A origem da moqueca de peixe é um debate até hoje. Enquanto os baianos juram que a receita original, composta por azeite de dendê e com leite de coco é oriunda da Bahia, os capixabas ignoram por completo essa história, ressaltando que a moqueca é um prato tradicional do Espírito Santo.
Com influências indígenas, portuguesas e africanas, a moqueca é um dos pratos mais conhecidos do Brasil. O saboroso ensopado, geralmente à base de peixe ou frutos do mar, pode ser preparado à moda baiana, capixaba ou paraense, desde que seja na panela de barro!
Para alguns estudiosos da gastronomia brasileira, a origem da moqueca brasileira remontaria à peixada trazida pelos portugueses, à qual os africanos teriam acrescentado ingredientes da sua tradição culinária.
🔥 COMO FAZER MOQUECA DE PEIXE(TILÁPIA) ❤️ Simoniramos
Qual é a região da moqueca?
Origem da moqueca de peixe
Enquanto os baianos juram que a receita original, composta por azeite de dendê e com leite de coco é oriunda da Bahia, os capixabas ignoram por completo essa história, ressaltando que a moqueca é um prato tradicional do Espírito Santo.
A moqueca é um ensopado, geralmente à base de peixe e/ou frutos do mar, temperado com ervas e pimentas. Existem muitas variações que utilizam leite de coco, azeite de dendê, jambu, coentro, urucum, entre outros.
Por isso, recomenda-se o uso de peixes que sejam mais firmes e que tenham couro, pois assim manterão a consistência durante o cozimento. Alguns dos peixes mais utilizados são robalo, badejo, dourado, namorado, cação e garoupa, que são peixes de cor clara, consistentes e muito saborosos.
Enquanto o guia TasteAtlas colocou a moqueca baiana entre os 20 melhores pratos, levando a 19ª posição no ranking, a moqueca capixaba ficou em 92ª. Já a moqueca feita no restante do país ocupa a 31ª posição, com nota 4,5 de 5.
Reconhecida por lei como prato típico do estado e patrimônio cultural imaterial, a moqueca também tem um dia no calendário oficial de eventos do Espírito Santo: 30 de setembro.
O peixe é uma proteína leve e rica em gordura boa, o que torna o prato típico do Espírito Santo saudável. Além disso, ela leva tomate, cebola e colorau, que é fonte das vitaminas A, B2 e C. O colorau também tem ferro, fósforo, potássio e cálcio.
A Moqueca Capixaba é referência do Espírito do Santo e conhecida principalmente devido ao seu sabor e aroma inconfundíveis. Além disso, o prato é um feito essencialmente capixaba, trazido pelos índios há mais de 400 anos.
A moqueca, de origem indígena, tem uma cor predominantemente vermelha por causa do uso do urucum. A palavra moqueca vem da língua africana ("mu'keka") e significa caldeirada de peixe.
Entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca, a muma de siri e a caranguejada. Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo.
Como se vê, grafa-se “moqueca” com a sílaba “mo”. Em algumas regiões do Brasil, a pronúncia /muqueca/ pode induzir algum usuário da língua portuguesa a escrever equivocadamente “muqueca” (com a sílaba “mu”). Feita com badejo ou com frutos do mar, que se coma corretamente e que sempre se escreva “moqueca”.
De acordo com os historiadores, a moqueca é uma refeição que teve origem antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil. Assim como outros pratos da gastronomia capixaba, passou por uma intensa mistura de culturas: colonizadores europeus, indígenas e africanos.
Moqueca Capixaba: O urucum é um dos ingredientes essenciais na preparação da moqueca capixaba, dando cor e sabor característicos ao prato. Arroz de carreteiro: No sul do Brasil, o urucum é utilizado no preparo do arroz de carreteiro, conferindo-lhe uma cor avermelhada e um sabor único.
Os vencedores do 1º Concurso da Moqueca foram divulgados neste sábado (9) na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador. O chef Danilo Amaral levou o troféu Dendê de Ouro para Santa Cruz de Cabrália. A Moqueca de Peixe do Maroca, do Restaurante Maroca Praia, foi a vencedora do concurso.
Vinhos brancos de Riesling ou de Sauvignon Blanc são ótimos para não competir com a potência das duas receitas. Um bom champagne ou espumante brut também é fenomenal com qualquer moqueca por ter o equilíbrio certo entre uma bebida estruturada e o frescor da acidez.
Qual a diferença entre a moqueca capixaba é a moqueca baiana?
A principal diferença entre os pratos do Espírito Santo e da Bahia é que os baianos não abrem mão do leite de coco, pimentão e do azeite de dendê enquanto a receita dos capixabas não conta com os três ingredientes e costuma ter tintura de urucum, peixe, gotas de limão, tomate, cebola, coentro e azeite.
Este prato tem muitas variações, de acordo com historiadores é uma refeição que teve origem antes mesmo dos portugueses chegarem ao Brasil. Para alguns estudiosos da Gastronomia, a moqueca remete a peixada, trazida pelos portugueses, a qual os negros acrescentaram seus ingredientes habituais da África.
Quais são as moquecas que são apreciadas em Sergipe?
Servida em todo o Estado Sergipano com destaque em seu litoral e em regiões ribeirinhas, a moqueca pode ser de peixe, aratu, ostra, sururu, siri, caranguejo, guaiamum, camarão de água doce ou salgada, pitu e entre outros.