Alguns especialistas afirmam que eles foram inventados no Oriente Médio, há cerca de 2.000 anos, enquanto outros dizem que eles têm origem na Ásia, cada um tem sua versão local. Na China, os salgadinhos são conhecidos como jianbing, na Índia como Samosas, na Indonésia, os salgadinhos fritos são conhecidos como Bakso.
Olha, quem inventou o famoso salgadinho foi um americano chamado Charles Elmer Doolin, lá em 1948, no estado do Texas. E a ideia pra criação veio de um jeito bem interessante. Na época da Segunda Guerra Mundial, os soldados comiam queijo compactado e desidratado, quase um pó.
Os salgados feitos no Brasil tem origem na culinária de Portugal, trazida pelos colonizadores. Comiam-se muitos salgadinhos fritos e recheados com queijo, além das famosas coxinhas, pastéis e empanadas.
Batizado de pororoca por seu criador, um cidadão limeirense, em 1930, em razão das semelhanças com a pururuca (essa feita com courinho de porco), foi rebatizado pela indústria na década de 1950 e virou mandiopan, o primeiro salgadinho fabricado no Brasil.
Mesmo sendo amada pelos brasileiros e considerada um ícone da nossa cultura, a teoria mais aceita é que a origem da coxinha seja a França! A história é baseada no livro de Antonin Carême (1784-1833), chef de cozinha, que escreveu a obra "L'Art de la cuisine française au XIXème Siècle".
A publicação de 1844 fala do croquette de poulet, um croquete de frango moldado em forma de pêra. O salgado se tornou conhecido também em Portugal, até atravessar o oceano e atracar em terras brasileiras. Aqui, a coxinha se popularizou, e o nome croquete de frango caiu em desuso.
Mas você sabia que a origem da coxinha pode estar na França? A primeira referência a esse salgado delicioso aparece no livro do renomado chef francês Marie-Antoine Carême, publicado em 1844. O livro descreve um croquete de frango moldado em forma de pêra, chamado de croquette de poulet.
O criador do salgadinho Doritos, Arch West, morreu de causas naturais aos 97 anos de idade, em Dallas, no Texas, segundo informações da imprensa internacional. Como forma de homenageá-lo, a família decidiu espalhar chips na sepultura, junto com o caixão.
Salgado é um sobrenome ibérico. Embora na Espanha possa ser um indicativo de lugar (de um terreno estéril), em Portugal é tido como um apelido primitivo, dado a um indivíduo ou pessoa graciosa, de quem se dizia “ter sal” – substância incomum e apreciada na Europa Medieval.
Salgado ou salgadinho é o nome que se dá a aperitivos que podem ser pastelinhos fritos ou assados no forno, de carne ou queijo, além de queijos e embutidos em pedaços ou fatiados. Bolinho de bacalhau, um típico salgado de Portugal.
Paulo Alexandre Nogueira Salgado Martins, mais conhecido pelo seu nome artístico Salgadinho (São Paulo, 10 de janeiro de 1970) é um cantor e compositor brasileiro de samba, especialmente da vertente pagode.
Cheetos é uma marca que engloba vários tipos de snacks de farinha de milho com sabor de queijo distribuídas pela Frito-Lay (Elma Chips no Brasil), uma subsidiária da PepsiCo. A marca apareceu pela primeira vez em 1948 como "Fritatos" e foi inventada por Charles Elmer Doolin, que também é criador de Fritos.
Doritos (literalmente, a partir de espanhol mexicano Doradito ou Doritos) é um salgadinho/Xilito/Chilito (do inglês "Chips") de tortilla que foi lançado em 1964 no mercado norte-americano pela Alex Foods, somente na costa oeste, com formato triangular e crocante, no sabor original de milho torrado.
Talvez, a coxinha divida o podium com o pão de queijo, porque também é a queridinha e super consumida pelos brasileiros. A diferença é que sua produção e venda geralmente são unitárias.
Esfirra. Por ser vendida assada, pode ser considerada um dos salgados mais saudáveis. Por mais que a massa seja rica em carboidratos e feita normalmente com farinha refinada, a escolha dos recheios também torna o alimento mais saudável.
Seu fundador, Charles Doolin, inclusive, fora um dos produtores a abastecer os militares durante a Guerra. Ele criou uma massa à base de milho, que levava água e era depois frita.
INGREDIENTES: Milho (bacillus thuringiensis e streptomyces viridochromogenes), óleo composto de palma e soja, condimento preparado sabor pimenta adocicada (açúcar, maltodextrina, frutose, sal, cloreto de potássio, proteína hidrolisada de soja e milho, cebola, alho, extrato de levedura, pimenta-vermelha, óleo de ...
É feito com farinha de milho, fonte de energia, além de ser assado e estar sempre crocante. Sua variedade de tamanhos é ideal para dividir com a galera e também para preparar nachos deliciosos.
Quais são as principais comidas típicas da França? Entre os pratos que mais fazem sucesso na culinária francesa estão ratatouille, croissant, petit gateau, madeleine, profiterole, macaron, poulet frites e quiche lorraine.
O prato mais tradicional do churrasco francês é a “chipolata”, uma linguiça fininha. É o mais consumido do verão, considerado o rei da estação. A gente também come muito “merguez”. Este último é uma linguiça feita de carne de boi ou de carneiro.