A tônica ou tónica, grau tonal, base, ou fundamental na teoria musical é um dos graus da escala musical, na música tonal e no modo maior da escala diatônica representa o primeiro grau, isto é, a primeira nota da escala ou do modo, localizado antes do grau supertônica.
Sílaba tônica: corresponde a sílaba que é pronunciada com maior intensidade sonora. Sílaba átona: corresponde a sílaba que é pronunciada com menor intensidade sonora.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/ prótons.
Como identificar oxítona, paroxítona e proparoxítona?
1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
Sílaba tônica é a sílaba da palavra que possui maior intensidade, o que faz com que seja pronunciada com mais força. Por exemplo, quando pronunciamos a palavra “engraçado”, colocamos uma força maior na sílaba “ça”, já que ela é a tônica. Essa palavra é uma paroxítona, pois “ça” é sua penúltima sílaba.
Se você tem a partitura da música, olhe sempre para o seu início, ao lado da clave. Veja se tem bemóis, sustenidos e quantos são; a partir disso, poderemos dizer qual é o tom da música. Por exemplo, se na armadura tivermos apenas um sustenido, sabemos que a música está em sol maior ou mi menor.
I grau = TÔNICA é o primeiro grau, dá o nome à escala e ao tom. É o grau principal da escala. IIgrau = SUPERTÔNICA ou SOBRETÔNICA é o segundo grau, encontra-se um grau acima da tônica. IIIgrau = MEDIANTE é o terceiro grau, encontra-se no meio dos dois graus importantes, I e V.
Por exemplo, uma palavra como “medico” (sem acento), deve ser lida com a penúltima sílaba tônica: “meDIco”. Quando queremos nos referir à profissão, o acento tônico recai na antepenúltima; então vamos indicar isso através de um acento: “Médico".
Palavras paroxítonas apresentam tonicidade na penúltima sílaba. Paroxítonas são as palavras que possuem tonicidade na penúltima sílaba. São acentuadas apenas as paroxítonas acabadas em: “ã(s)”, “ão(s)”, “i(s)”, “on(s)”, “um”, “uns”, “us”, “l”, “n”, “ps”, “r” e “x”.
Se você está se perguntando o que é paroxítona, vamos te responder: São paroxítonas todas aquelas palavras que contam com acentuação tônica em sua penúltima sílaba. Exemplos: camelo, carro, automóvel, barco, revólver, serpente, fênix, álbum…
Como saber se as palavras são oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas?
Na língua portuguesa, as palavras podem ser classificadas como: oxítona, paroxítona e proparoxítona. Essa definição é feita observando onde está a sílaba tônica, ou seja, onde recai o acento (se a palavra tiver acento).