A linhagem de Maria veio a partir Natan, filho de Davi com Bateseba. Portanto Jesus foi descendente de Davi naturalmente através de Natan e legalmente através de Salomão.
Jacó gerou José, marido de Maria. Maria deu à luz Jesus, que é chamado Cristo. Portanto, são catorze gerações de Abraão até Davi, catorze de Davi até o exílio na Babilônia e catorze do exílio na Babilônia até Cristo. Foi assim que nasceu Jesus Cristo.
e Jacó gerou a José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo. Assim todas as gerações desde Abraão até Davi são catorze gerações; também desde David até o exílio em Babilônia, catorze gerações; e desde o exílio em Babilônia até o Cristo, catorze gerações.
José, descendente de Abraão, da linhagem do rei Davi, é escolhido por Deus para ser esposo de Maria e cuidar do menino Jesus. Foi na cidade de Nazaré, na Galileia, que o carpinteiro, homem trabalhador e humilde, cumpriu a sua missão.
DE ADÃO ATÉ JESUS: A GENEALOGIA COMPLETA DA BÍBLIA
O que Maria, mãe de Jesus, era de Davi?
A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.
Em 17 passagens no Novo Testamento, Jesus é chamado como Filho de Davi. Trata-se simplesmente de uma profecia do Antigo Testamento, do profeta Natã para Davi, no livro de Samuel, que afirma que, da descendência de Davi viria o Messias, o ungido de Deus para restaurar o reino de Israel.
Mateus 1:1-16 traz a genealogia de Jesus através de José, que foi um descendente do rei Davi. Como filho adotivo de José, Jesus se tornou seu herdeiro legal, em termos da herança envolvida.
Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão. Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos.
O Rei Davi viveu por volta de 1000 anos antes de Cristo, e talvez foi o cara que teve mais revelação do Reino de que Jesus traria! A questão é... como?
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
A expressão “filho de Davi” usada por Bartimeu (Mc 19:47) não identifica o pai biológico de Jesus, mas o seu descendente (Mt 1:1-17; Lc 3:23-38). Este também era um título atribuído ao Messias tão esperado pela nação judaica (2Sm 7:12, 13; Is 11:1,10).
Ele é o Filho prometido. O Senhor havia prometido a Davi que na casa dele nasceria o Cristo. E esse Filho prometido é Nosso Senhor Jesus Cristo. Sabendo disso, podemos entender por que Mateus também disse que Jesus é o Filho de Abraão, pois Abraão foi o patriarca do povo de Israel.
Então, pelos próximos 400 anos, eles foram governados por juízes, de Josué a Samuel. Depois disso, vieram 400 anos de governo dos reis de Israel e Judá, de Saul e Davi a Josias, o último rei reto da linhagem davídica.
Conta-se na bíblia que Maria, sua mãe, ainda virgem e noiva de seu pai socioafetivo, José, achou-se concebida pelo Espírito Santo (Mateus 1:18). O pai biológico de Cristo, então, foi o próprio Espírito Santo de Deus, que escolheu uma mulher para dar à luz àquele que seria considerado salvador da humanidade.
Quando o Senhor ordenou a Abraão que sacrificasse seu filho Isaque, foi “à semelhança de Deus e seu Filho Unigênito” (Jacó 4:5) — isto é, um símbolo da Expiação de Jesus Cristo, que aconteceria muitos anos depois.
Onde fala que o Messias seria descendente de Davi?
2 Samuel 7:16. Quando o Senhor disse a Davi: “Teu reino [será firmado] para sempre”, Ele estava Se referindo a um futuro rei na linhagem de Davi que reinaria para sempre: Jesus Cristo.
Quem profetizou que Jesus viria da linhagem de Davi?
Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé, que será como um ramo que brota de um toco, como um broto que surge das raízes. O Espírito do SENHOR estará sobre ele e lhe dará sabedoria e conhecimento, capacidade e poder.
Podemos então afirmar com toda certeza que Maria, a Mãe de Nosso Deus era realmente descendente de Davi e por conseguinte pertencia à tribo de Judá. E, que Nosso Salvador é Filho de Davi, mas segundo a genealogia de Maria Santíssima.
O Evangelho de Mateus (Mateus 1:6-16) deixa claro que Jesus pertencia à família de Davi através de José, marido de Maria, mãe de Jesus. No entanto, Jesus e Davi estão separados por um total de 25 gerações, abrangendo um período de cerca de mil anos.
“O título “filho de Davi” indicava a origem e a missão do Messias. O descendente iria reconstituir a família real e reviver os gloriosos dias do reinado de Davi. Esta não era apenas a expectativa dos escribas, mas os próprios apóstolos, confusamente, esperavam um Reino à semelhança dos demais reinos terrenos.
“Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão”. Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar.
Tanto a Virgem Maria como São José eram descendentes de Davi. Outra prova disso é que ambos, quando do edito de César para o recenseamento Maria e José, foram se registrar em Belém, cidade de Davi. Ora, se Maria não fosse descendente de Davi, ela teria tido que se recensear em outra cidade.