A órbita de Marte ao redor do Sol é extremamente elíptica. E porque a distância entre o Sol e Marte varia, a temperatura varia desde -125 graus Celsius no inverno Marciano até 22 graus Celsius no verão Marciano. A atmosfera Marciana é composta de mais de 95% de dióxido de carbono.
A última previsão de sobrevivência humana em Marte não é tão otimista: um estudo mostrou que humanos só conseguiriam viver no planeta vermelho por até quatro anos. O motivo? Os níveis altos de radiação torna qualquer extensão deste prazo improvável.
Sua órbita ao redor da estrela é bastante elíptica, o que explica a variabilidade na distância entre os dois. E é isso que causa a oscilação entre as temperaturas marcianas. Marte contém gelo nos polos, que não é feito de água, mas de gás carbônico – o “gelo seco” (que é abundante na atmosfera do planeta).
O que possibilita tal fato é a atmosfera, formada por 95% de gás carbônico. Os outros 5% correspondem a substâncias como o nitrogênio e o oxigênio. Por vezes, o céu de Marte fica rosado graças aos ventos fortes carregam a poeira para o alto.
Qual a Temperatura no Planeta Marte? - Space Today TV Ep.966
Tem oxigênio em Marte?
A fina atmosfera marciana é composta por 96% de dióxido de carbono, o que não ajuda muito os humanos que respiram oxigênio. Também é muito mais variável do que a atmosfera da Terra. “A densidade do ar pode variar por um fator de dois ao longo do ano, e a temperatura pode variar em 37,7ºC”, disse Hoffman.
As áreas vulcânicas ocupam cerca de 10% da superfície do planeta. Algumas crateras mostram sinais de erupção recente e têm lava petrificada nos cantos.
Até o momento, mesmo depois de décadas de missões não tripuladas para o planeta vermelho, não existem evidências sólidas ou diretas da vida em Marte. A superfície do planeta é seca e fria e nenhuma câmera flagrou nenhum organismo vivo vagando por ela.
Observe, na Tabela 1, que Marte é o planeta com o período de rotação mais semelhante ao da Terra, ou seja, os dias e as noites marcianas são muito parecidos com os terrestres. O planeta Vênus, por outro lado, é o que tem os dias e as noites mais longos quando comparados com a Terra.
Como Marte está mais afastado do Sol que a Terra, lá nossa estrela é menos brilhante e parece ter apenas cerca de dois terços do diâmetro aparente aqui. Os cientistas fotografam o Sol marciano para entender melhor a atmosfera do Planeta Vermelho — e até mesmo de todos os outros mundos do Sistema Solar.
Até hoje, cinco rovers da Nasa já pousaram em Marte, incluindo Sojourner (1997), Spirit (2004), Opportunity (2004), Curiosity (2012) e Perseverance (2020). Outras sondas, como da China e da antiga União Soviética, também conseguiram pousar no planeta.
Mesmo com um traje espacial, diversas funções corporais podem ser afetadas pela radiação cósmica e pela ausência de gravidade, que podem causar câncer e enfraquecimento dos ossos e músculos, por exemplo. A atmosfera de Marte é mais fina que a da Terra — corresponde a cerca de 60% da sua densidade.
Na Antártida não chove, nem tampouco neva. Em vez disso, muitas vezes o vento forte arranca pequenos pedaços de gelo do chão e os carrega consigo através da superfície - isso atrapalha bastante a visão humana, pois objetos muito próximos (com distância inferior a um metro) ficam invisíveis na nuvem branca que se forma.
A atmosfera Marciana é composta de mais de 95% de dióxido de carbono. Ventos solares dispersam a fina e fraca atmosfera porque Marte tem campos gravitacional e magnético muito fracos.
Um imenso reservatório de água líquida pode existir nas profundezas sob a superfície de Marte, dentro de rochas ígneas (eruptivas) fraturadas, contendo o suficiente para encher um oceano que cobriria toda a superfície do planeta vizinho da Terra.
As aranhas em Marte não são seres vivos, mas sim formações geológicas que se formam durante a primavera marciana. Durante o inverno, as temperaturas frias permitem que o dióxido de carbono (CO2) se condense e se assente na superfície como uma camada de gelo.
O planeta vermelho pode ter abrigado uma abundância de micróbios. Novos estudos sugerem que é possível que alguns micróbios resistentes tenham conseguido sobreviver no subsolo em um estado congelado.
Não há campo magnético e a atmosfera é extremamente fina, o que torna o planeta pobre em gases, calor e praticamente indefeso contra ventos solares e raios cósmicos que vêm do espaço.
Como os oceanos cobrem cerca de 71% da superfície terrestre e Marte carece de mares, as terras de ambos os mundos têm aproximadamente a mesma superfície. A composição da superfície é fundamentalmente de basalto vulcânico com um alto conteúdo em óxidos de ferro que proporcionam o vermelho característico da superfície.
Ao contrário da Terra, Marte não tem muitos dias nublados. O planeta vermelho tem uma atmosfera fina e seca, então as nuvens tendem a aparecer nos céus sobre o equador marciano quando o planeta está frio e mais distante do sol em sua órbita oval a cada dois anos terrestres.