A Medicina egípcia, por exemplo, é considerada uma das mais antigas do mundo, com diversos registros de casos médicos deixados pelo sacerdote Imhotep (2.700 a.C. — 2.600 a.C.).
É comum, por exemplo, atribuir à medicina egípcia o título de mais antiga do mundo. Nesse sentido, o primeiro médico da história seria Imhotep (2655 a.C. – 2600 a.C.), que deixou um tratado com 48 casos médicos, organizados em secções, como diagnóstico e possibilidade de tratamento, no papiro de Edwim Smith.
A medicina se constituiu em ciência na Grécia, com os primeiros relatos e experimentos de Hipócrates, há mais de 2 500 anos. Naquela época acreditava-se que os males do corpo eram consequência de um desequilíbrio dos líquidos presentes no organismo.
Uma curiosidade muito comum é sobre quem seria o pai da Medicina, aquele responsável pelas primeiras grandes contribuições científicas. Há um consenso entre historiadores e profissionais da Medicina que essa pessoa seria Hipócrates.
Qual é a faculdade de medicina mais antiga do Brasil?
A Faculdade de Medicina do Bahia (FAMEB), da Universidade Federal da Bahia, foi a primeira escola de nível superior no Brasil e também a primeira de Medicina no País. Denominada inicialmente de Escola de Cirurgia da Bahia, foi D. João VI que criou a instituição, em 18 de fevereiro de 1808.
O ensino superior no Brasil teve início com a chegada da Família Real, quando D. João VI autorizou a fundação das duas primeiras escolas de medicina: a primeira, em Salvador, em 18 de fevereiro de 1808, e a segunda, no Rio de Janeiro, em 5 de novembro do mesmo ano.
Ao desembarcar no Brasil, então colônia portuguesa, o príncipe regente Dom João logo tratou de criar uma escola para ensino da medicina. Na verdade, foram duas: em fevereiro de 1808, na capitania da Bahia, e em novembro do mesmo ano, na recém-criada corte do Rio de Janeiro.
Hipócrates, nascido na Grécia (460 a.C. - 370 a.C.) é considerado o pai da Medicina por suas explicações míticas quanto aos problemas de saúde e de como curar doenças. Sua preocupação estava centrada no organismo humano e sua forma de funcionamento.
morria Hipócrates, considerado o “pai da Medicina” e o maior médico da Antiguidade. Um homem que mudou o conceito desta disciplina, transformando-a numa ciência.
Depois de ser recusada várias vezes na universidade Geneva Medical College, ela conseguiu ser admitida na faculdade. A médica se formou em 1849, entrando para a História como a primeira médica do mundo.
Entretanto, com certa segurança, podemos afirmar que os primeiros médicos que pisaram ou atuaram em solo brasileiro foram Mestre João, integrante da frota de Cabral; Jorge de Valadares, integrante da comitiva de Tomé de Souza; e Jorge Fernandes, membro da comitiva de D. Duarte da Costa.
As Comissões de Ética Médica são órgãos de apoio aos trabalhos dos Conselhos Regionais de Medicina dentro das instituições de assistência à saúde, possuindo funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina.
A atividade médica surgiu há milhares de anos. No Egito Antigo já eram realizadas cirurgias bastante complexas. Mas foi na Grécia Antiga que a medicina se desenvolveu, onde surgiram as primeiras técnicas na arte de identificar os sintomas das doenças. Também na Grécia nasceu Hipócrates, considerado o Pai da Medicina.
A história da medicina teve início há milhares de anos, com origem em rituais e magias que tinham como objetivo afastar as doenças. A arte de curar (significado da palavra medicina, derivada do latim) é, portanto, uma prática antiga, mas que está em constante evolução.
Quem foi a pessoa mais velha a se formar em medicina?
Com a graduação, se tornou a pessoa mais velha a se formar na universidade, batendo um recorde de um graduado de 93 anos em 1994. Segundo informações da universidade, divulgadas no dia 24 de janeiro, David Marjot é psiquiatra de profissão e se formou como médico em 1952.
Florence Nightingale nasceu em Florença, na Itália, no dia 12 de maio de 1820. Sua paixão pela Enfermagem surgiu durante uma viagem ao Egito, quando fazia visitas a hospitais. Aos 14 anos, ela decidiu que cuidar dos enfermos era sua vocação, o que relatou em suas obras como sendo um chamado de Deus.
Eis o texto: “Prometo que ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestdade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, os quais terei como preceito de honra.
A primeira pessoa a documentar uma cirurgia foi o médico-cirurgião indiano do século VI a.C., Sushruta. Ele se especializou em cirurgia plástica estética e até documentou uma operação de rinoplastia aberta.
Você conhece a história do símbolo da Medicina? Representado pelo Asclépio (deus grego da medicina), ele tem como ícones a cobra e o bastão de Madeira (Bastão de Esculápio), os quais apontam, respectivamente, a dualidade em seu mecanismo de defesa: o veneno – mal e cura –, e a árvore da vida, bem como a sabedoria.
Foi assim que me envolvi, quando vim à Bahia e fiz questão de conhecer a primaz Faculdade de Medicina do Brasil. Naquela época, cursava o primeiro ano da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e nunca tinha pensado em morar na Bahia.
Egípcios. A medicina egípcia foi influenciada pelo misticismo do Oriente e pelo contato com a natureza trazido da África. O destaque da época (cerca de 2.850 anos a.C.) foi Imhotep, o primeiro médico conhecido pelo nome.