No Brasil. A surpresa por ter encontrado a maior safira do mundo faz lembrar do momento em que a maior esmeralda já registrada foi descoberta no Brasil. O fato aconteceu em 2001 e trouxe grande tumulto: tudo porque a gema foi encontrada em Pindobaçu, que fica perto de Salvador -- e foi parar nos Estados Unidos.
As melhores safiras vêm da Caxemira (Índia), da vila de Soomjam, mas as jazidas estão praticamente esgotadas. Ótimas gemas vêm de Myanmar (Ratnapura) e as maiores, da Austrália. É rara no Brasil, existindo no Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.
No Brasil, as ocorrências de safira estão presentes principalmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais, e correspondem a depósitos alúvio-coluvionares.
Diamante Vermelho. Por sua extrema raridade, a pedra preciosa conhecida por Red Diamond já protagonizou histórias de aventura dos mais cultuados filmes de Hollywood. ...
A propriedade policromática da safira falsa também é óbvia. Pode ser visto a partir da tabela como azul-verde e amarelo claro. A cor de uma safira falsa geralmente tem um tom cinza muito forte. É comum principalmente com diferentes tons de azul-verde, ocasionalmente roxo ou outra cor.
Avaliar uma safira de qualidade significa observar sua cor, clareza, corte e tamanho. Os melhores têm uma cor azul intensa e profunda e são muito límpidos. Além disso, devem ter um corte que os faça brilhar muito e ter um tamanho grande.
O topázio azul e as safiras são pedras preciosas e preciosas que são apreciadas pela sua cor azul. O topázio azul é geralmente menos caro do que as safiras, mas é também menos raro.
e foi construído sobre 12 camadas de pedras de alicerce ornamentadas de pedras preciosas: A primeira camada era de jaspe; A segunda de safira; A terceira de calcedônia; A quarta de esmeralda; A quinta de sardônio; A sexta camada era de sárdio; A sétima de crisólito; A oitava de berilo; A nona de topázio; A décima de ...
Em seu estado natural, conhecido coríndon, poderia alcançar um alto valor de mercado, porque, "mesmo se for encontrado apenas um quilo de safira azul transparente dentro da rocha, acreditamos que pode valer mais de US$ 100 milhões (o equivalente a R$ 565 milhões)", segundo Surnaga.
A ampla paleta de cores da safira vai do azul profundo ao rosa intenso, passando também pelo amarelo, laranja e verde. As safiras azuis sempre foram as mais apreciadas por seu tom rico e suntuoso: ultramarino, azul royal, azul celeste, com nuances variando de acordo com a origem da pedra.
Os gemologistas, profissionais especializados no estudo das pedras preciosas, afirmaram que a safira do Sri Lanka é uma das "gemas mais raras do mundo", segundo informações da CNN Internacional.
É a pedra da fidelidade e afeto, indicada para quem quer viver uma relação estável e duradoura. Funciona como a guardiã do amor promovendo a fidelidade e sintonizando os sentimentos entre os envolvidos. A safira facilita a meditação, acalma a mente e ajuda a estimular a concentração.
As safiras brancas são uma variedade do mineral Corundum, assim como as safiras azuis tradicionais. Elas são conhecidas por sua aparência incolor ou branca, que é causada pela falta das impurezas que dão suas cores a outras safiras. Eles são classificados com base em sua clareza, corte e tamanho.