Quando a lava chega à superfície, ela pode apresentar temperaturas que variam entre 700 °C a 1.200 °C. Sua viscosidade — isto é, o quanto facilmente ela pode escoar — depende exclusivamente da composição do fluido e não da temperatura.
Em princípio, todos os elementos que apresentam ponto de fusão inferior à temperatura da própria lava, estimada entre 800 °C e 1200 °C, são engolidos pelas correntes de lava e integrados em sua massa: casas, estradas, mobiliário urbano, instalações industriais e agrícolas, etc.
Lava (do italiano lava, derivado do latim labes: queda, declive ou penetrante) é a designação dada ao material geológico em fusão, com temperatura em geral entre os 600 °C e os 1250 °C, que um vulcão expele durante uma erupção.
A lava fria, também conhecida como “lahar”, é uma mistura de detritos vulcânicos, como cinzas, areia e seixos, que desce pelas encostas de um vulcão durante o tempo chuvoso.
As larvas morreram acima de 36ºC e a temperatura ótima para emergirem adultos saudáveis foi de 34ºC. Operárias sobreviveram de 26 a 36ºC, a 38ºC morreram depois de cinco dias e a 45ºC morreram em 48 horas.
O magma pode se formar em profundidades maiores ou menores. Há magmas que se originam no interior da crosta terrestre, enquanto alguns outros podem ter sido formados no próprio manto. Normalmente as tempera- turas encontradas em magmas variam entre 700 e 1.200oC.
Entretanto, usando colisores de partículas, os cientistas já conseguiram registrar 1 x 1018 °C – sim, mais quente do que o Sol! Na Terra, a temperatura “natural” mais alta é a da lava de um vulcão, que chega a 1090 °C.
Antigamente pensava-se que a lava, ou fogo líquido, expelida pelos vulcões, viesse diretamente do núcleo terrestre. Mas hoje em dia sabe-se que não é bem assim. Através da cratera do vulcão a lava (mistura de rochas fundidas) é expelida para fora.
Magma é o material pastoso, formado a partir de rochas fundidas, que constitui o manto terrestre. Quando resfriado na superfície, dá origem às rochas ígneas ou intrusivas. Quando exposto na superfície terrestre, o magma passa a se chamar lava.
Estados Unidos: os Estados Unidos têm 165 vulcões do período Holoceno. Desses, 63 vulcões estão ativos desde 1800 e outros 42 desde 1950. 2. Japão: a nação asiática tem 121 vulcões em todo o seu território (a área total do país é de aproximadamente 378 mil Km²).
A viscosidade da água é baixíssima, o que significa que ela flui com muita facilidade. Já a lava pode ter viscosidades maiores do que 100 mil vezes a da água, por isso, ela escoa muito mais lentamente.
Os resultados obtidos mostraram que elevados períodos de exposição a baixas temperaturas (5°C) diminuem a sobrevivência das moscas, mas não inviabilizam a emergência de adultos. Altas temperaturas (30°C) não afetaram significativamente a sobrevivência dos insetos.
As larvas são frequentemente adaptadas a ambientes diferentes dos adultos. Por exemplo, algumas larvas, como os girinos, vivem quase exclusivamente em ambientes aquáticos, mas podem viver fora da água como sapos adultos.
Mesmo onde há vulcões, como Vênus e a lua jupiteriana Io, não há ocorrência de fogo, mas de magma e lava. No Sol e nas demais estrelas, não existem chamas, mas plasma; este é o quarto estado da matéria, formado por elétrons arrancados de seus núcleos atômicos por temperaturas de milhares de graus Kelvin.
De acordo com algumas pesquisas, a lava é preta durante o dia, vermelha à noite e torna-se branca quando em contato com a água. É um vulcão ativo e no seu topo existem duas crateras: uma inativa e outra com atividade vulcânica contínua, emergindo de pequenos montes conhecidos como “hornitos”.
O geocientista Dougal Jerram ensina o passo a passo para derreter uma rocha. Coloque seu forno a 700-800 °C, para rochas graníticas, ou a 1.100-1.200 °C, se você tiver rochas basálticas, ligue-o e espere.
O comportamento do núcleo terrestre atua de diferentes formas sobre nós. A primeira delas é o movimento das placas tectônicas. Como o núcleo é muito quente, ele aquece o magma que se encontra mais próximo, tornando-o menos denso e fazendo com que ele suba, enquanto o magma mais superior, que é mais “frio”, desce.
Quando a lava chega à superfície, ela pode apresentar temperaturas que variam entre 700 °C a 1.200 °C. Sua viscosidade — isto é, o quanto facilmente ela pode escoar — depende exclusivamente da composição do fluido e não da temperatura.
“Se no verão a larva leva de 8 a 10 dias para chegar à fase adulta, no inverno poderá levar até 20 dias por causa da temperatura da água. No calor, a fêmea se sente mais a vontade para se alimentar e colocar os ovos. Porém, os hábitos continuam os mesmos no inverno.
Eles simplesmente morrem nessa época do ano, pois não suportam as baixas temperaturas. Em geral, os pernilongos adultos morrem quando as temperaturas caem para perto dos 15ºC. A espécie só não entra em extinção porque nem todos os mosquitos estão na fase adulta nessa época do ano.