A soma dos 50 primeiros números naturais pode ser calculada pela fórmula: S = (n * (n + 1)) / 2 Onde "n" é o número de termos, que neste caso é 50. Substituindo na fórmula, temos: S = (50 * (50 + 1)) / 2 S = (50 * 51) / 2 S = 1275 Portanto, a alternativa correta é a letra b) 1275.
Para encontrar o 50º número ímpar positivo, podemos usar uma lógica simples. O primeiro número ímpar positivo é 1, o segundo é 3, e assim por diante. A sequência dos números ímpares positivos começa com 1 e aumenta de 2 em 2. Portanto, o 50º número ímpar positivo é 99.
Os números ímpares são os elementos do conjunto dos números inteiros que não são pares, ou seja, são os números que terminam com algum dos algarismos 1, 3, 5, 7 ou 9.
De novo, zero é par, pois o conjunto vazio pode ser dividido em dois grupos de zero itens cada. Os números pares e ímpares alternam-se. Começando em qualquer número par, contar duas unidades para a esquerda ou para a direita alcança-se outro número par, e não há qualquer razão para ignorar o zero.
Qual é a soma dos 50 primeiros números ímpares positivos?
onde S é a soma dos termos, n é o número de termos, a é o primeiro termo e r é a razão. Portanto, a soma dos 50 primeiros números ímpares positivos é 2.500.
Devemos compreender o que é dito como ordem par e ordem ímpar, pois pode surgir a confusão que o que deve ser feito é “somar os números pares e somar os números ímpares”, mas não é isso que é pedido. Ordem par e ordem ímpar diz respeito a ordem dos algarismos do número, partindo da esquerda para direita.
Qual e a soma dos quinze primeiros números pares positivos?
Atenção! Respota gerada pela Iara - Brasil Escola! Onde S é a soma dos termos, n é o número de termos, a1 é o primeiro termo e an é o último termo. Portanto, a soma dos 15 primeiros termos da PA é 495.
Ao se somar um número positivo com um número negativo, basta pegar o maior número, em módulo, e dele subtrair o módulo do menor número. Caso o maior número, em módulo, seja negativo, deve-se colocar um sinal negativo no resultado. Se o maior número for positivo, o resultado será positivo.
Assim, são 990 números pares e ímpares de 11 a 1000 e, portanto, 495 números ímpares. A soma dos números ímpares que vão de 10 a 1000 é igual a 249975.