Qual é a sequência ideal para uma frenagem perfeita?
Sabendo disso, o mais ideal para uma frenagem correta é inclinar o corpo um pouco para trás, tentando deixar o peso no centro da moto, equilibrando o atrito. Na hora de realizar uma frenagem, várias coisas acontecem em centésimos de segundo, por isso o reflexo e o tempo de reação do piloto são cruciais.
“É preciso que o pedal do freio seja pressionado firmemente, até o veículo parar por completo, alerta Hanashiro. “O ABS também permite fazer o desvio de trajetória durante a frenagem, algo impossível com as rodas travadas.”
Uma motocicleta tipo “street”, seja uma CG 160 ou uma CB 650F, tem no freio dianteiro seu comando principal, prioritário. É ele que deve ser acionado com mais energia, cabendo ao freio traseiro um papel coadjuvante.
Para uma parada básica que não seja de emergência, mantenha sua motocicleta na posição mais vertical possível e acioneos freios dianteiro e traseiro de forma suave e controlada. Acione a embreagem e reduza a marcha conforme for desacelerando.
Técnicas de Frenagem de Moto | Harmonia no Trânsito
Como frear a moto sem deixar morrer?
Em uma parada normal, você deve manter a moto na posição mais vertical, acionando os freios de maneira suave. Conforme for desacelerando, acione a embreagem e reduza a marcha, sem deixar o motor morrer. Mantenha sempre a cabeça erguida e a visão para a frente.
Comece a frear pressionando o pedal o máximo possível. 3. Puxe a alavanca do freio rapidamente, mas sem movimentos bruscos. Quando as pastilhas do freio estiverem totalmente engatadas, aumente rapidamente a pressão de frenagem, em quantidades significativas.
Frear durante a curva pode tirar o veículo da faixa de rolamento ou até mesmo travar as rodas. Caso seja preciso frear durante a curva, pise levemente no pedal. Do contrário, o pneu do veículo perde a aderência no asfalto devido à força centrífuga, que tende jogar o carro para fora da pista.
👉 Frear durante a curva pode tirar o seu veículo da faixa de rolamento ou travar as rodas do automóvel, pois, os pneus perdem a aderência ao solo, devido à força centrífuga. ❎Por isso, não freie durante a curva!
Quando se está aprendendo a dirigir, é comum achar que o carro vai morrer se o freio for acionado antes da embreagem. Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva.
Se você não apertar a embreagem em certo momento, a moto apagará. Se apertar, perderá o freio motor. Se usar o freio traseiro, a moto sairá de lado. Se usar o dianteiro, cairá de frente.
Outra dica para quem deseja saber como frear a moto em alta velocidade é: enquanto diminui a aceleração, acione o freio suavemente. Sendo assim, não deve haver uma lacuna grande de tempo entre a aceleração e o acionamento dos freios. Ao soltar o acelerador, aperte o freio dianteiro em um movimento suave.
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.
Para a frenagem correta, pise fundo no freio, com firmeza e rapidamente, mas não de uma só vez. Você vai sentir a força do freio pulsando sob seu pé, por isto, coloque pressão no pé esquerdo contra o apoio dos pés para estabilizar o corpo, não se assuste e nem solte.
Evite andar próximo dos demais veículos (à frente, ao lado e atrás), mantenha a velocidade compatível com a via, com o trânsito, com o tipo de operação, com a carga, com as condições do veículo e com as suas condições físicas e psicológicas.
Frenagem de emergência: o que fazer na hora? Como vimos, sem o sistema ABS é totalmente contraindicado “pisar com tudo” no freio. Isso porque os freios comuns demoram mais para agir e geram os efeitos indesejáveis do travamento das rodas. E da consequente perda de controle da direção do carro.
2. Reduza a velocidade antes de entrar em curvas. Se tratando de curvas, é preciso ter o máximo de controle sobre o automóvel para que a manobra seja feita de forma precisa, principalmente em curvas mais fechadas. Portanto, desacelere.
Nas curvas o carro deve andar numa velocidade menor 20 km/hora do que na reta. Pise no freio antes de entrar nela. Fique atento à sinalização da rodovia. Acionar o freio dentro da curva é bem arriscado, pois há grandes as chances de você de perder o controle do carro.
O significado disso é intuitivo: se ao vetor lateral, o de velocidade na curva, for somado o longitudinal, no caso o ato de frear na curva, a resultante dos dois vetores pode ultrapassar o limite de aderência, o que fatalmente levará a uma derrapagem.. Essa é a única razão do conselho de não frear na curva.
Para mais segurança nas curvas, é recomendável que o motorista sinalize com bastante antecedência para que outros veículos próximos consigam reduzir a velocidade. Além disso, é mais aconselhável não usar os freios e sim dar preferência ao freio motor.
Ao se aproximar de uma curva, diminua a velocidade de maneira apropriada e posicione seu carro na lateral da pista que é oposta à direção da curva. Se a estrada for para a direita, por exemplo, vá para o lado esquerdo da sua pista.
Na hora de parar a moto ou reduzir sua velocidade, o freio traseiro deve ser acionado primeiro — travar as rodas dianteiras pode causar acidentes. Mas, ao contrário do que muitas pessoas fazem, ambos os freios são importantes para uma frenagem correta.
O pedal do freio deve ser acionado até o fundo, sem medo, e mantido assim até a parada do veículo. Não se preocupe com a trepidação: Conforme dito anteriormente, o ABS altera a pressão entre rodas para evitar o travamento, e esta alternância gera trepidação no pedal do freio.