O judaísmo e o islamismo são religiões contrárias à prática da cremação porque sustentam que ela é uma agressão e uma ofensa ao corpo, obra criada por Deus. Historicamente, o cristianismo rejeitou a cremação porque acreditava que ela contrária à crença na ressurreição do corpo.
No islamismo ser cremado é pecado. Para os seguidores, ela é totalmente proibida. Eles acreditam que essa é uma despedida impura. A crença é que para completar o ciclo da vida, o corpo precisa retornar ao solo.
Judaísmo. Há duas linhas de pensamento no judaísmo em relação à cremação: os liberais e os ortodoxos. O primeiro grupo não é tão contrário ao processo. Porém, caso eles realizem, será considerada uma transgressão às proibições da Torá.
QUANDO NÃO PODE SER REALIZADA? Em casos onde o falecimento tenha ocorrido por morte violenta, ou seja, homicídio, suicídio, acidente de trânsito ou qualquer tipo de morte sob suspeita, a cremação de corpos é proibida judicialmente.
Primeiro ponto que vamos esclarecer é que a bíblia não contém trecho algum que seja contra a cremação. Há cristãos que, em algum momento, se posicionaram contra devido à crença de que tal iniciativa não reconhece que Jesus ressuscitou e nós também vamos ressuscitar após a morte.
É PECADO CREMAR O CORPO? Descubra o Que a BÍBLIA Diz Sobre Cremação!
O que o espiritismo fala sobre cremação?
No Espiritismo, a cremação é perfeitamente aceita e não existem argumentos contrários, a não ser apenas que haja um intervalo de 72 horas entre a morte e o início do ritual. Essa orientação se baseia na crença de que o espírito pode manter uma ligação com o corpo após a morte, por até esse período.
Embora os adventistas têm por costume enterrar os mortos, eles não se opõem à prática da cremação, especialmente em lugares nos quais seja difícil encontrar espaço nos cemitérios. Eles creem que Deus não dependerá de mais matéria pré-existente quando ele retornar.
Objetivamente, a cremação não é uma prática que contraria os dogmas cristãos. A cremação não é algo intrinsecamente mau ou contrário em si à religião cristã. Não se pode negar os sacramentos e nem as orações públicas àqueles que escolheram a cremação, a não ser que a escolha se deu por motivos contrários a fé cristã.
Houve um tempo que, de fato, a Igreja proibiu a cremação dos corpos. Isso ocorreu logo após a Revolução Francesa quando as pessoas, descrentes da vida eterna e da ressurreição dos mortos, incineravam os cadáveres para “provar” que não haveria jeito de Deus ressuscitar ninguém.
Quando o processo é concluído, permanecem somente os ossos e as cinzas de cremação. A ciência define o processo de cremação como a combustão, vaporização e oxidação de corpos mortos em compostos químicos básicos. Estes componentes incluem gases, cinzas e fragmentos minerais que mantêm a aparência de osso seco.
A preservação das cinzas no lar apenas será permitida “em casos de graves e excepcionais circunstâncias” ou quando uma pessoa faça o pedido “por piedade ou proximidade”, disse o espanhol Ángel Rodríguez Luño, consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, durante a conferência de imprensa para a apresentação do ...
A resposta é – sim! A cremação é um procedimento que reduz o corpo da pessoa falecida em cinzas, essa técnica vem se popularizando no Brasil nos últimos anos.
Porque tem que esperar 72 horas para cremar um corpo?
De acordo com eles, esse é o tempo necessário para que a alma se desvincule do corpo. Para os judeus, o corpo não pode ser destruído, pois a alma se separaria dele lentamente durante a decomposição. Já para católicos, evangélicos e protestantes, não há restrições rígidas.
Chico Xavier – Já ouvimos Emmanuel a esse respeito, e ele diz que a cremação é legítima para todos aqueles que a desejem, desde que haja um período de pelo menos 72 horas* de expectação para a ocorrência, em qualquer forno crematório, o que poderá se verificar com o depósito dos despojos humanos em ambiente frio.
Qual religião não aceita cremação? Duas grandes religiões que não aceitam a cremação são o judaísmo e o islamismo. Mesmo com o passar do tempo, essas duas religiões (que representam as maiores do mundo) ainda preservam visões fortes sobre a prática, considerando-a inadequada.
Quem professa a fé cristã pode ser cremado? Essa é uma pergunta bastante comum no religioso. Ainda hoje estudiosos dizem que a Bíblia, não traz nenhuma posição que seja vista como contrária à prática. Inclusive, um dos reis mais emblemáticos de Israel, Saul, foi cremado pelos guerreiros após ser morto em uma batalha.
O Vaticano divulgou nesta terça-feira (25) as regras para a cremação de católicos, que incluem a proibição à conservação das cinzas do morto em casa, evitando que elas se tornem "lembranças comemorativas". A Igreja Católica também proibiu que os fiéis espalhem as cinzas de mortos cremados.
O que acontece com o espírito de uma pessoa quando é cremado?
O espírito sofre com a cremação? O entendimento nessa religião é de que o espírito não sofre com o processo de cremação porque, no momento em que ocorre a morte, o espírito já não está mais ligado ao corpo.
A cremação é permitida pela Santa Sé desde 1963, desde que não seja um ato de contestação da fé. "A Igreja não tem razões doutrinárias para impedir tal praxe, já que a cremação do cadáver não atinge a alma e não impede a onipotência divina de ressuscitar o corpo.
Atualmente no Brasil o valor do procedimento varia bastante a depender da cidade ou crematório onde será realizada, contudo observa-se que o preço fica entre R$ 2.500 a R$ 10.000 para ser realizada. Em comparação com um funeral tradicional, a cremação pode ser consideravelmente mais barata.
Por isso, tal fato, não implica uma razão objetiva que negue a doutrina cristã sobre a imortalidade da alma e da ressurreição dos corpos”. Ou seja, a Igreja Católica não condena a cremação, ressaltando a importância de respeitar a vontade do fiel falecido.
Para os evangélicos também não existem proibições por parte dos líderes religiosos. A vertente mais tradicional e seguidora do velho testamento costuma optar mais pelo sepultamento, uma vez que a cremação não é comumente representada no velho testamento. Mas não há proibições claras, apenas orientações.
Qual a opinião da Igreja Católica sobre a cremação?
A recomendação é de que seja mantido o costume de sepultar os corpos dos falecidos, mas a cremação não é proibida, desde que essa escolha não seja feita por razões contrárias à fé na ressurreição dos corpos.