Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.
Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter.
Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.
A ética é um ramo de estudo da Filosofia que busca a fundamentação e teorização dos aspectos morais da vida social e da vida individual, como a conduta e as ações. Conceito de ética.
Já a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral. Ou seja, ela é uma reflexão sobre as ações humanas. As noções de certo ou errado e justo e injusto se dão a partir dos nossos valores éticos. Ao contrário da moral, a ética é um conceito de caráter universal e que se fundamenta por princípios teóricos.
A ética é, portanto, a reflexão moral acerca da ação.
Por exemplo, se, em um país que segue a lei islâmica, uma mulher comete adultério, ela pode ser condenada à morte por apedrejamento. Isso faz parte da moral daquela sociedade, mas não é eticamente correto.
Ser ético é agir e viver conforme as regras e normas determinadas em sociedade, é construída através do coletivo. Moral é seguir as regras e normas determinadas pela consciência individual de cada ser humano. Por tanto essa pode ter influência com a cultura do meio vivido ou da criação.
A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
Contudo, em Filosofia, a ética, filosofia ética (do grego ἠθική [φιλοσοφία]) ou filosofia moral (do latim mos, mores) é a disciplina filosófica que estuda os fundamentos da ação moral, procurando justificar a moralidade de uma ação e distinguir as ações morais das ações imorais e amorais.
O estudo da ética visa descobrir o que está por trás do modo de ser e de agir humanos enquanto procura estabelecer “regras” do que é "bom" e do que é "mau". A importância da ética está exatamente nesse saber o que é certo e o que é errado enquanto indivíduos e sociedade.
Na Filosofia, a Ética não se resume a moral, mas busca fundamentação teórica e prática para o conhecimento do comportamento humano do interior de cada sociedade. Tem por objetivo o estudo desse comportamento para estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência harmoniosa dentro das sociedades e entre elas.
No mundo contemporâneo a ética tem como uma de suas finalidades nortear as novas relações entre os homens e as recentes instituições a fim de combater ou evitar abusos e desmandos.
Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
De maneira simples, a ética é o ramo da filosofia que estuda a diferença entre o bem e o mal, buscando entender os princípios que orientam as ações humanas. Logo, a ética dita as normas de certo e errado, que prescrevem as obrigações, os benefícios, a justiça e as virtudes humanas.
A ética nasce como uma orientação (despertamento) de ordem interna ao homem e tem preocupação com a harmonia das relações humanas. para a ordem das estrelas, considerava o grego que na órbita das relações humana deveria haver uma harmonia.
Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.
A ética é considerada difícil por alguns, principalmente porque as situações do dia a dia muitas vezes nos colocam em dilemas morais e éticos, exigindo que tomemos decisões que possam prejudicar alguém ou nós mesmos.