanças de padrões de pensamento.
O eletroencefalograma é indicado para diagnosticar anormalidades que possam estar por trás de doenças psiquiátricas e neurológicas (infecciosas, degenerativas,/ etc), transtornos convulsivos, alterações de consciência, quadros de epilepsias ou suspeita clínica para a doença, quadros demenciais e encefalopatias, entre ...
Pesquisadores descobriram que o cérebro de pessoas com epilepsia produz ondas lentas, que normalmente ocorrem apenas durante o sono em indivíduos que não têm a doença. De modo geral, essa característica pode ajudar a proteger a atividade cerebral, evitando que estímulos gerem convulsões.