Mata de terra firme Ocorre nas regiões que não sofrem com as ações das cheias. Nessa parte da floresta, as árvores apresentam alturas que oscilam entre 30 e 60 metros, desenvolvendo-se com distâncias restritas entre si, fato que dificulta a inserção de luz, uma vez que as copas das árvores ficam muito próximas.
Denominam terra firme aos terrenos situados fora do alcance das inundações. Nas áreas em que a água permanece todo o ano estão os igapós, se cobertas de mata, ou os lagos, se destituídas de arvoredo.
Estudo sobre matas ciliares de igarapés de terra firme é referência para a conservação ambiental. Mata ciliar é a vegetação adjacente aos cursos de água e possui esse nome por atuar como os “cílios dos rios”, protegendo os recursos hídricos.
Qual é a diferença entre a mata de várzea e a mata de terra firme na floresta amazônica?
A floresta de mata firme, que ocupa 96% da região, nunca é inundada, embora o índice de umidade seja alto. Caracteriza-se pela diversidade de espécies de árvores (cerca de 3.000 por hectare). A mata de várzea é inundada apenas nos períodos de cheia dos rios e tem composição vegetal variável.
Florestas de terra firme são florestas que se desenvolvem em áreas que não estão sujeitas a inundações por estarem situadas em uma região mais elevada do relevo amazônico. Essa característica favorece a proliferação de árvores de grande porte, podendo alcançar até 60 metros de altura.
IGAPÓ, VÁRZEA E TERRA FIRME: A DIVISÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA | FUNDAMENTAL | EF07GE01 | EF07GE02
Quais são as matas de terra firme?
As matas de terra firme são aquelas que estão em regiões mais altas e por este motivo não são inundadas pelos rios. Nelas estão árvores de grande porte, como a castanheira-do-pará e a palmeira. As matas de várzea são as que sofrem com inundações em determinados períodos do ano.
Ocorre nas regiões que não sofrem com as ações das cheias. Nessa parte da floresta, as árvores apresentam alturas que oscilam entre 30 e 60 metros, desenvolvendo-se com distâncias restritas entre si, fato que dificulta a inserção de luz, uma vez que as copas das árvores ficam muito próximas.
A floresta de várzea, cuja vegetação ocorre ao longo dos rios e das planícies inundáveis, normalmente apresenta menor diversidade do que a terra firme e abriga animais e plantas adaptados a condições hidrológicas sazonais (KALLIOLA et al.,1993).
Os igapós é a parte da floresta que está sempre inundada, a mata de várzea é a parte da floresta que fica inundada somente na época de cheia dos rios e mata de terra firme está em áreas livres de enchentes.
Quais são os substratos andares da floresta de terra firme?
O solo é geralmente argiloso com coloração variando do alaranjado escuro para o cinza, e coberto por uma espessa camada de folhagem que é depositada e decomposta formando o húmus. Com raízes pouco profundas, muitas árvores apoiam-se umas nas outras através de cipós que ajudam na sustentação.
Uma floresta pode consistir tanto de formações florestais fechadas (densas), onde árvores de vários estratos e suprimidas cobrem uma alta proporção do solo, quanto de florestas abertas.
Mata de igapó: forma-se sobre os terrenos mais baixos e permanentemente alagados, onde se sustentam desde plantas flutuantes, como as vitórias-régias, até árvores que podem chegar a 20 metros de altura, como o buriti e o bacabá.
O conjunto das florestas de terra-firme representa cerca de 80% da vegetação da região amazônica e caracterizam-se por ocorrer em áreas não sujeitas a inundações e apresentam uma grande variedade de fitofisionomias (florestas densas, florestas semi-abertas com babaçu, florestas secas com palmeiras, florestas secas com ...
Quanto aos aspectos físicos, químicos e biológicos, assim como, o regime de inundação as várzeas podem ser subdivididas em cinco regiões: várzeas do estuário do Amazonas; várzeas do baixo Amazonas; várzea do Solirnões; várzeas do rio Pará e várzea litorâneas.
Várzea: áreas periodicamente inundáveis por ciclos anuais regulares de rios de água branca, ricas em sedimentos. Os solos dessas áreas, submersos quase a metade do ano, possuem alto teor de nutrientes e são constantemente renovados.
E muitas palmeiras. Essa diversidade torna nossa busca uma inces- sante descoberta. A floresta de terra firme é o tipo de vegetação que melhor representa essa descrição da floresta amazônica. Ocorre nas partes mais altas do relevo, em áreas não sujeitas à inun- dação durante as chuvas ou nas cheias periódicas dos rios.
Vegetação localizada em áreas pouco mais elevadas que as matas de igapó, sofrendo ainda assim inundações periódicas. Esse tipo de mata apresenta dois tipos principais: várzea alta e várzea baixa.
O que podemos classificar como mata de terra firme?
Mata de terra firme: vegetação localizada em regiões de altitudes mais elevadas, essas são, portanto, caracterizadas por não haver inundações e sua vegetação ser sempre seca. Há presença de árvores de grande porte, como castanheira, palmeira e mogno.
O que são várzeas? Planícies de inundação, também conhecidas como várzeas, são terrenos situados à margem de um curso d'água que inundam durante as cheias. Quando a água volta ao seu curso normal, deixa para trás um solo úmido e cheio de nutrientes, daí sua importância.