Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a origem da palavra “diversidade” vem do latim diversitas, atis, e significa “variedade, alteração, mudança, diferença”.
É possível definir a diversidade como um grupo de diferenças e semelhanças que define pessoas, as tornando únicas de acordo com sua etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, religião ou nacionalidade.
A diversidade cultural no Brasil é ampla desde o processo de colonização de nosso país. Prova disso é o fato de que não há um traço fenotípico único que caracterize o brasileiro, como existe com povos de diferentes localidades da África e da Europa, da Índia ou dos países da Ásia Oriental.
Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a origem da palavra “diversidade” vem do latim diversitas, atis, e significa “variedade, alteração, mudança, diferença”.
A diversidade religiosa se manifesta nas diferentes crenças, cultos e rituais ao redor do mundo, professados por pessoas que vivem em diversos lugares e culturas. É possível encontrar diversidade religiosa no cotidiano, quando numa mesma região há lugares para cultos e rituais de diferentes religiões, por exemplo.
Segundo as teorias evolucionistas, a diversidade é explicada pelo fato da humanidade apresentar diferentes estágios de civilização. Os selvagens representariam, assim, a infância da sociedade ocidental.
É registrado no francês antigo como diversete, sobre o latim em diversĭtas, diversĭtātis, entendendo tanto a idéia de pluralidade quanto de confronto (como e expressado pelo verbo diverge, com o qual são compartilhadas raízes lingüísticas, porque a diversidade é apreciada precisamente mediante as diferenças) associado ...
Diversidade, em seu sentido mais amplo, refere-se à presença e à aceitação de uma ampla variedade de elementos, características e perspectivas em um determinado contexto.
Se há uma palavra que pode ilustrar a língua portuguesa, é esta: diversidade*. Uma diversidade que se manifesta todos os dias na dinâmica do idioma, nos livros, notícias, gírias e falares. E que também está na história, no contato, na tensão e na composição dos olhares europeu, indígena e africano.
Enfim, afirma-se que a diversidade envolve certa desigualdade interna ou qualitativa entre coisas, objetos, indivíduos, etc., que possuem uma igualdade interna ou qualitativa. Assim, para Hegel, os seres humanos são diversos e isso é, inclusive, algo natural.
Falar sobre diversidade é falar sobre todos nós, pois é exatamente disso que somos feitos, das nossas diferenças. A diversidade é vital e enriquecedora para qualquer sociedade. Experimentar a diversidade em nossa vida diária, significa estar em contato com pessoas, culturas, tradições e práticas diferentes das nossas.
Diversidade é qualidade do que é diverso, um conjunto variado de coisas ou pessoas que integram um todo. A importância da diversidade está intrínseca em nosso dia a dia.
A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.
A cultura brasileira, por exemplo, recebeu contribuições de diferentes povos, com destaque para indígenas, europeus e africanos. O resultado das influências dessas populações, como línguas, danças, festas, entre outros aspectos, indicam o cenário de diversidade cultural do território brasileiro.
A diversidade está submissa à vontade e ao projeto de Deus, mediante o Espírito Santo. É mediante o Espírito que Deus cria a unidade, sem eliminar a diversidade. É mediante o Espírito que Deus envia os apóstolos às diferentes nações anunciarem a Boa Nova da vida abundante para todas pessoas (Jo 10.10).
A diversidade nos Estados Unidos começou nos anos 60, quando as pessoas começaram a lutar contra a homofobia, machismo, racismo e outras formas de opressão. Martin Luther King liderou uma marcha pelos direitos dos negros e as feministas denunciaram as desigualdades entre homens e mulheres.
Somos membros diferentes do mesmo corpo, e todos pertencemos uns aos outros. Deus, em sua graça, nos concedeu diferentes dons. Portanto, se você tiver a capacidade de profetizar, faça-o de acordo com a proporção de fé que recebeu.
Por que o Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa?
Em função da miscigenação cultural, fruto dos vários fluxos migratórios ocorridos na História, encontramos em nosso país diversas religiões de diferentes matrizes (cristã, islâmica, afro- brasileira, judaica, etc.).
A diversidade religiosa pode ser definida como a capacidade de acolher em um mesmo ambiente diferentes credos e construir espaços inclusivos para todos que desejem professar sua fé. A liberdade religiosa é garantida pelo inciso VI, do artigo 5º da Constituição Federal.
Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.