boa permeabilidade. Esse tipo de solo retém água, mas consegue escoar o excesso, impedindo que a terra fique excessivamente encharcada; poroso e aerado.
A alta permeabilidade do solo arenoso permite que a água se mova através dele facilmente, reduzindo o risco de encharcamento e garantindo a aeração adequada para as raízes das plantas.
Afinal, qual solo mais poroso arenoso ou argiloso? O solo argiloso é menos permeável e, por isso, armazena mais água. O solo arenoso, comum principalmente no Nordeste, tem boa porosidade e é bastante permeável. A penetração da água até camadas mais profundas faz com que ele seja mais seco.
Ao contrário da areia, a argila possui grãos bem pequeninos e achatados. Isso faz com que o solo argiloso “segure” a água, e não permite que ela o atravesse – esse tipo de solo é denominado impermeável.
Solos arenosos, por exemplo, possuem mais areia na sua composição. Esses são muito permeáveis, pois como os grãos de areia são relativamente grandes, deixam a água e o ar passarem com facilidade.
É verdade que o solo com muita argila são pouco permeáveis?
Solo arenoso: possui grande quantidade de areia (>85%). Esse tipo de solo é muito permeável, retêm pouca água disponível às plantas, pois a água percola facilmente pelo espaço poroso formado entre os grãos de areia.
Os solos arenosos são predominantemente formados por areia, o que lhes garante elevada permeabilidade. Os solos argilosos são muito finos e absorvem grande quantidade de água.
O solo argiloso, também chamado argissolo, é aquele que contém pelo menos 30% de grãos de argila na sua composição, além de alumínio e óxido de ferro. Ele possui uma terra da cor vermelho-escura e grande concentração de umidade.
Para calcular taxa de permeabilidade, basta fazer a seguinte multiplicação: TP x CP, ou seja, 'taxa de permeabilidade prevista' versus 'valor da área do terreno constante da planta de parcelamento do solo aprovada'. É desse modo que se obtém a área permeável mínima.
O solo argiloso é representado por uma terra vermelha-escura, bastante úmida e macia. Em sua composição, há mais de 30% de argila — daí o nome. Mas ele também é composto por grandes quantidades de ferro e alumínio.
Um solo com textura arenosa apresenta menor superfície específica e, consequentemente, menor retenção de água, enquanto um solo com textura argilosa apresenta maior superfície específica e maior retenção de água.
Consideram-se solos permeáveis, ou que apresentam drenagem livre, são aqueles que têm permeabilidade superior a 10-7 m/s. Os demais são solos impermeáveis ou com drenagem impedida.
Ela pode ser definida como a maior ou menor facilidade que os solos oferecem à passagem de água (ALONSO, 1999). A permeabilidade é dependente de vários atributos do solo, principalmente da densidade, porosidade, macro e microporosidade (MESQUITA & MORAES, 2004).
avaliação da acidez e toxicidade: esses são um dos principais problemas do solo argiloso. Além da má drenagem, é possível haver problemas com toxidez causada pelo alumínio, um mineral bastante nocivo ao desenvolvimento de culturas.
Solo argiloso – tem consistência fina e é impermeável à água. Comum em alguns estados da região sul e região sudeste do Brasil. Solo árido – não possui água em sua composição.
Os solos argilosos normalmente tem baixa capacidade de suporte e alta deformidade volumétrica, requerendo fundações profundas no caso de sua utilização para construção, que muitas vezes tornam-se inviáveis face aos investimentos necessários.
O Ensaio de Permeabilidade, popularmente chamado de ensaio de infiltração é um ensaio geotécnico de campo executado em furos de sondagem ou poços de monitoramento em projetos de geologia, engenharia e ambiental.
SOLOS TIPO 1: Solos de textura arenosa, com teor mínimo de 10% de argila e menor do que 15%; SOLOS TIPO 2: Solos de textura média, com teor mínimo de 15% de argila e menor do que 35%; SOLOS TIPO 3: solos de textura argilosa, com teor de argila maior ou igual a 35%.
Já nos solos argilosos, existe maior retenção de água no solo devido à presença dos microporos que retém a água contra as forças da gravidade, porém esses solos podem ser facilmente compactados.
Solo argiloso, ou solo pesado, é um tipo de solo composto por argila, alumínio e ferro e que possui coloração vermelho-escura. Em geral, ele é caracterizado por sua grande microporosidade e impermeabilidade. O manejo de um solo argiloso é diferente daquele que deve ser empregado em solos de outras classes texturais.