A Sequoia sempervirensmais alta do mundo mede 115,72 m, aproximando-se dos 130 m correspondentes à altura máxima alcançável de uma árvore. Descoberta em 2006, foi apelidada de Hyperion e terá cerca de 1000 anos.
A árvore mais alta do mundo é a Hyperion, uma sequóia gigante que existe no parque nacional de Redwood, na Califórnia, embora a localização exacta seja mantida em segredo para a proteger de possíveis danos e excesso de turistas.
A maior árvore do mundo é uma sequoia gigante que está em uma floresta do norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A árvore apresenta incríveis 115,55 metros de altura, o equivalente a aproximadamente um prédio de 40 andares.
O angelim-vermelho de 88,5 m está na Floresta Estadual do Paru, no Pará. Um grupo de pesquisadores está tentando descobrir a idade do gigante da floresta.
O Jequitibá Rosa é considerada a maior árvore nativa do Brasil, porque pode atingir até 50 metros de altura e um tronco com diâmetro de até sete metros, O maior e mais antigo espécime vivo do jequitibá-rosa se encontra em Camacã/BA, com 48 metros de altura total e 4,35 metros de diâmetro.
A Sequoia sempervirensmais alta do mundo mede 115,72 m, aproximando-se dos 130 m correspondentes à altura máxima alcançável de uma árvore. Descoberta em 2006, foi apelidada de Hyperion e terá cerca de 1000 anos.
Além da maior da Amazônia, o angelim de quase 90 metros também é considerado a maior árvore da América Latina e a quarta maior do mundo, de acordo com o Imazon.
Ela tem 200 km² de extensão e guarda múltiplas cópias do genoma em suas células. Em 2022, pesquisadores australianos encontraram a maior planta do mundo – uma erva marinha da espécie Posidonia australis.
Com uma dureza de 4.500 na escala de Junka, a Guiacum lidera o ranking como a madeira mais resistente do mundo. Conhecido popularmente como ipê, pau-d'arco, peúva, ipé, ipeúna e paratudo, esse é o gênero neotropical mais comum da família Bignoniaceae.
A Karomia gigas, uma espécie pertencente à família Lamiaceae, é uma joia botânica descoberta nas regiões remotas do Quênia e da Tanzânia. Suas características únicas e sua raridade fazem dela uma das árvores mais ameaçadas na África.
No último dia 10 de dezembro, o Instituto Soka Amazônia realizou o plantio de uma muda de Coccoloba gigantifolia, uma rara espécie amazônica, cuja folha pode chegar a 2,5m de comprimento e 1,44m de largura.
O Parque das Sequoias tem 70 anos de história. Encravado em meio à mata nativa de Canela, na Serra Gaúcha, o parque é uma das maiores coleções de coníferas de todo o mundo, possuindo exemplares de sequoias.
A Hyperion é considerada a árvore mais alta do mundo até o momento e trata-se de uma sequoia de mais de 115 metros de altura e cerca de 800 anos de idade. Sequoia Gigante — A espécie leva esse nome por alcançar uma estatura muito elevada.
Isso inclui o pinheiro Matusalém, nas Montanhas Brancas da Califórnia, que com base nos dados dos anéis de crescimento, tem 4.853 anos, sendo assim o pinheiro bristlecone vivo mais antigo documentado. Os cientistas há muito acreditam que esta árvore é o ser vivo mais antigo do planeta.
Gran Abuelo (Chile) - É um cipreste-da-Patagônia - Estima-se que tenha 5.845 anos (em 2023). Por isso, é a árvore que pode ser a mais velha do planeta (ameaçando o título de Matusalém). No entanto, essa estimativa usou métodos não tradicionais e ainda não foi amplamente reconhecida.
Os espécimes encontrados forneceram uma nova visão sobre as primeiras árvores e ecossistemas florestais da Terra, e deram origem ao gênero Wattieza, parentes antigos das samambaias, que fizeram a proeza de se elevar da terra para buscar a primazia na captação de luz a cerca de 385 milhões de anos atrás.
Presente no Guinness Book, a árvore mais alta do mundo é uma sequoia gigante, a Hyporion. Em altura, ela pode alcançar os incríveis 115 metros, sendo o equivalente a 20 girafas uma em cima da outra ou um prédio com 40 andares. Ela está localizada ao norte da Califórnia, nos Estados Unidos e foi descoberta em 2006.
O aumento na devastação da Amazônia tem ameaçado cada vez mais a Floresta Estadual do Paru, no norte do Pará, onde está localizada a maior árvore já identificada no Brasil, um angelim-vermelho de 400 anos de idade, 88,5 metros de altura e quase 10 metros de circunferência.
Assim como o Ipê, o Jacarandá é uma árvore grande, de raízes bem profundas e por isso não danifica calçadas. Mas, para não ser mutilado quando atingir idade adulta, é bom que fique longe das redes aéreas.
Meranti Amarelo: A árvore tropical mais alta do mundo, conhecida como Menara, pode chegar a 100 metros. Localiza-se na Área de Conservação do Vale de Danum, Bornéu, Malásia.
A árvore viva mais alta do mundo fica no Parque Nacional Redwood, na Califórnia (EUA) e tem a altura equivalente a um prédio de 40 andares, com 116,07 m, e quase 5 m de diâmetro, dando o comprimento de dois carros.