As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.
1º Salsicha Viena: é a salsicha mais "pura", feita com pedaços de carne bovina e/ou suína e gorduras, sem nenhuma adição de carne mecanicamente processada.
A Viena é a mais pura, pois não leva carne mecanicamente separada. O mesmo vale para a Frankfurt, que difere da Viena por ter um tempero mais intenso e bacon na sua composição.
Na pesquisa Datafolha, a Sadia leva a melhor nas categorias presunto, frango, hambúrguer e salsicha. No caso do presunto, ganha da segunda colocada, Seara, com 66% da preferência paulistana. A principal concorrente aparece com 9%.
"As salsichas de frango e peru são consideradas mais saudáveis. Elas são feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves, apresentam até 40% de carne mecanicamente separada e têm menos gorduras e sódio, em relação às demais".
Então, continue lendo para entender: 🌭 Salsicha: é feito a partir de carnes frescas e gordura animal; 🌭 Salsichão: o que muda é o tamanho e a espessura, nesse caso, essa é maior e mais grossa.
De acordo com o portal do governo de São Paulo, no dia 4 de dezembro de 2023, a Anvisa proibiu um lote de salsicha da marca Carrer Alimentos, especificamente o lote 18/10/23A, devido à contaminação por Listeria monocytogenes, representando um risco para os consumidores.
A salsicha é um alimento industrializado que contém altas quantidades de gorduras, conservantes, aditivos e sódio. Assim como outros ultraprocessados, não deve ser consumida em excesso.
As opções fervidas, refogadas, assadas no forno são as mais saudáveis. Evite preparar a salsicha frita ou queimar na grelha por muito tempo. Quem deseja aumentar o teor de proteínas na alimentação sem o consumo de embutidos pode utilizar fontes vegetais de aminoácidos, como o arroz integral com feijão e ovos.
A campeã é a salsicha Viena da Frigor Hans, com 66,3% de variação: a embalagem informa que contém 172 mg de sódio na porção de 50 g, mas o teste revelou que o valor real é 510 mg/50g. Os outros 17 produtos apresentam menos sódio do que o informado.
Trata-se de um produto cárneo fornecedor de proteína. Adiantamos que não há mistério algum, já que é fabricado sob a fiscalização dos órgãos competentes do governo, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Frankfurt: é a salsicha mais longa, fina e finalizada em defumação, normalmente servida com duas ligadas pelas extremidades. Costuma ser mais cara pelo fato de utilizar ingredientes premium.
4. Carnes processadas. O consumo de carnes processadas, como salsicha, mortadela, presunto, salame e linguiça, é muito prejudicial para a saúde. Uma série de estudos relacionam a ingestão diária desses alimentos com o surgimento de doenças cardíacas, diabetes e diversos tipos de câncer.
Baseado nos números e em estudos, o peito de peru ganha como o menos nocivo à saúde, enquanto o salame e a salsicha estão no topo da lista dos mais calóricos e ricos em gordura. Mas lembrem-se, pessoal, equilíbrio é tudo! Consulte sempre um nutricionista para ajustes na dieta.
OMS coloca carnes processadas na mesma categoria de cancerígenos do cigarro. Bacon, presunto e salsichas estão na mesma categoria do cigarro como causadores de câncer, estabeleceu nesta segunda-feira (26/10) a Organização Mundial de Saúde.
INGREDIENTES: CARNE MECANICAMENTE SEPARADA DE FRANGO, ÁGUA (10,52%), CARNE DE FRANGO, GORDURA SUÍNA, CARNE SUÍNA, PROTEÍNA DE SOJA (3,61%)**, AMIDO (1,63%), SAL, PELE DE FRANGO, CEBOLA, AROMATIZANTES: AROMAS NATURAIS E AROMA NATURAL DE FUMAÇA, ESTABILIZANTES: TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO E PIROFOSFATO ÁCIDO DE SÓDIO, ...