Mas, ao contrário dos receituários A e B, nem todo receituário do tipo C exige a notificação de receita. No entanto, a receita C1 branca exige a notificação, já que é emitida em 2 vias: uma retida na farmácia e outra que fica com o paciente.
A receita C1 branca é um receituário de controle especial. Afinal, ela é usada para prescrever e dispensar medicamentos que são classificados pela Anvisa como “outras substâncias sujeitas a controle especial em 02 vias”.
Receita de Controle Especial - Receita tipo “C” – Cor Branca Para medicamentos relacionados nas listas C1 (Outras Subst. Sujeitas a Controle Especial em 02 vias): A primeira via (farmácia ou drogaria) e segunda via, para o paciente. Validade após prescrição: 30 dias. Válida somente no estado emitente.
Receitas de cor branca são usadas para remédios que possuem tarja vermelha, ou seja, que podem ser comercializados sem receita. Algumas necessitam de controle especial, e por isso, você irá receber duas vias da receita – uma delas ficará na farmácia e a outra fica com você. Antibióticos são prescritos desta forma.
RECEITA BRANCA COM DOIS MEDICAMENTO, C1 E B1. COMO DISPENSAR?
O que é C1 remédio?
Prescrição Médica Necessária (C1): Este medicamento é classificado como C1, o que significa que a sua dispensação é controlada e requer prescrição médica.
Existem diferentes tipos de receita branca. Geralmente, essa é a cor padrão para receituários com medicamentos isentos de prescrição (MIP), como analgésicos e antitérmicos.
A receita C2 serve para dispensar medicamentos retinoicos de uso sistêmico. Como essa é uma das classes de remédio controlado, sua prescrição obedece a uma série de normas específicas.
Deve ser prescrito em Notificação de Receita B (azul) de forma legível, sem rasuras e contendo os seguintes dados obrigatórios: ❖ Identificação do paciente: nome completo, endereço completo do paciente; ❖ Nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dose ou ...
Notificação de receita C - tem cor branca e é usada para anabolizantes, antirretrovirais, retinóicas de uso tópico, retinóicas de uso sistêmico e talidomida.
A substância zolpidem está relacionada na lista B1, portanto deverá ser prescrita em Notificação de Receita B1 (azul), no entanto o adendo 4 desta lista informa que o zolpidem, quando prescrito na dose de até 10mg/comprimido, deverá ser prescrito em Receita de Controle Especial (branca) em duas vias.
Receita C1 é o documento que autoriza a dispensação de anticonvulsivantes, antiparkinsonianos, antidepressivos e antipsicóticos. Essas classes de medicamentos fazem parte da lista C1 de substâncias controladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Como fica a dispensação de medicamentos controlados 2023?
A entrega de medicamentos controlados continuará a ser realizada na residência dos brasileiros. A entrega remota desses medicamentos, que foi permitida durante a pandemia de Covid-19, agora faz parte permanentemente da legislação atual da Anvisa, conforme estabelecido na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 812/2023.
O zolpidem é um medicamento com receita do tipo B1 azul. Além da receita que fica com o paciente, de cor branca, é emitida uma notificação de cor azul.
O tramadol é vendido em embalagens com tarja preta, exigindo a apresentação da receita tipo A2 (amarela). Isso porque o remédio pertence ao grupo A2, que reúne as substâncias entorpecentes de uso permitido somente em concentrações especiais.
Documento necessário para a compra de anabolizantes, a receita C5 segue normas específicas. Essas regras tem por objetivo restringir o acesso aos fármacos, que não devem ser utilizados para fins estéticos ou de ganho de massa muscular – como popularmente se imagina.
Receitas azuis têm ainda numeração controlada e devem ser acompanhadas por uma receita branca – a via azul fica na farmácia e a via branca fica com o paciente.
Qual é a receita de quetiapina? Para adquirir o hemifumarato de quetiapina, é necessário levar à farmácia uma receita branca do tipo C1. Esse formato de prescrição é conhecido como receita de controle especial e é entregue em duas vias pelo médico.
A sertralina tem tarja vermelha e receita do tipo C1 branca. Portanto, é um medicamento de uso controlado. Por isso, é preciso ter uma receita em duas vias para comprar. A validade da receita de sertralina é de 30 dias, e a quantidade prescrita não deve superar o suficiente para 60 dias de tratamento.
Como dito anteriormente, a receita azul prescreve medicamentos psicotrópicos e psicotrópicos anorexígenos. Nesse sentido, a Receita Azul tipo B1 é utilizada para prescrever os medicamentos psicotrópicos e a Receita Azul tipo B2 é utilizada para prescrever medicamentos psicotrópicos anorexígenos.