Considerada pelos experts da gastronomia como o corte que mais agrada os apaixonados por carne suína, o lombo não contém ossos e possui muito pouca gordura, por isso, é considerada uma carne nobre.
Para aqueles que preferem um corte mais magro, o lombo suíno é a escolha perfeita. Com sua carne macia e suculenta, essa peça é conhecida por sua versatilidade e facilidade de preparo. Você pode fatiá-lo e grelhá-lo, assá-lo inteiro ou até mesmo recheá-lo com uma combinação de sabores irresistíveis.
Picanha. A picanha suína é uma das partes mais nobres do porco, ela é retirada da alcatra inteira e o seu corte assemelha-se ao corte bovino (em menor proporção), com mais maciez e sabor. Versátil, ela pode ser assada no forno ou na churrasqueira e fica deliciosa com ingredientes como o limão e o alho!
Enquanto alguns chefs apontam o lombo de porco como a parte mais suculenta, outros apostam no tradicional carré com osso. Portanto, se você está em dúvida em qual parte comprar e quer uma bem suculenta, escolha um desses dois pedaços.
Assim como o boi têm cortes nobres como o tomahawk, bife ancho, costela, picanha, filé mignon, prime rib, T-bone, o suíno também possui esses cortes especiais. Publicado em 15 de julho de 2023 às 08h00.
Enquanto o pernil é um corte feito a partir dos membros inferiores de aves ou suínos, o que geralmente dita a quantidade de gordura da carne, que é considerada mais pesada. Segundo o especialista, o lombo, por ser uma carne com menos gordura, é consequentemente mais seca.
A alcatra suína é conhecida por sua maciez e sabor delicado. É uma carne magra, com baixo teor de gordura, o que a torna uma opção saudável e versátil para o dia a dia. E se você quiser caprichar ainda mais no preparo, saiba que esse corte é a opção perfeita para churrascos e grelhados!
São os membros inferiores do porco. Pode ser cozido ou guisado e é muito usado em pratos tradicionais como a feijoada, o cozido à portuguesa, a chispalhada ou os pezinhos de coentrada.
A Copa Lombo é um dos destaques da Linha Perdigão Na Brasa. Muito indicado para churrascos, esse corte é retirado da parte superior da paleta suína e, por isso, também é conhecido como sobrepaleta ou ancho suíno. A cocção lenta é a mais indicada para a Copa Lombo, que tem traços de gordura entremeada à carne.
Ele é o filé mignon do porco. Muito macio, saboroso e com pouca gordura. Ótimo para se fazer um picadinho, strogonoff, frito, empanado, espetinho, de panela e na churrasqueira. O corte contém carne com pouca gordura.
O pernil é o corte ideal para cozinhar na pressão e desossar. Além de servir bem como sanduíche, a carne desfiada pode ser o recheio de escondidinhos, a base de farofas e até ser servida com um delicioso purê!
O lombo suíno é outro corte magro da carne de porco que apresenta um percentual menor de gorduras totais. Ele é extremamente macio e pode ser preparado de diferentes maneiras, sendo servido inteiro ou em fatias.
É isso que faz do lombo um dos cortes suínos mais conhecidos e uma das melhores carnes para churrasco. Além de saudável, o lombo suíno é um corte extremamente versátil, podendo ser preparado: Na Grelha. Frito.
MAS O QUE É SUÃ? Também chamada de suã mineira ou de espinhaço suíno, é a espinha dorsal do porco, que tem carne, osso e gordura. Essa composição acrescenta camadas de sabor às receitas.
Tanto a picanha suína quanto a bovina são cortes da mesma parte: a região traseira do animal, localizada logo acima da alcatra. Por isso, os cortes levam o mesmo nome. Existem também cortes de picanha de cordeiro e de picanha de búfalo, por exemplo.
O cachaço ou pescoço é um corte de carne, tanto de suínos, como de bovinos, da parte dianteira do lombo, e inclui as vértebras cervicais e, por vezes, também as costeletas-do-fundo.
Retirado do lombo, o filé mignon suíno possui baixo índice de gordura superficial e é considerado um dos cortes mais macios e saudáveis da carne de porco, podendo ser preparado cozido, grelhado ou assado.
O filé mignon é retirado do lombo. E é um dos cortes suínos mais macios. Em geral, a peça pesa entre 250-350 gramas. Tem duas grandes vantagens: se presta exatamente às mesmas funções gastronômicas do seu similar bovino; custa, em média, a metade do preço.
Pernil ou Paleta: Esses cortes são ideais para carne de porco desfiada. Eles têm uma boa quantidade de gordura, o que ajuda a manter a carne suculenta durante o longo período de cozimento. Lombo Suíno: Outra opção o lombo suíno, que pode ser utilizado, embora seja mais magro que o pernil e a paleta.
O pernil suíno traseiro é mais saudável que o pernil bovino (acompanha o lombo, o filé mignon e a costela que são as partes mais magras e que engordam menos). Já o dianteiro chega a ser mais gorduroso que o bovino.
Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.