A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo.
Origem. A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo.
O surgimento da História enquanto ciência e campo de estudo foi obra dos gregos antigos. Heródoto é considerado o pai da História. Seu trabalho aconteceu por meio da sistematização dos eventos da história dos gregos e de outros povos da antiguidade, como os egípcios.
A historiografia tradicional considera que a História tem início com o desenvolvimento da escrita, que aconteceu cerca de 4.000 anos a.C. A partir dos registros escritos, existe uma divisão da História, feita de forma cronológica, que classifica cada período histórico em idades: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna ...
A História é o estudo das ações humanas no passado e no presente, ou como defende o grande historiador Marc Bloch, a “ciência dos homens no tempo”. Fazer perguntas sobre a vida humana e buscar respostas para elas é o trabalho do historiador. Essas perguntas fazem parte da investigação Page 2 histórica.
A hipótese científica mais aceita atualmente para a origem da humanidade é de que a espécie humana moderna (chamada de Homo sapiens) surgiu na África, há cerca de 200 mil anos, depois de um processo evolutivo de milhões de anos.
Nosso Universo foi criado há 13,8 bilhões de anos, com o Big Bang. No começo, não havia estrelas, nem galáxias ou seres vivos. Apenas hidrogênio, hélio e muita energia. As primeiras estrelas e galáxias provavelmente surgiram cerca de 200 milhões de anos depois do Big Bang.
Historiadores se preocupam com a narrativa contínua e metódica, e também com a narrativa que pode ser descontínua e subjetiva, bem como a pesquisa dos eventos passados relacionados ao ser humano, e o estudo dos eventos ocorridos ao longo do tempo e também no espaço.
A História é uma ciência que tem como objeto de estudo as ações do homem no tempo e espaço durante a passagem temporal, portanto, dedica-se ao estudo do passado. A História é a ciência responsável por estudar as ações humanas no tempo e espaço ao longo dos anos.
Antes de iniciarmos o estudo dos acontecimentos históricos mais cobrados nos vestibulares, temos que nos familiarizar com os conceitos básicos do estudo da História. Dentre eles, estão os conceitos de cultura, sociedade, economia e política.
A palavra “História” nasceu da Grécia antiga e significava “ investigação ”. O sujeito que pela primeira vez empregou esta palavra, com o sentido de investigação foi o grego Heródoto , que é considerado o “pai da história”.
Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar.
A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo.
História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício, deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.
Heródoto foi um historiador grego antigo que viveu durante o século V a.C. Ele é conhecido principalmente por sua coleção "Histórias", que é uma longa investigação sobre os eventos políticos, culturais e sociais do mundo antigo.
No Islão, Adão (Ādam; em árabe: آدم), cujo papel é de pai da humanidade, é reverenciado pelos muçulmanos. Eva (Ḥawwāʼ; árabe: حواء ) é a "mãe da humanidade". A criação de Adão e Eva é referenciada no Alcorão.