Uma linha reta ou, simplesmente, uma reta é uma linha que, à semelhança de outros elementos geométricos como, por exemplo, o ponto, não tem uma definição matemática rigorosa. Em termos simples poderá dizer-se que se trata de uma linha sem curvatura ou sinuosidade, sem espessura e de comprimento infinito.
As retas normalmente são representadas por uma linha finita que, às vezes, possui setas em suas pontas para indicar a sua direção. As semirretas podem ser encontradas “dentro” de uma reta. Elas possuem um ponto inicial, mas não possuem ponto final.
Portanto, retas podem ser “desenhadas” a partir de apenas dois pontos, contudo, elas são infinitas tanto na direção do primeiro ponto quanto na direção do segundo. Tendo em vista que as retas possuem infinitos pontos, conclui-se que elas também possuem comprimento infinito.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Nós podemos representar um segmento de reta através de duas letras que caracterizam os pontos de seus extremos com uma linha por cima delas: ou . Eles devem ser lidos como “Segmento AB” ou “Segmento BA”. Se dois ou mais segmentos de retas possuem o mesmo comprimento, eles são chamados de congruentes.
A barra vertical (pipe) é um caractere ASCII 124, simbolizado por uma barra vertical | ou uma barra vertical interrompida ¦, pode ser facilmente criada com os botões shift esquerdo + barra inclinada para a esquerda ( \ ) ou apertando e segurando ALT esquerdo e digitando 124 (Alt+124) no teclado numérico.
A reta é formada por infinitos pontos que estão alinhados. Ela é ilimitada nos dois sentidos. Quando construímos uma reta devemos utilizar letras minúsculas para representá-la.
Dessa forma, devem possuir setas para os dois lados indicando que possuem comprimento infinito. Para indicar os pontos da reta, devemos utilizar letras maiúsculas. Além disso, apesar de uma reta possuir infinitos pontos, só serão preciso indicar dois pontos quando desenharmos uma reta, segundo a Geometria.
Uma linha é um conjunto infinito de pontos que se estendem em uma mesma direção, sem nunca se encontrar ou se cruzar. Já uma reta é uma porção finita dessa linha, que é limitada por dois pontos distintos chamados de pontos extremos.
Escolha o formato de linha que deseja utilizar; No documento, clique e arraste o mouse para desenhar a linha — para fazer linhas retas, segure a tecla Shift enquanto desenha; Selecione a linha e acesse "Formato da Forma" no menu superior; Altere cor, largura e estilo da linha como desejar.
As retas são linhas sem curvas que devem estar alinhadas em uma dimensão, espaço ou plano. Existem vários tipos no estudo da geometria. As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.
Retas são figuras geométricas primitivas que não possuem definição. São formadas por pontos e são infinitas em qualquer direção. Retas são figuras geométricas primitivas formadas por conjuntos de pontos.
A equação geral de uma reta é igual a ax + by + c = 0, em que a, b e c são coeficientes reais e a e b são diferentes de zero. Para encontrar a equação geral de uma reta, é necessário conhecer pelo menos dois pontos dessa equação.
Entenda, também, a diferença entre reta, semirreta e segmento de reta. Na geometria, as retas são definidas como linhas infinitas, que não possuem espessura e nenhum tipo de curvatura.