A modinha nasce popular, em Portugal, originada no meio rural, inicialmente configurando a chamada moda portuguesa e logo chegando aos meios urbanos junto com aqueles que migravam do campo para as cidades, durante o século XVII.
O lundu (landum, lundum, londu) é dança e canto de origem africana introduzido no Brasil provavelmente por escravos de Angola. Da mesma forma que a modinha, há inúmeras controvérsias quanto à sua origem.
A modinha é um gênero musical que se encontra nas raízes musicais tanto de Portugal quanto do Brasil. Em ambos os países a modinha vem a se caracterizar como música nacional, mas as suas origens nos levam ao meio rural português dos séculos XVI e XVII e à chamada moda portuguesa.
Rio de Música - Nos primórdios, o lundu. Muito popular já em meados do século XVIII e descrito nas Cartas Chilenas do poeta inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, de 1787, o lundu é o resultado de uma confluência intercultural única.
Durante muitos anos, ela foi censurada pela Igreja Católica, que a considerava profana e imoral. Nela, homens e mulheres, em movimentos frenéticos de quadris, sob o som de batuques, simulam um ritual de amor.
A resposta curta à pergunta é: ninguém sabe quem inventou a música. Não existe nenhuma evidência histórica para nos dizer exatamente quem cantou a primeira música, ou assobiou a primeira melodia, ou fez os primeiros sons rítmicos que se assemelhavam ao que conhecemos hoje como música.
Trecho da música "Modinha para Gabriela" (1975), de Dorival Caymmi, interpretada por Gal Costa, apresenta em seus versos a concepção dogmatista, permitindo também o trabalho com questões relacionadas à liberdade.
"Modinha", do jornalista e compositor Sérgio Bittencourt - é dele também o clássico "Naquela Mesa"- , venceu o Festival "O Brasil Canta No Rio" da TV Excelsior em 1968 e revelou o inesquecível Taiguara, eleito o melhor intérprete.
Também grafado como lundum, landu, londu, londum ou landum, o termo se refere à manifestação musical e coreográfica originada da confluência de elementos das culturas africana e europeia ibérica, que forjam parte da identidade musical brasileira em formação no fim do século XVIII.
Porque na época de Dom Manuel o lundu foi proibido em Portugal?
Com raízes no batuque africano, o lundu chegou a ser interpretado por diversos artistas em Portugal, mas acabou proibido por Dom Manuel, por ser “contrário aos bons costumes” da época.
Também por isso, por ser considerada lasciva e chula, a dança dos negros chegou a ser proibida no Brasil, mas foi justamente sua languidez que despertou enorme apreço em muitos colonos, a ponto de começarem a praticar o lundu em seus festejos.
Aquele que toma partido; começa a torcer por algo, pelo simples fato da moda momentânea¡ não conhecendo nada sobre o time que torce. Torcedor de times de futebol que estão em ascensão momentânea.