Nos casos em que o fio é instalado superficialmente e fica visível pela sua cor azulada na pele, é possível acelerar a lise celular e a absorção da PDO pelo organismo, utilizando procedimentos como radiofrequência, ultrassom e fotobiomodulação.
Os fios de PDO geralmente permanecem no local por cerca de 6 meses, degradando-se em dióxido de carbono e água. O uso de ácido hialurônico tem sido utilizado para prolongar a vida dos fios, bloqueando a reação química entre o PDO e a água.
Os fios de sustentação não apresentam bons resultados em casos de flacidez moderada e intensa, nesse caso, a cirurgia é indicada; Os resultados são sutis, em alguns casos, bem imperceptíveis, por isso, cada pele e rosto devem ser bem avaliados pelo cirurgião.
Esses fios são indicados para melhorar os contornos do rosto, como a linha da mandíbula e das bochechas, para elevar as sobrancelhas, tratar a flacidez no pescoço e na papada. São resistentes, têm absorção mais lenta e seus efeitos duram em torno de um ano e meio.
3 formas de corrigir intercorrências de Fios de PDO - Harmonização Facial
Quais os riscos do fio de sustentação no rosto?
No geral, os cuidados após a colocação dos Fios de Sustentação são muito tranquilos e o paciente já pode retomar as suas atividades diárias normalmente após a aplicação. Como em qualquer tratamento estético, pode haver leve inchaço e vermelhidão, mas estes tendem a desaparecer em poucos dias.
Nos primeiros dias pode ocorrer inchaço, equimose e dor. Se está dolorido e edemaciado(inchado) pode ser devido à hematoma, infecção ou malposicionamento do fio.
O fio de sustentação é mais utilizado para o tratamento da flacidez da pele, com produção de colágeno agindo para melhorar a firmeza da pele. Já o botox é utilizado para camuflar rugas e linhas de expressão, impedindo que o músculo contraia formando o vinco.
Os fios de PDO podem ser lidos ou espiculados. Os espiculados são de tração do tecido. Provavelmente o que você está sentindo serão umas pontadinhas da acomodação do tecido que pode demorar até 15 dias, dando a impressão de que ele está se movendo.
Os fios de PDO são reabsorvidos pelo corpo em aproximadamente 6 a 12 meses, porém sua função de estimular a produção de colágeno persiste por até 18 meses. Existem três tipos principais de fios de PDO disponíveis e seu uso depende das necessidades específicas do paciente (6).
A inflamação localizada provoca a hidrólise do fio de PDO, visando à desintegração do corpo estranho, em um processo que se completa depois de sete a nove meses. No lugar do corpo estranho, forma-se um tecido cicatricial composto por fibrina, elastina e colágeno.
Procure o médico que realizou o procedimento para melhor lhe orientar. É necessário aguardar até 2 meses, pois os fios iram se acomodar e, também, é quando a produção de colágeno será satisfatória para os fios não mais aparecerem! É muito comum acontecer isso nos procedimentos de fios.
Os fios de PDO são feitos com um material sintético, que o organismo absorve com o tempo. Ao serem implantados, eles provocam uma reação inflamatória na camada da pele onde são aplicados.
As desvantagens desse fios de sustentação PDO é que eles vão cedendo aos poucos. Mesmo tendo todos. As desvantagens desse fios de sustentação PDO é que eles vão cedendo aos poucos. Mesmo tendo todos os cuidados.
INTERCORRÊNCIAS DA INSTALAÇÃO DE FIOS DE SUSTENTAÇÃO. Algumas complicações podem surgir como consequência da instalação dos fiosde dermossustentação. Uma das consequências mais frequentes é a sensação de dor ao apalpar a região até quinze dias após o procedimento.
Com a aplicação de bioestimuladores de colágeno e fios de polidioxanona (PDO), por exemplo. Optar por esses procedimentos também é uma ótima estratégia para prevenir a perda de viço e de elasticidade da pele, além de manter uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos.
Para combater a flacidez do rosto, é interessante fazer uma massagem no rosto com os dedos ou com um massageador facial, usar cremes à base de ácido hialurônico, colágeno, resveratrol, vitamina C e E, e ter uma alimentação rica em colágeno e antioxidantes.
Qual a diferença do fio de sustentação liso e com garra?
Existem três tipos de fios de sustentação: Fio liso: sua função é melhorar a qualidade da pele, com altíssimo poder de estímulo à produção de colágeno. Esse tipo de fio é ótimo para áreas de pele fina, como pálpebras, glabela e região periorbital. Fio espiculado: possui pequenas espículas (garras) projetadas em 360º.
Já se você quer trabalhar com prevenção ou melhora do aspecto geral da região, a melhor recomendação será o Sculptra® e o Radiesse® que irão abranger todo território aplicado.
Fora as complicações temos as intercorrências que são esperadas como eritemas, hematomas, assimetria inicial, local dolorido, inchaço, que podem facilmente serem resolvidas com analgésicos, gelo e aguardar o tempo do processo inflamatório.
Quem coloca fios de PDO pode tomar Anti-inflamatório?
Apenas para sua informação, anti-inflamatórios poderiam afetar, já que a função dos fios é exatamente provocar uma inflamação "controlada" e criar uma fibrose que irá, mais tarde, induzir a formação local de colágeno.