A COSTELA PONTA DE AGULHA OU MINGA é considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo mais macia, pois é mais próxima do filé. Quando cozida, o tutano é diluído e misturado com o caldo da própria carne, fazendo papel de tempero natural, ou seja, é extremamente saborosa. É muito utilizada também para ensopados e sopas.
Quando for ao açougue ou supermercado comprar a costela bovina para o churrasco, peça ao açougueiro para, com o dedo indicador, pressionar a costela na parte da carne. Observe o seguinte detalhe: se, ao apertar, estiver macio e retornar rapidamente à posição inicial, é um sinal de carne de qualidade.
Assim, as costelas podem ser divididas em três tipos distintos; costelas verdadeiras (vertebroesternais), costelas falsas (vertebrocondrais) e costelas flutuantes (vertebrais, livres).
A costela minga possui mais carne do que a costela janela. Ela tem um formato retangular e é retirada da parte inferior da caixa torácica do boi. Este corte é um sub corte da ponta da agulha e também é extremamente delicioso.
A COSTELA PONTA DE AGULHA OU MINGA é considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo mais macia, pois é mais próxima do filé. Quando cozida, o tutano é diluído e misturado com o caldo da própria carne, fazendo papel de tempero natural, ou seja, é extremamente saborosa. É muito utilizada também para ensopados e sopas.
Tem seu formato retangular - até por isso algumas regiões a conhecem como rojão - e tem a presença do matambre mais evidente na parte superior da costela. Por ser um corte que tem poucos ossos e carne bem alta, sua cocção acaba sendo um pouco mais demorada.
O Filé de Costela Beef Club é o corte constituído das massas musculares da parte anterior do contrafilé, entre o acém e o filé-de-lombo. Muito utilizado em churrascos.
Diversos podem ser os motivos para que o seu corte fique duro. Pode ser porque ela foi cozida durante muito tempo, ou a temperatura usada foi muito alta. Também pode ser que a carne não tenha sido cozida corretamente, como não ter sido temperada adequadamente antes de ser colocada na panela.
Costelas flutuantes: compreendem as duas últimas costelas, do 11º ao 12º par. Esses ossos não se conectam à frente, apenas à coluna vertebral, e a cartilagem deles pode terminar dentro da musculatura abdominal.
As costelas 8–10 são chamadas de costelas falsas (costelas vertebrocondrais). As cartilagens costais dessas costelas não se fixam diretamente no esterno. Para as costelas 8–10, as cartilagens costais são fixadas à cartilagem da próxima costela superior.
Costela é a carne preferida dos gaúchos, daí a denominação “Costela Gaúcha”, que costumam assar as peças inteiras no fogo de chão. Uma peça inteira de costela completa (como é chamada) pesa, em média, mais de 20kg. É o corte com maior variedade de texturas, sabores e aromas dentro de uma mesma peça.
Costela de Ripa: Também conhecida como “spare ribs,” é a parte inferior da costela e é muito saborosa. Possui uma quantidade equilibrada de carne e gordura. Costela de Ripa Curta: É semelhante à costela de ripa, mas com ossos mais curtos. Possui carne macia e é ótima para churrasco.
Costela de Porco: Geralmente contêm menos gordura saturada em comparação com a costela de boi, mas ainda assim é rica em gordura. Costela de Boi: Tende a ser mais marmorizada, o que significa que pode conter mais gordura intramuscular ou gordura saturada.
Cor: Não compre carne de costela com gordura muito amarelada e carne amarronzada, isso é indício de carne de boi velho. Ossos: Não comprar com ossos muito largos, pois também é indício de boi velho. Cheiro: o aroma da carne é observável de prontidão. O cheiro jamais pode ser de carne passada.
Costela Borboleta: ossos achatados, de espessura mais fina e porção de carne mais baixa. 1- Possui ossos achatados e largos. Esses ossos são flutuantes, ou seja, não estão conectados a nada, eles servem para dar sustentação às vísceras. Por isso, tendem a ser bem achatados e de espessura mais fina.
🥩 A Costela Minga sai da parte inferior da caixa torácica, é formada por ossos mais finos e muitas cartilagens, muito entremeada de gordura e carnes. É um pedaço mais grosso, onde todos os ossos e nervos estão dispostos em mais de uma direção.
A Costela Suína Minga possui um corte diferenciado, pois conta com ossos mais finos e mais carne, é extremamente macio e suculento, ótimo para compor deliciosas receitas.
Este corte é caracterizado por uma quantidade moderada de gordura com marmoreio entre as fibras, o que contribui para sua suculência e sabor intensos. Muito apreciada em churrascos, a costela janela apresenta uma textura que, quando preparada corretamente, derrete na boca.
Qual a diferença entre costela gaúcha e ponta de agulha?
Em resumo, a costela gaucha engloba a costela do dianteiro e a costela minga, sendo mais macia devido à maior gordura entremeada entre as fibras, enquanto a ponta de agulha é um corte mais macia e saboroso, sendo considerada a "rainha das churrasqueiras".