19 Aug, 2021. Não é à toa que a harpia é considerada uma das maiores e mais pesadas aves de rapina do mundo: essa espécie pode atingir mais de um metro de altura, envergadura de 2,5 metros e pesar até 12 quilos. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?
Harpagornis, a águia-de-Haast extinta (Hieraaetus moorei), foi a maior ave de rapina que sobrevoou os céus. A sua massa corporal média foi calculada em 12,3 kg para os machos e 17,8 kg para as fêmeas. Ou seja, pesava 3,5 vezes mais que uma águia real (Aquila chrysaetos).
A harpia é considerada a ave de rapina mais forte do mundo, caracterizando-se pelas suas pernas grossas, dedos fortes, garras grandes e bico cinza escuro com formato de gancho.
Uma harpia, a maior ave de rapina que ocorre no Brasil, é um animal belo e imponente. Um indivíduo pode medir até 1 metro de altura e 2 metros da ponta de uma asa a outra. Não à toa, são predadores de topo de cadeia e é de fato do alto da floresta que observam suas presas.
Apesar de estar no topo da cadeia alimentar e não ter predadores, a não ser o homem, uma das maiores aves de rapina do mundo, corre o risco de extinção devido à diminuição das florestas, pois cada animal necessita de uma área de cerca de 100 quilômetros quadrados para garantir sua sobrevivência.
Além dos condores, águias, falcões, gaviões e corujas fazem parte desse grupo. No Brasil, a maior ave de rapina é o gavião-real, também conhecido como harpia (Harpia harpyja).
O Condor-dos-Andes é a maior ave de rapina do mundo. Ele habita picos bem altos em planícies da América do Sul. Podendo pesar até 15 quilos, conta com uma envergadura de 3,35 metros. Infelizmente, esta espécie está ameaçada de extinção devido à perda do habitat e à caça excessiva.
O beija flor tem a incrível capacidade de voar em todas as direções, inclusive para trás, graças a três fatores que são determinantes para essa agilidade.
Falcão-peregrino pode ultrapassar 320 km/h em voo; lista ainda inclui beija-flores e seriemas. Se existisse uma lista das espécies brasileiras mais velozes certamente algumas aves se destacariam no “Top 5”, a começar pelo falcão-peregrino (Falco peregrinus). “Esse falcão é a ave (e o animal) mais rápido do mundo.
A ave mais perigosa do mundo é o casuar, que é encontrado na Oceania. O casuar, uma ave da Oceania que pode passar de 1,5 metro de altura e pesar cerca de 60 quilos. Ele tem um gênio terrível e, quando fica zangado, parte com tudo para cima do seu oponente.
O gavião-real (nome científico: Harpia harpyja), também chamado cutucurim, gavião-de-penacho, harpia, uiraçu, uiracuir, uiruuetê, uraçu, águia-imperial-brasileira, águia-imperial ou uiraçu-verdadeiro, é uma ave acipitriforme da família dos acipitrídeos (Accipitridae).
O condor é a maior ave voadora do mundo e a que tem a terceira maior envergadura de asas, com 3,3 metros (perdendo somente para o Marabu, cuja envergadura de asas chega a 3,5 metros e para o Albatroz-errante que chega à mesma envergadura).
A maioria das águias capturam presas pequenas, que pesam de 300 g a no máximo 7 kg. E mesmo as espécies que capturam bugios e macacos (de 3 a 7 kg) como a harpia, não representam nenhum risco ao ser humano, sendo pouco provável um ataque contra crianças.
Uma das aves de rapina mais espetaculares do mundo ronda as florestas atlânticas brasileiras. Um animal carnívoro e do topo da cadeia alimentar, cuja velocidade máxima de voo pode atingir 80 km/h.
A harpia (Harpia harpyja), ocorre em áreas de floresta do México à Argentina. No Brasil, a maioria dos registros atuais está na Floresta Amazônica, mas a espécie ocorre até mesmo em enclaves florestais no Cerrado e no Pantanal.
Casuar-do-sul: por que a ave é a mais perigosa do mundo? O Casuar-do-sul, além de possuir garras muito afiadas, possui no topo de sua cabeça uma estrutura semelhante a um capacete. Ele pode revelar a idade, dominância, ou ser como amortecedor que protege a cabeça enquanto ele avança pelo mato da floresta.
Há quase oito milhões de anos, a Dromornis stirtoni vagava pelos bosques abertos subtropicais do que é hoje a Austrália Central. Até se tornar extinta, a D. stirtoni foi a maior ave que já existiu, medindo enormes 3 metros de altura e pesando mais de 450 quilos, o equivalente a um piano grande. D.