“Bandido”era resultado do cruzamento das raças Simental e Nelore. Foi submetido a tratamento quimioterápico. Respondeu bem ao tratamento e continuava com as suas apresentações e propagandas.
O touro Bandido foi conceituado melhor touro de rodeio brasileiro reconhecido internacionalmente por derrubar rapidamente os peões que tentavam montar nele. Ele derrubou mais de 200 competidores, teve mais de 70 filhos, diversos clones e cerca de 2 mil doses de sêmen congelados, uma genética considerada de ouro.
Ele pesava uma tonelada e pertencia ao empresário Paulo Emílio Marques. Sua rotina era regrada: incluía alimentação balanceada, exames constantes, exercícios físicos como natação e caminhadas. O touro Bandido se aposentou em 2008.
No vasto universo das raças bovinas, uma se destaca pela sua fama de feroz e indomável: o Miura. Este touro bravo, de origem espanhola, é considerado por muitos como a raça bovina mais furiosa do mundo.
“Bandido”era resultado do cruzamento das raças Simental e Nelore. Foi submetido a tratamento quimioterápico. Respondeu bem ao tratamento e continuava com as suas apresentações e propagandas.
Entre os maiores momentos do touro na arena, se destaca o único peão que conseguiu montar por 8 segundos o Bandido. Esse feito foi realizado por Carlos de Jesus Boaventura, em 2001, no rodeio de Jaguariúna, São Paulo.
O enterro dele foi no Parque do Peão de Barretos, onde foi feito um monumento em sua homenagem. Pelo menos três clones de Bandido foram produzidos. O famoso touro teve cerca de 70 filhos e deixou mais de duas mil doses de sêmen congeladas.
A média de peso de um touro de rodeio varia entre 700 e 800 quilos. O touro Bandido aposentou-se em setembro de 2008, mesmo ano em que recebeu o diagnóstico de câncer de pele maligno, na área dos olhos. Ele chegou a passar por quimioterapia, mas a doença se espalhou pela cabeça, pulmão e garganta.
E somente um competidor de rodeio, parou em sua lomba por 8 segundos, Carlos de Jesus Boaventura, que venceu o animal em 2001 em Jaguariúna, interior de São Paulo.
Constituída por várias outras raças da Europa, o Miura é considerado uma das raças mais bravas da história e usada no Brasil para produzir touros de rodeio. Se você acha que a raça Nelore é brava é porque você nunca se deparou com um touro da raça Miura.
Tião concentrou todas as suas forças para domar Bandido. Ele tentou montar o touro, porém, foi derrubado e ficou entre a vida e a morte. Tião terminou a novela como campeão de Barretos, mas sem domá-lo.
O Miura, bovino mais furioso do planeta, é descendente mais próximo do Bos taurus, famoso primitivo que deu origem a todas as raças, o também feroz e agressivo Auroque, já extinto. Você já deve ter ouvido falar do Miura, ele é o mais conhecido touro das famosas touradas (brigas) espanholas.
Entre seus maiores momentos, foi quando o peão Carlos de Jesus Boaventura, em 2001, conseguiu realizar um feito único: montar Bandido por 8 segundos. No entanto, em 2008, foi descoberto no animal um câncer de pele maligno próximo ao olho esquerdo, deixando-o impossibilitado.
O animal pertenceu ao empresário rio-pretense Paulo Emílio Marques, dono da Cia de Rodeio Paulo Emílio. O Boi Bandido era o traiçoeiro touro de rodeio e que até se jogava em cima dos competidores para que ninguém completasse os 8 segundos em cima de sua garupa.
O atacante ficou no país asiático por nove anos, defendendo ainda Hebei FC, Guangdong South China e Guangzhou FC, voltando ao Brasil para defender o América-MG, em 2022. Em duas temporadas, apesar dos problemas físicos, Aloísio disputou 70 partidas, com 16 gols e seis assistências.