A locomotiva que lidera esse imenso trem é a GE ES58ACi, uma verdadeira potência sobre trilhos. Com 6000 HP de potência, ela é a locomotiva mais potente em operação no Brasil.
O trem é puxado pela locomotiva GE ES58ACi, a mais potente locomotiva em operação no Brasil, com 6000 HP de potência. Uma outra locomotiva (ES58ACi) puxa o segundo bloco do locotrol, e uma terceira (Dash-9) comando o terceiro bloco.
Conhecidos E5, os “trens-bala” operados pela Japan Railways East (JR East) podem atingir incríveis 320 km/h! Esses trens têm espaço para até 731 passageiros e são equipados com 32 motores elétricos de indução que fornecem uma potência de 12.900 cavalos.
Na verdade gira em torno de 15 a 16 milhões de reais! Em torno de 30 mil litros, e gasta em torno de 750 litros por hora. Uma boa locomotiva custa em torno de quinze milhões de raleais.
TOP 10 LOCOMOTIVAS MAIS POTENTES DO BRASIL NA BITOLA MÉTRICA
Onde fica a maior locomotiva do mundo?
O maior trem do mundo na Estrada de Ferro Carajás é mais do que uma façanha técnica, é um símbolo do avanço da engenharia ferroviária e da importância estratégica das ferrovias para o Brasil.
A média salarial do cargo de Condutor De Trem (Brasil) é de R$ 2.683 por mês. A remuneração variável do cargo de Condutor De Trem nessa localização (Brasil) é de R$ 383, variando entre R$ 167 e R$ 600.
Os motores a diesel são mais eficientes do que os motores à gasolina. Uma locomotiva gasta em média de 9 litros por km quando está puxando sua lotação máxima a qual varia de locomotiva para locomotiva.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros. Os veículos que vão operar a nova linha podem alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
O maior trem em operação do mundo fica no Brasil! O trem opera pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), possui 330 vagões e transporta mais de 36 mil toneladas de minério de ferro. O percurso tem início na Serra de Carajás, no Pará, e segue até o porto da Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão.
Estatísticas. Os maiores trens do mundo trafegam na Estrada de Ferro Carajás. A maioria das composições chega a ter 330 vagões, puxados por três locomotivas. Como combustível, os trens usam o B20 – mistura de 20% de biodiesel vegetal com 80% de diesel -, diminuindo consideravelmente a emissão de CO2.
Para conduzir trens, o motorista (ou maquinista) deve passar por treinamentos oferecidos pela empresa contratada e, para conduzir embarcações, deve ter carteira de habilitação emitida pela Marinha. Além das categorias da CNH, é preciso ter demonstrado no documento que exerce atividade remunerada como motorista.
A média salarial do cargo de Piloto (Brasil) é de R$ 11.604 por mês. A remuneração variável do cargo de Piloto nessa localização (Brasil) é de R$ 2.204, variando entre R$ 1.188 e R$ 7.521.
Quanto ganha um Maquinista de Trem aqui no Brasil?
A média salarial do cargo de Operador De Trem (Brasil) é de R$ 4.169 por mês. A remuneração variável do cargo de Operador De Trem nessa localização (Brasil) é de R$ 500, variando entre R$ 417 e R$ 2.000.
1 As oito maiores redes ferroviárias mundiais são: Estados Unidos, com 194.136 km; Rússia, com 85.266 km; China, com 66.989 km; Índia, com 65.808 km; Canadá, com 52.131 km; Alemanha, com 33.426 km; Austrália, com 33.343 km; e França, com 30.013 km (UIC, 2014).
A falta de investimentos e o desenvolvimento das rodovias tirou a força das locomotivas brasileiras. Por volta do ano de 1960, a malha ferroviária brasileira chegou ao seu auge no que diz respeito a quilometragem dos trilhos.