Fundada por Luiz Seabra em São Paulo, Brasil, em 1969, a Natura tem um entendimento profundo da importância de bem-estar e combina seu amor pelos cosméticos e pelo mundo da natureza com uma paixão por relações. Com essa abordagem, a Natura se tornou a maior multinacional de cosméticos do Brasil.
Nos anos 1960, descobre e apaixona-se pela cosmetologia num pequeno laboratório familiar de São Paulo, onde desempenha a função de gerente durante três anos. Em 1969, cria a empresa Natura Cosméticos e abre uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo.
Interessado em fabricar produtos especialmente criados para a diversa pele do povo brasileiro, o co-fundador da empresa Luiz Seabra escolheu para o negócio um nome que remetia aos hippies da época, além de explicitar um dos ideiais do negócio até hoje: o valor da natureza. Nada de significado illuminati aqui.
Antônio Luiz Seabra é o fundador da empresa brasileira Natura. Empreendimento que atua na área de cosméticos e que é pioneiro em relação a diversas frentes – em especial -, as ligadas ao meio ambiente. Política que está nos valores da empresa desde seu início.
É o que afirma a revista norte-americana WWD Beauty Inc, que acaba de divulgar os vencedores do Prêmio Top 100, seu ranking anual das maiores empresas globais de beleza, elegendo a L'Oréal como a número um.
A Natura ocupa o primeiro lugar no ranking pelo décimo ano consecutivo, mesmo tempo de duração do próprio ranking no Brasil. Na indústria da beleza, o Grupo Boticário conquistou a 4ª colocação, a ser comparado a uma sétima posição em 2022.
Possui fábricas em Cajamar (estado de São Paulo), Benevides (estado do Pará) e centros de pesquisa e tecnologia em São Paulo, Manaus (estado do Amazonas) e em Nova Iorque (Estados-Unidos). Os produtos da Natura são desenvolvidos para suscitar prazer e bem-estar.
A Natura &Co vendeu para a Goodman Brasil, gestora de ativos imobiliários, a antiga fábrica da Avon, na sequência do plano de integração das operações da marca com as estruturas da Natura. Por isso, a partir de 2024, a produção migrará de “forma gradual” para as plantas da Natura em Cajamar.
A palavra provém do latim natura, que significa “qualidade essencial, disposição inata, o curso das coisas e o próprio universo”. Natura é a tradução para o latim da palavra grega physis (φύσις), que em seu significado original fazia referência à forma com que crescem espontaneamente plantas e animais.
Fundada por Luiz Seabra e Jean-Pierre Berjeaut, inicialmente como Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut, a empresa meses depois adotou o nome de Natura.
Sua história teve início em 1886 quando David McConnell iniciou a Califórnia Perfume Company, em Manhattan, Nova York. O nome Avon, pelo qual ficaria mundialmente conhecida, só surgiu em 1939, inspirado na cidade natal do escritor William Shakespeare, Stratford-upon-Avon. No Brasil ela só apareceu em 1958.
Antônio Luiz Seabra é um dos fundadores da Natura, empresa criada em 1969. A seguir, saiba mais sobre a trajetória de sucesso do empresário, cuja fortuna é estimada em cerca de US$ 1,3 bilhão e que conseguiu associar fortemente a sua marca à sustentabilidade dos negócios.
Somos um grupo de 4 marcas orientadas por propósitos, com origem nos quatro cantos do mundo. Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, cada marca com missão e espíritos únicos, todas orientadas por propósitos, compartilhamos o compromisso com práticas éticas e sustentáveis em nossos negócios.
Nossa história começa, em 1969, com Luiz Seabra, nosso fundador, inaugurando uma loja de produtos de cuidado pessoal na rua Oscar Freire, endereço comercial famoso da cidade de São Paulo.
Após dois anos, as operações comerciais da Natura incluíram os mercados de França, México, Chile, Argentina, Venezuela, Peru e Colômbia, todos, com exceção da Venezuela, com pelo menos uma Casa Natura instalada, além da loja física Maison Natura Paris e Laboratório de Pesquisa e Tecnologia na França (NATURA&CO AMÉRICA ...
Natura manteve a primeira colocação pelo oitavo ano consecutivo. O Grupo Boticário ficou em segundo, enquanto a Avon ficou, pela primeira vez, entre as cinco melhores do levantamento, em 5º lugar, subindo duas posições em relação a 2020.
As principais concorrentes da Natura são desde empresas brasileiras como a Page 27 27 Boticário, como também empresas estrangeiras como L'Oréal, Procter & Gamble e Unilever.
Lucas Amorim. Num ano difícil para o varejo, o Grupo Boticário foi na contramão, com uma alta de 30,5% nas vendas, para R$ 30,8 bilhões – encostando na Natura &Co, que faturou R$ 34,7 bilhões no ano passado.