No centro das investigações da Polícia Federal (PF) que apuram possíveis desvios em suas ações, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é alvo de críticas e questionamentos desde que foi fundada, em 1999.
Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) é o serviço de inteligência civil do Brasil, sendo o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).
3o Fica criada a Agência Brasileira de Inteligência - ABIN, órgão de assessoramento direto ao Presidente da República, que, na posição de órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência, terá a seu cargo planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do País, obedecidas a ...
A ABIN realiza atividades de inteligência interna e externa, com o objetivo de prevenir ameaças à soberania nacional e garantir a estabilidade política e econômica do Brasil. Para ingressar na ABIN, é necessário participar do concurso público realizado pela instituição.
O Mossad é o serviço de inteligência de Israel, renomado internacionalmente por suas operações secretas, espionagem e atuação discreta na cena global. Seu nome oficial é Instituto para a Inteligência e Operações Especiais, mas é mais comumente conhecido como Mossad, palavra hebraica para “instituto”.
Melhor remuneração é como oficial de inteligência e pode chegar a quase R$ 26 mil. Os servidores presos na última quinta-feira (12) durante a Operação Última Milha eram da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de ensino superior em Administração, em Economia ou em Contabilidade, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e registro profissional no órgão de classe competente, se existente.
Os agentes operacionais da ABIN têm o direito de portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela instituição, em todo o território nacional, desde que esteja em serviço.
Não há limite de idade para participação nos concursos da ABIN. No entanto, conforme o inciso II do art. 186 da Lei 8.112/1990, o servidor será aposentado compulsoriamente aos 75 anos de idade.
A ABIN está entre os órgãos que integram a Sala de Situação para atuação emergencial no acompanhamento de conflitos fundiários envolvendo povos indígenas. A iniciativa foi definida após a escalada de conflitos, que se intensificou a partir de meados de julho, em diferentes estados do Brasil.
Hoje, as quatro carreiras da Abin contam com 916 pessoas, de um total de 3.736 postos existentes em diferentes funções. No caso de oficiais de inteligência, a principal carreira do órgão, são 733 servidores em atividade.
O que pode fazer um cidadão que queira saber se existem informações de seu interesse no banco de dados da ABIN? O interessado deve requerer ao SIC/PR (Serviço de Atendimento ao Cidadão da Presidência da República) a infomação desejada.
O cargo exige certificado de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente. Há 60 chances para Oficial Técnico de Inteligência, que oferece subsídio de R$ 15.312,74 para 40 horas semanais de trabalho.
Em resumo, o Oficial de Inteligência da ABIN tem por responsabilidade coletar e processar informações que auxiliem na manutenção da estabilidade do país. Quem tem interesse em atuar na função precisa ter nível superior completo e, claro, ser aprovado em concurso público.
Homem que se passava por médico e 'espião da Abin' para aplicar golpe em mulheres é preso no DF. Segundo polícia, Nilbert Meira de Oliveira criou 'pirâmide financeira do amor' e convencia vítimas a transferir dinheiro para 'investimentos'. Ele já havia sido preso em 2015, suspeito de matar o próprio pai.
Assim sendo, o que faz um agente da ABIN, em um contexto geral, é colher e analisar dados para que as autoridades do Estado tenham conhecimento de assuntos críticos para o país e possam tomar as decisões que forem necessárias. Resumindo: o agente do serviço secreto do Brasil deve estudar possíveis ameaças e relatá-las.
Dentro dos conhecimentos gerais, são cobrados assuntos de Língua Portuguesa, Atividade de Inteligência e Legislação Correlata, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Língua Estrangeira e Raciocínio Lógico.
Curso de formação: O Curso de Formação em Inteligência, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado em Brasília/DF, na Escola de Inteligência (Esint), tem por objetivo preparar o candidato para o exercício do cargo, com duração de 250 horas/aula.