No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.
Quechua, também chamado de 'Runa simi', é a língua nativa mais usada na América do Sul. É falado em várias regiões do Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile e Argentina. Possui vários dialetos e divisões. Era a língua dos Incas, que a espalharam por todo o império Tahuantinsuyo.
Durante a Trilha Inca para Machu Picchu, a língua Quechua é a mais falada entre cozinheiros, carregadores e até guias turísticos. Este último, no entanto, também é fluente em outros idiomas, como inglês, espanhol e muito mais.
Os quipus foram utilizados pelos incas como sistema de escrita, para registro de histórias e cantos em língua quéchua, e também de contagem, tanto de rebanhos quanto de pessoas.
Considerado um dos idiomas oficiais do Peru, juntamente com o espanhol e o aymara, o quechua teve sua origem na região central do país, nos anos anteriores ao início do Império Inca.
The Sound of Ancient Languages. You Haven't Seen Anything Like This Before!
Qual foi a língua dos incas?
No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.
Os quéchua-lamistas são indígenas que vivem na pequena cidade de Lamas e em vilarejos próximos, no Departamento de San Martín, na Amazônia peruana. Eles falam o quéchua, idioma andino muito diferente dos idiomas de seus vizinhos, tipicamente amazônicos.
A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.
Em 1532, Francisco Pizarro, chefe militar de um pequeno grupo de espanhóis, chegou ao Império Inca. Após enganar os incas, os espanhóis capturaram o imperador Atahualpa e exigiram um grande resgate em ouro e prata. O resgate foi pago, mesmo assim o imperador foi assassinado pelos espanhóis.
A comunicação inca era basicamente oral. A língua oficial era o quíchua, embora em alguns territórios do império outras línguas como aimará, tallán e mais fossem usadas. As regiões que adotaram o quíchua como idioma transformaram o idioma de forma diversa.
Em seu vasto território, com mais de 1,2 milhão de km², abrange três regiões: Costa, Serra e Selva. A população atual ultrapassa os 31,5 milhões de habitantes. O espanhol é o idioma oficial do Peru.
Na língua nativa quéchua, seu nome quer dizer "umbigo do mundo" – não por acaso, a cidade foi a capital do império inca e, hoje, serve como ponto de partida para as lendárias ruínas de Machu Picchu.
É uma das línguas oficiais do Quénia, de Ruanda, da Tanzânia e de Uganda, embora os seus falantes nativos, os povos suaílis, sejam originários apenas das regiões costeiras do oceano Índico. É uma das línguas de trabalho da União Africana.
Imperador inca (em quéchua inka Qhapaq ou "governante dos incas") também denominado Sapa Inca, foi o título dos governantes do Império Inca. É costume referir-se também a eles apenas como o Inca.
O aimará (aymar aru) é uma língua falada por mais de dois milhões e meio de pessoas da etnia aimará, principalmente no Peru, na Bolívia, no Chile e na Argentina.
O contato entre incas e espanhóis logo se transformou em um verdadeiro massacre. Os espanhóis emboscaram as forças de Atahualpa após a recusa dos incas em converter-se ao catolicismo. Durante os combates, vários incas foram mortos e Atahualpa foi feito prisioneiro.
A partir da morte de Atahualpa, a guerra civil entre seus defensores e os de Huáscar intensificou-se. Os espanhóis, então, aproveitaram-se disso, o que levou ao enfraquecimento do Império Inca. Assim, os espanhóis conquistaram a capital Cuzco e, em sequência, Quito.
que passavam dos joelhos e às vezes usavam cintos largos e uma capa. Frequentemente calçavam sandálias de couro. No cabelo, colocavam um véu que descia pelas costas. Nas estações mais frias, todos vestiam longos mantos de lã sobre os ombros presos por alfinetes na frente.
1. Relativo ou pertencente aos quéchuas, povo indígena que ocupava uma parte da América do Sul e cujos descendentes formam parte significativa da população do Equador e do Peru. 2. [ Linguística ] Relativo ao quéchua enquanto sistema linguístico .
Aimará ou Aimara (em aimará: aymará) é um povo estabelecido desde a Era pré-colombiana no sul do Peru, na Bolívia, na Argentina e no Chile. Também conhecidos como Quollas ou Kollas.
O quíchua (qhichwa simi ou runa simi), também chamado de quechua ou quéchua, é uma importante família de línguas indígenas da América do Sul, ainda hoje falada por cerca de dez milhões de pessoas de diversos grupos étnicos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru ao longo dos Andes.