A palavra Hinduísmo vem do vocábulo persa Hindu, nome do rio Indo. A partir do final do século, o termo passou a ser usado para se referir ao conjunto de crenças que abarca a maioria das tradições religiosas, espirituais e culturais da Índia.
Tendo sua origem remontada ao ano de 1500 a . C., a religião hinduísta foi estabelecida pelos invasores arianos da Índia. Os textos védicos antigos descreviam um universo cercado de água.
O termo hinduísmo foi criado na Europa para nomear diversas práticas religiosas que existem na Índia e que têm algumas características em comum. Muitos indianos utilizam o termo Sanatana Dharma para nomear o hinduísmo, esse termo significa algo próximo de “Dharma Eterno” ou “Ordem Eterna”.
Os seguidores do hinduísmo acreditam em vários deuses e na reencarnação. Segundo o hinduísmo, os seres humanos morrem e renascem várias vezes. Ao longo de muitas vidas, eles têm a oportunidade de evoluir, até chegar a um estágio em que se unem a Brahman, a realidade suprema.
Você vai encontrar ainda o principal símbolo do Hinduísmo que o Om. O som é pronunciado AUM. E é usado em muitos mantras, meditações e na yoga. O Om é o símbolo de Brahma, a entidade da criação e faz parte de um dos costumes védicos.
Os Vedas formam a base do extenso sistema de escrituras sagradas do hinduísmo, que representam a mais antiga literatura de qualquer língua indo-europeia.
Algumas das divindades mais importantes são Brahma, que representa a força criadora do Universo; Ganesha, deus da sabedoria e da sorte; Matsya, que salvou a espécie humana da destruição; Sarasvati, deusa das artes e da música; Shiva, deus supremo, criador da Ioga; e Vishnu, responsável pela manutenção do universo.
O Om é uma sílaba sagrada para o místico Hindu representando Brahman ou Brahma, o absoluto, o onipotente, o onipresente e a fonte de toda a existência manifestada. Brahma em si é incompreensível, então um símbolo se torna obrigatório para nos ajudar a perceber o intangível, o inalcansável ou o incompreensível.
Jesus é Deus entrando na história humana para animá-la de dentro e conduzi-la à sua plenitude. Ao mesmo tempo, ele é também o mistério cósmico da Palavra, presente e ativo em toda parte e em todos os tempos. Nele, o mistério divino-cósmico e a história humana se harmonizam. Ele é nosso caminho para Deus.
A palavra hindu é um exônimo e embora o hinduísmo seja considerado a religião mais antiga do mundo, muitos praticantes se referem à sua religião como Sanātana Dharma (sânscrito: सनातन धर्म, lit. o Dharma Eterno), um uso moderno, que se refere a ideia de que suas origens estão além da história humana, conforme revelado ...
Chamada pelos adeptos de Sanatana de Dharma, que significa Eterna Lei em sânscrito, o Hinduísmo agrupa crenças filosofias de vida, tradições culturais e valores.
–, a mais antiga provavelmente é o hinduísmo, seguido por cerca de 1,3 bilhão de pessoas (15% da população mundial). Os primeiros textos sagrados datam de 1500 a.C., o que os torna 500 anos mais velhos que os trechos mais ancestrais do Velho Testamento.
Os hindus (pronúncia em hindi e urdu: AFI: /ˈɦɪndu/ ⓘ) são pessoas que aderem religiosamente ao hinduísmo. Historicamente, o termo também tem sido usado como identificador geográfico, cultural e, posteriormente, religioso para pessoas que vivem no subcontinente indiano.
Para o Hinduísmo, o nascimento e a morte são meros ardis de Māyā, o aspecto ilusório da energia material. Na realidade, vida é morte, e morte é vida, pois quem nasceu já começou a morrer, e quem morreu já começou a viver.
Para os hindus, que têm um panteão de 360 milhões de deuses, acrescentar Jesus ao seu panteão pode não ser algo difícil, mas o que é atraente e desafiador para eles é que em sua humanidade eles sejam capazes de experienciar o divino.
Existem diversos símbolos no hinduísmo, mas os dois principais são a suástica e o “Om”. A suástica, dentro do hinduísmo, significa “boa sorte” e “ser feliz”.
Om é a vibração primordial, o som do qual emana o Universo, a substância essencial que constitui todos os outros mantras, sendo o mais poderoso de todos eles. Ele é o gérmen, a raiz de todos os sons da natureza. "Com Om vamos até o fim o silêncio de Brahman (o Absoluto).
#Tattoo #Om O Om é um conceito hindu que se refere a vibração natural do universo. A tatuagem do símbolo Om representa a manifestação de Deus em forma, é o reflexo da realidade absoluta. Simboliza a energia divina dividida em três aspectos: criação, preservação e libertação.
Hinduísmo. Dispensa não só a carne de vaca, como sugere passar longe de alimentos que tenham se aproximado desses animais, considerados sagrados. As antigas escrituras sagradas ensinam que apenas leite, frutas, legumes, nozes e grãos podem ser consumidos, por não envolverem matança.
As crenças do hinduísmo incluem a reencarnação, o karma, a busca pela libertação (moksha) e a importância do dharma, artha e kama. Os principais objetivos do hinduísmo são alcançar a libertação espiritual (moksha), seguir o dever moral (dharma) e buscar a prosperidade material (artha).