O ideal é que o lance seja de 30% a 50% do valor total da carta de crédito. Mas sempre é importante observar as estatísticas do seu grupo de consórcio. No entanto, se você não tiver essa quantia, opte pela época do ano em que a concorrência costuma ser mais baixa, como é o caso de dezembro, janeiro e fevereiro.
Qual o melhor valor para dar de lance em consórcio?
Em média, os melhores valores para dar lance em consórcio ficam em torno de 30% a 50%. Esse valor, pode, inclusive, ser embutido na sua própria carta de crédito, mas você precisa perceber se isso terá efeito negativo na aquisição do bem que você realmente deseja ter.
Normalmente, o valor mínimo para lance pode ser de 10%, mas para ter mais chances, ele deve ser de 20% a 50%. Contudo, o tempo e o valor exato para ser contemplado varia conforme o grupo, quantidade de parcelas e valor do bem. Portanto, se atente a todas as informações do seu contrato antes de assinar.
A principal vantagem de dar um lance é a possibilidade de ser contemplado mais cedo. Isso significa que você pode adquirir o bem que deseja antes do prazo final do consórcio, o que pode ser especialmente vantajoso se você precisar do bem com urgência.
Ou seja, podem ser os melhores meses para dar lance em consórcio por conta da menor concorrência. Julho e agosto, época de férias escolares, muitas pessoas podem comprometer parte da renda com viagens, passeios e atividades de lazer.
LANCE DO CONSÓRCIO: Como FUNCIONA e Como CALCULAR um Lance!
Qual o lance ideal para consórcio?
O ideal é que o lance seja de 30% a 50% do valor total da carta de crédito. Mas sempre é importante observar as estatísticas do seu grupo de consórcio. No entanto, se você não tiver essa quantia, opte pela época do ano em que a concorrência costuma ser mais baixa, como é o caso de dezembro, janeiro e fevereiro.
Por fim, outra “pegadinha” do consórcio é a falta de garantia. Ao contrário de um investimento, onde seu dinheiro rende ao longo do tempo, no consórcio, o valor que você paga não é garantido. Se a empresa de consórcio falir, você pode perder todo o dinheiro investido.
Como ficam as parcelas do consórcio depois do lance?
Após a contemplação por lance, o valor oferecido é usado para antecipar parcelas futuras ou, em alguns casos, para a quitação total do consórcio, dependendo das regras estabelecidas pela administradora.
Se você precisa de flexibilidade e tem capacidade financeira, o lance livre pode ser a escolha ideal. Por outro lado, se você valoriza a previsibilidade e a equidade, e não tem pressa em ser contemplado, o lance fixo pode ser mais adequado.
É possível ser contemplado no primeiro lance consórcio? Sim, é possível ser contemplado no primeiro lance consórcio, mas isso pode depender de alguns fatores. Quando ocorre uma assembleia de contemplação, geralmente são contemplados os consorciados que deram os maiores lances ou foram sorteados.
Esse tipo de lance, em média, está em torno de 30% do valor da carta de crédito. Esse é um recurso atrativo para quem quer adquirir logo o bem mas não tem dinheiro suficiente.
Mesmo sabendo o valor da contratação, as parcelas dependem diretamente do prazo escolhido na hora da contratação. Uma carta de crédito para a compra de um automóvel de 100 mil reais pode variar entre R$ 1.400,00 mensais — com prazo de 93 meses — até R$9.000,00 — com prazo de 12 meses.
A demanda por veículos tende a aumentar em meses de lançamento de novos modelos, como março e setembro. Durante esses meses, a concorrência nos consórcios de veículos pode ser maior, o que exige uma estratégia de lance mais robusta. Se você quiser dar lances mais baixos, opte por outros períodos.
Especialistas recomendam que o lance fique entre 30% e 50% do valor total definido em contrato para a carta de crédito, mas a porcentagem ideal será influenciada por outros fatores e, principalmente, pelo comportamento do grupo do qual você fizer parte.
Qual o tempo médio para ser contemplado em um consórcio?
O tempo necessário para ser contemplado em um consórcio de serviços pode variar de acordo com as características específicas do consórcio em questão. Para consórcio de serviços, geralmente os grupos são de 30 ou 40 meses.
No consórcio, você nunca tem uma previsão de quanto você pagará por mês, já que eles vão reajustar a parcela de acordo com um índice, e assim, é inseguro e incerto. É muito provável que no final você pague um valor superior à valorização do seu bem que almejava comprar.
Pode dar lance em consórcio com cartão de crédito?
O lance só precisa ser pago se o cotista for contemplado. Caso contrário, o percentual oferecido não é cobrado. Já para quem der lances vencedores, o valor pode ser utilizado para reduzir o valor da parcela ou abater a quantidade de parcelas e, na Blokton, pode ser parcelado no cartão de crédito.
É possível pegar o dinheiro de volta do consórcio?
Quem cancela um consórcio tem o direito de pegar o dinheiro de volta desde que siga o que está definido em contrato junto à administradora ou corretora da modalidade. Geralmente, esse dinheiro é devolvido em formato de sorteio, quase da mesma forma que acontece a contemplação.
O que vale mais a pena, consórcio ou financiamento?
O que vale mais a pena: financiamento ou consórcio? De modo geral, o que vale mais a pena é o financiamento, para quem precisa ter o imóvel em curto prazo. Já quem não tem pressa pode esperar o consórcio, que pode ser até mais econômico. Então, é importante verificar o que você precisa e fazer os cálculos necessários.
O que acontece com o valor que sobra da carta de crédito?
Se sobrou dinheiro da carta de crédito, você pode comprar outro bem ou serviço, quitar ou amortizar as parcelas do consórcio, ou investir o dinheiro em alguma aplicação financeira. Também é possível usar o dinheiro? pagar taxas e impostos, no caso do consórcio de imóveis.
Como saber se meu lance foi vencedor? Mas e como saber se o seu lance foi vencedor? Basta acessar a sua área de cliente ou entrar em contato diretamente com a sua administradora. E uma outra dúvida muito comum entre os participantes do consórcio é sobre as regras de contemplação por lance.