A nota vocal mais grave atingida por um ser humano é o G-07 (0.189 Hz) por Tim Storms (USA), recorde atingido em 30/03/2012. No repertório clássico a nota mais grave é um D2 na ária de Osmim, em O Rapto do Serralho, de Mozart.
As notas graves são geralmente associadas a instrumentos como contrabaixo, violoncelo, tuba e órgão, que são capazes de produzir sons com frequências mais baixas. Essas notas possuem uma vibração mais lenta em comparação com as notas agudas, o que resulta em uma sensação de profundidade e solidez.
Em cada oitava a nota mais grave (baixa) é o DO e a mais aguda (alta) é o SI, porém, as notas se repetem de oitama-a-oitava acima ou abaixo até chegar ao DO da 9ª oitava (mais agudo) ou ao La da 1ª oitava (mais grave), Pelo que eu percecí você está se referindo a voz.
Cada DO é uma altura definida única, pertencente à sua respectiva oitava e sendo numerado do DO -1 (o mais grave) ao DO 7 (o mais agudo). A nota mais grave do piano é o LA -2.
Em 18 de agosto 2004, entrou para o Guinness Book, com dois recordes mundiais: "Maior extensão vocal do mundo (G2- G10)″ e "Nota mais aguda do mundo (G10)″. Seus recordes foram publicados nas edições de 2006, 2010, 2012 e 2015, recordes que permanecem intactos até à atualidade.
A altura de uma nota musical se refere se ela é grave (som "grosso") ou aguda (som "fino). Quando um som é agudo, dizemos que ele é alto , quando é grave, dizemos que é baixo.
Há sete notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Ouça o texto abaixo! As notas musicais são símbolos que representam sons específicos. Há sete notas musicais, de acordo com o sistema seguido no Ocidente: Do, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.
Nesse tópico, iremos mostrar como se localizam as 12 notas (C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B) em alguns instrumentos. Vamos começar pelo teclado/ piano.
Existem 7 notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI. Essa classificação monossilábica das notas foi inventada pelo regente e monge italiano Guido D'Arezzo, baseado em seis frases do texto de um hino a São João Batista, onde cada frase era cantada um grau acima da escala.
O símbolo “>” na notação musical representa uma diminuição gradual do volume, também conhecida como diminuendo; FP (forte-piano) indica que a melodia na seção marcada deve ser tocada primeiro em voz alta e depois imediatamente seguida por uma transição repentina para ser tocada em voz baixa.
Todos os sons que o ouvido humano pode ouvir é de 20 Hz até 20.000 Hz Os sons musicais que podemos ouvir vão de: Do -2 16 Hz Dó 7 4096 Hz Organizamos esses 97 sons em 8 oitavas, ou seja, agrupando de 8 em 8 notas Como podemos ver, podemos grafar todas as notas utilizando as claves de Fá para as graves e Clave de Sol ...
No Brasil, O+ e (com 36% da população) e A+ (34%) predominam. Na Ásia o tipo O é o primeiro mais popular, seguindo do B, que também é relativamente comum.
Exemplo: Como nota total, a pontuação numérica bruta de um aluno é de 88 dos 100 pontos possíveis. Em um esquema de avaliação no qual uma porcentagem de 87 até menos de 90 equivale a B+, se o aluno pontuar 88, a avaliação será B+.