Aqueles que surgem com uma tonalidade amarela, meio alaranjada, indicam um problema sério ao motorista, mas que não precisa ser controlado imediatamente. Os que possuem luz vermelha, mais intensa, significam urgência. Caso o fato não seja checado, o motor poderá ser danificado.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
Sua cor é vermelha, indicativo de que o motorista deve parar o carro imediatamente. Ela se acende quando falta lubrificação no motor, o que ocorre por alguns motivos diferentes.
Uma das luzes de alerta mais importante no painel do carro é aquela que mostra a falta de pressão de óleo no sistema de lubrificação do motor. É uma luz, em geral, vermelha, que mostra uma almotolia, aquele instrumento que injeta óleo, que parece um bule de café.
A mensagem é clara: ao ver a luz do óleo acesa, verifique o nível, mas se estiver correto, busque assistência mecânica imediatamente para evitar danos graves ao motor do veículo.
Luz de alerta do óleo não indica (necessariamente) que o nível está baixo
Quando a luz do óleo acende mas tem óleo?
Para esse tipo de problema, o melhor procedimento é levar o veículo ao mecânico, pois isso pode acontecer por vários motivos: um filtro de óleo mal instalado, selos dos tubos que estão desgastados, entre outros problemas. Em alguns casos, a baixa pressão pode ser causada por uma bomba de óleo defeituosa.
Nenhum, se quiser que o motor do carro dure. Se o nível do óleo está baixo, o motor não está a ser devidamente lubrificado e cada rotação causa desgaste e aquecimento.
que a luz acende é nível baixo do óleo, porque a luzinha não tá ali pra indicar nível baixo. Ela está ali pra indicar falta de pressão. de lubrificação do motor. Quando falta pressão de óleo, quando a lubrificação fica deficiente, o que acontece é que seu motor.
Normalmente, a explicação para essa luz piscante quando acelera-se o carro é que a pressão do óleo do motor está baixa, a qual é analisada por um sensor. Assim, quando o óleo está em um nível crítico abaixo do necessário, a luz do óleo acende e apaga quando acelera.
Porque a luz do óleo acende quando o motor esquenta?
Ela avisa a falta de pressão de óleo para lubrificar o motor e que ele pode vir a fundir. A luz pode se ascender porque o nível do óleo está baixo no cárter, aí falta óleo e, por isso, falta pressão. A solução é simples: basta completar o nível no cárter.
O que deve acontecer com a luz de óleo quando o motor começa a funcionar?
Quando o condutor dá a partida no carro, o fluido demora de um a dois segundos para chegar na ponta do sensor de óleo, entrar na peça e cortar o negativo. Porém, quando esse processo não acontece, a luz é acionada, pois o componente não consegue identificar a lubrificação do motor.
🛑Quando isso ocorre o ideal é parar o carro o quanto antes e, se possível, acionar um guincho para levar o seu carro até um autocenter e ver o que está ocorrendo, se for falta de lubrificação seu motor pode chegar a fundir!
Por que andar com óleo abaixo do nível mínimo prejudica o carro? Quando isso acontece, o motor começa a ter pouca lubrificação, gerando desgaste mais rápido dos componentes. Outro problema é um possível superaquecimento, levando-o a fundir.
Depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem óleo, o motor dá até algumas travadas. Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito.
A frequência recomendada para a troca de óleo do motor pode variar de acordo com o fabricante do veículo e o tipo de óleo usado. No entanto, como regra geral, a maioria dos fabricantes recomenda a troca de óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Isso pode indicar tanto que o óleo está vazando quanto a falta de pressão no sistema de lubrificação. Outro problema muito comum indicado por essa pequena luz – principalmente em carros mais velhos ou com motores turbo – é quando o motor está muito quente.
Retire e limpe a vareta: retire a vareta, limpe-a completamente com um pano limpo e insira-a novamente no tubo. Retire a vareta e verifique o nível: retire a vareta novamente e observe o nível de óleo. Este deve estar entre as marcas "mín" e "máx" ou "add" e "full", dependendo da vareta que o seu veículo possui.
Quando a luz do motor acende no painel, o que pode ser?
Os mais comuns são: velas de ignição entupidas ou em mau estado; erro na centralina; válvula EGR entupida ou danificada; catalisador entupido; sensor de temperatura danificado; injetores entupidos; sonda lambda (sensor de oxigénio) danificada ou a falha simples de um sensor.
O primeiro sinal começa por ser a luz do painel instrumentos que acende, indicando que há problemas na pressão do óleo do motor. Depois, além de barulhos provenientes do motor, pode começar a sentir falhas no desempenho do veículo ou o mesmo deixar de funcionar por falta de lubrificação.
Qual a preocupação que se deve tomar quando a luz indicadora de pressão de óleo do motor acender?
Se a luz de alerta da pressão de óleo do motor não pisca mas acende direto, é melhor nem levá-lo rodando, mas desligar o carro e chamar um reboque. Quanto mais o motor funcionar sem pressão de lubrificação, mais danos ele sofre e mais complicado será seu reparo na retífica.
Então, se a luz se acende, uma das possibilidades é de falta de óleo, que se resolve completando o nível. Pois, se não tem óleo, a pressão do sistema cai a zero. Mas, se o nível está correto e a luz do óleo se acendeu, existe então a possibilidade de um problema grave no sistema de lubrificação.
Qual o máximo de tempo posso rodar com o óleo do motor vencido?
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.