O líbero joga atrás da linha de defesa, sendo considerado praticamente um zagueiro, tendo uma postura ainda mais recuada, ficando como último homem se encarregando das coberturas, quando a equipe está sem a posse da bola. Ele pode desempenhar funções mais defensivas ou ofensivas, dependendo das exigências do treinador.
O líbero normalmente joga atrás da linha dos zagueiros centrais, atuando na sobra. Sem a posse de bola, joga como zagueiro e sua principal função é defender.
A função de um líbero é atuar a frente dos outros dois zagueiros - podendo participar de jogadas ofensivas, volante - ou então ficar mais atrás, na sobra das divididas entre os seus companheiros e os atacantes, com a função de recuperar a bola e ser o último defensor antes do goleiro.
Têm-se como proposta de nomenclatura no setor de defesa: Goleiro, Zagueiro, Líbero e Lateral; no setor de armação: Volante, Ala, Meia de contenção, Meia de armação, Meia extremado e Meia atacante; e no setor ofensivo: Atacante recuado, Atacante de beirada e Atacante de área.
O líbero joga atrás da linha de defesa, sendo considerado praticamente um zagueiro, tendo uma postura ainda mais recuada, ficando como último homem se encarregando das coberturas, quando a equipe está sem a posse da bola. Ele pode desempenhar funções mais defensivas ou ofensivas, dependendo das exigências do treinador.
O "7" é frequentemente associado a alas eficazes ou a segundo atacantes. O "9" costuma ser usado pelos centroavantes, que ocupam as posições ofensivas mais avançadas em campo e são, com frequência, os maiores goleadores da equipe.
"A função é alimentar a equipe através da capacidade dele e definir o jogo com possibilidade, com criatividade ou com bolas paradas, é o cérebro do time", explicou Emerson Leão, ex-técnico de futebol.
O meia-armador ou meia de ligação são considerados os jogadores mais importantes de uma equipe, já que são responsáveis pela criação de lances ofensivos das equipes. Geralmente, os jogadores desta posição recebem a camisa 10, mas, devido ao numeração fixa em alguns países, esta prática vem se dissipando.
Normalmente, no voleibol moderno, o líbero entra no lugar do central do fundo e permanece na quadra até que, no rodízio, o outro central vá para o fundo (e, hipoteticamente, o líbero iria para a zona de ataque), dando lugar para aquele central que havia sido substituído; O líbero volta no rally seguinte, novamente no ...
O líbero entra em campo para substituir um jogador menos hábil no passe ou na defesa, muitas vezes o médio-ofensivo. Na ficha de jogo, atualmente são permitidos dois líberos, e um líbero também pode ser substituído por outro líbero.
O que significa 4-4-2 4-3-3 e 3-4-3 no futebol de campo?
Os esquemas são tipicamente identificados por três números, que indicam o número de jogadores na defesa, meio-campo e ataque, respectivamente. A FIFA reconhece 8 sistemas táticos (4-3-3; 4-4-2; 3-5-2; 3-4-3; 4-5-1; 5-3-2; 4-1-4-1; 4-2-4).
O 4-3-3 é uma formação que utiliza uma linha de quatro defensores - composta por dois zagueiros e dois laterais - atrás de uma linha de meio-campo com três jogadores.
O que poucos sabem é que Pelé usou a camisa 10 no primeiro título mundial da seleção brasileira, em 1958 na Suécia, por obra do acaso — ou melhor, da escolha premonitória de um dirigente uruguaio.
O Meia-Ofensivo, representado pela sigla MEI (CAM em inglês – Central Attacking Midfielder), por sua vez, é um tipo de meio campista que joga mais avançado, em uma posição mais adequada para o ataque.
O Fenômeno também “abriu mão” do número 9 em um período de sua carreira. Ronaldo utilizou 99 quando defendia o Milan. Em 2009, o Corinthians chegou a planejar uma ação para que ele vestisse a numeração em alusão aos 99 anos do clube.
O místico número eternizado por Pelé no futebol mundial tem um peso grande em quase todos os clubes do Brasil. A exceção da regra é justamente o Glorioso. Entre os botafoguenses, a camisa 7 é o equivalente da 10 para a maior parte dos clubes brasileiros.
Bingo: é exatamente o 8. Ele está sempre reforçando o ataque, mas não é um atacante; está o tempo todo protegendo a defesa, mas não é um zagueiro. Não pode ser um mero caçador, porque precisa criar na frente; não pode ser um simples criador, porque precisa caçar atrás.
O número 9 tem um significado histórico no futebol brasileiro, sendo associado a grandes atacantes que deixaram sua marca no esporte. Assumir este número representa não apenas uma oportunidade, mas também uma grande responsabilidade para Endrick.
Além de Arrascaeta e Scarpa: veja outros craques que jogam ou já jogaram com a camisa 14. Germán Cano é outro atleta no futebol brasileiro que se destaca por usar a 14. Casemiro, volante da Seleção Brasileira, utiliza esse número quando está atuando pelo Real Madrid.