Etimologia. A primeira utilização comprovada da palavra quiz data de 1781 e queria dizer pessoa estranha, tendo mais tarde adquirido o significado de "brincar com" ou "gozar". De acordo com o Oxford English Dictionary, é usada com o significado de "enigma, pergunta" desde 1843.
A palavra “quiz” é um substantivo e, também, um estrangeirismo, sendo um vocábulo importado do inglês, e significa um conjunto de perguntas para testar os conhecimentos de alguém, muitas vezes como em um jogo. Por ser um substantivo, pode variar em número; o plural de “quiz” é “quizzes”.
Já o termo quiz, grafado com “z”, é um substantivo masculino, proveniente do Inglês. Indica um conjunto de perguntas que têm como objetivo testar e avaliar os conhecimentos a quem é dirigido. Pode ser um quiz de personalidade, cultura, matemática, cinema, atualidades e vários outros assuntos.
“Quiz”, grafado com Z no final, é um substantivo que foi incorporado à língua portuguesa por meio da importação do vocábulo do inglês. Um quiz é um conjunto de perguntas que mede os conhecimentos de uma ou mais pessoas, muitas vezes em formato de jogo.
CONHECE AS PALAVRAS INDÍGENAS QUE USAMOS? VENHA CONFERIR NESSE QUIZ COM O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS!
O que é um quiz?
De forma geral, quiz é um tipo de jogo mental em que as pessoas participantes devem acertar corretamente as questões para ganhar pontos. Em outras palavras, o quiz é um jogo de questionários que tem como objetivo fazer a avaliação de conhecimentos sobre temas específicos.
Se você também tem essa dúvida, saiba que “quis” (com “s”) é a primeira e a terceira pessoas do singular do verbo “querer”, no pretérito perfeito do indicativo. Já “quiz” (com “z”) se pronuncia “kwiz” e se refere a um teste rápido ou a um jogo constituído por perguntas de múltipla escolha.
O quiz é um tipo de jogo em formato de questionário, com alternativas onde os alunos julgam qual a opção é a correta e tem como objetivo exercitar e avaliar os conhecimentos sobre determinado assunto.
Enquanto o quiz é uma espécie de teste curto, utilizado pelos professores para mensurar o desempenho dos alunos, sem necessariamente conceder alguma pontuação.
Basicamente, o modo Quiz vai te mostrar as perguntas e exercícios referentes à atividade sem te mostrar os resumos iniciais! Ou seja, você não vai conseguir pesquisar a resposta antes de responder a pergunta. Esse é um ótimo treino para quando você está estudando para uma prova, por exemplo.
No presencial ou durante as aulas remotas, ferramenta é útil para entender conhecimentos prévios e avaliar o que foi aprendido – desde que o professor pense em um roteiro e escolha o modelo certo de perguntas.
Etimologia. A primeira utilização comprovada da palavra quiz data de 1781 e queria dizer pessoa estranha, tendo mais tarde adquirido o significado de "brincar com" ou "gozar". De acordo com o Oxford English Dictionary, é usada com o significado de "enigma, pergunta" desde 1843.
O quiz deve ser composto somente por perguntas de múltipla escolha, ou seja, nada de questões dissertativas. Trata-se de algo dinâmico, pessoal e direto. Faça com que seus enunciados sejam claros e bem otimizados, para que seu público não tenha dificuldade de compreender as perguntas e possa respondê-las rapidamente.
O ideal é discutir os resultados obtidos por seus alunos de forma coletiva, tirando dúvidas e, depois, incentivando-os a aprofundarem os conhecimentos visitando os links fornecidos. Esse conteúdo extra também pode ser compartilhado e discutido em classe.
Um tipo de jogo pedagógico muito prático para se usar em avaliações é o Quiz, “que se apresenta como uma base de perguntas rápidas e objetivas para fixação de conteúdos e memorização de situações apresentadas. Esse modelo é apresentado em formato de múltipla escolha” (BASTOS E OLIVEIRA, 2020).
O Quizizz é uma plataforma que permite produzir questionários de uma forma divertida e motivadora para alunos de todas as idades. Esta plataforma, através da formulação de itens de seleção, permite a recolha de informação e o feedback necessário ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem enquanto este decorre.
Qual é o correto: quiser ou quizer? A grafia correta dessa palavra é com S: quiser. Na língua portuguesa, apenas os verbos que apresentam Z no infinitivo são conjugados também com Z, como é o caso dos verbos “dizer”, “fazer”, “trazer”, entre outros.
A resposta "porque eu quis" só contém alguma informação num contexto em que a dúvida é sobre a pessoa ter sido constrangida a uma ação - caso contrário, está no mesmo grupo que "não te interessa".