O Luxemburgo é um país de tradição cristã. Os feriados e muitas tradições duradouras estão diretamente ligados às práticas católicas. 67% da população luxemburguesa era católica aos 12 anos de idade. No entanto, apenas 41% dos inquiridos admitiram continuar a ser católicos.
Apesar de não haver religião oficial do Estado, uma lei de 2015 aprovou formalmente convenções entre comunidades religiosas e o Estado. O reconhecimento oficial é concedido a seis comunidades religiosas: Igreja Católica, Comunidade Judaica, Igreja Protestante, Comunidade Muçulmana, Igreja Anglicana e Igreja Ortodoxa.
A cultura de Luxemburgo resguarda muitos elementos oriundos de seus países vizinhos, especialmente da França e da Alemanha. Entre os principais desses elementos, estão os idiomas. O país apresenta três línguas oficiais, que são o alemão, o francês e o luxemburguês, sendo este um idioma essencialmente oral.
A maior religião da Europa é o cristianismo enquanto que outras religiões, como por exemplo o Islamismo, hinduísmo, budismo e judaísmo, existem com menor número de adeptos.
A Suíça é um país marcado pelo cristianismo, com uma população cuja maioria pertence à Igreja Católica ou à Igreja Evangélica Reformada. Ambas as igrejas são reconhecidas pelo direito público e estão sujeitas aos cantões. A liberdade religiosa também permite a existência de outras comunidades religiosas.
LUXEMBURGO: não possui Bíblia traduzida em luxemburguês
Qual é a religião da Suécia?
Com seus 5,7 milhões de fiéis, a Igreja da Suécia continua sendo a maior Igreja luterana do mundo e a confissão cristã predominante no país, mas nos últimos 20 anos tem registrado um progressivo declínio, com o recorde negativo de batismos alcançado este ano.
A religião na Noruega é principalmente o cristianismo luterano, com 71,5% da população pertencente oficialmente à Igreja Evangélica Luterana da Noruega em 2016. A Igreja Católica é a segunda maior igreja cristã com cerca de 2,4% da população. 13,0% da população não pertence a nenhuma filiação.
As estimativas mais confiáveis dão conta de 65% de católicos na França, 6% de muçulmanos (de expressões bem diversas) e 2% de protestantes. Os ateus, agnósticos e sem religião somam 25% da população.
De acordo com a pesquisa realizada em 2011 pelo Instituto Central de Estatísticas de Israel, 75,3% da população total de Israel é constituída de judeus (5.837.000 indivíduos). 20,5% são seguidores do Islã (1.587.000 pessoas). As demais religiões somam 4,2% da população (322.000 pessoas).
Apesar das mudanças no campo religioso português nas últimas décadas, fruto da passagem para a democracia, da Lei de Liberdade Religiosa e da imigração, o catolicismo mantém o seu domínio inalterado.
Antes da transição de Portugal para a democracia, muitos portugueses partiram para outros países. Na época, Luxemburgo era particularmente receptivo aos migrantes de outros países de maioria católica. É por isso que, hoje, os portugueses e os descendentes de portugueses constituem cerca de um sexto da população.
A Bouneschlupp é uma deliciosa sopa tradicional feita com feijão verde, cebolas, legumes e toucinho fumado. Esta sopa pode ser servida com Mettwurst. É o prato principal tradicional servido no inverno. O Judd mat gaardebounenen é um prato à base de pescoço de porco fumado e favas.
Apontado como um dos menores países da Europa localizado entre Alemanha, França e Bélgica, Luxemburgo é beneficiado pelo seu papel como centro financeiro — com 118 instituições internacionais de crédito, aponta o Banque Central local.
Existem três línguas oficiais no Luxemburgo: francês, alemão e luxemburguês. Esta última, língua nacional do Luxemburgo, só foi reconhecida como tal em 1984. Paralelamente, são bastante faladas outras línguas no país como o italiano, inglês e português, assim como línguas nórdicas e eslavas.
Os habitantes montam grandes fogueiras nas suas aldeias. Depois de uma procissão de tochas, as fogueiras são acesas ao anoitecer para afugentar simbolicamente o inverno. Esta é a ocasião para uma grande festa nas cidades e aldeias, com degustação de pratos tradicionais luxemburgueses.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
De acordo a pesquisa, realizada com 63.898 pessoas em 65 países, 57% dos entrevistados em Israel disseram que não ser religiosos; 8% responderam ser ateus convencidos; 30% se consideraram religiosos; e 5% não souberam ou se recusaram a responder.
Considerando o país reunificado, 60% da população é católica ou protestantes. Em número absolutos aproximados, são 30 milhões de protestantes, 28 milhões de católicos, 1,6 milhão de muçulmanos e 200 mil judeus.
O maior grupo religioso da Itália é o Catolicismo, que abrange cerca de 80% dos italianos. É na capital da Itália, Roma, onde se situa a Santa Sé, a sede da Igreja Católica, no enclave do Vaticano.
A Finlândia, é considerada o quarto país mais cristão da Europa. Cerca de 91% da população do país nórdico é cristão, sendo 60% do luteranismo, 27% da Igreja Ortodoxa Finlandesa e 4% pertencentes a outras religiões cristãs.
O Protestantismo Luterano é a religião oficial da Dinamarca, mas sua influência na sociedade dinamarquesa não se assemelha nem um pouco ao poder exercido, por exemplo, pelo Islaminsmo no Irã, onde, depois da revolução que depôs o xá Reza Pahlevi, em 1979, os aiatolás (altos dignitários na hierarquia religiosa ...
Religiões: Cristianismo 96,4% (protestantes 88,5%, outros 7,9%), sem religião e ateísmo 2,2%, outras 1,4%. Esperança de vida ao nascer: 81,6 anos. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,869.