em Geofísica do Observatório Nacional (ON/MCTI), Suze Guimarães, o núcleo da Terra está localizado a quase 3.000 km de profundidade da superfície terrestre e tem raio de aproximadamente 3.500 km. Suas altas temperaturas são similares às da superfície do Sol, podendo variar de 4.400° C a 6.000° C.
No passado geológico, a Terra era muito quente. Os cientistas calculam que ela se originou há cerca de 4,6 bilhões de anos, após uma grande explosão. Com o passar do tempo, houve um resfriamento lento e gradual, mas seu interior, rico em ferro e níquel, ainda guarda bastante calor.
O centro da Terra é sólido porque a força da pressão é tão esmagadora que os seus efeitos sobrepõem-se aos das temperaturas, evitando com que as moléculas permaneçam em estado de agitação. Essa pressão elevada contribuiu para o registro de médias térmicas semelhantes às existentes no sol.
Quando o núcleo da Terra esfriar, o campo magnético terrestre, essencial para a vida em superfície, ficará muito enfraquecido ou desaparecerá por completo. A radiação solar – corrente de partículas carregadas emitidas pelo Sol – nos atingirá diretamente e irá deteriorar nossa atmosfera.
Só que estudá-lo diretamente é impossível hoje: as pesquisas que chegaram mais longe conseguiram perfurar até cerca de 12 quilômetros de profundidade, e o núcleo do planeta está a mais de 5.000 km de distância.
Qual a maior profundidade que o homem já chegou na Terra?
O centro da Terra está a quase 6.400 quilômetros abaixo de nossos pés, mais precisamente a 6.370 quilômetros. Para conhecer as camadas da Terra de forma prática, podemos informar que o máximo de profundidade que o homem já chegou foi a 12,2 km, e que levou quase 20 anos.
Se um dia alguém quiser chegar realmente até o centro da Terra, precisará passar por várias camadas existentes no planeta (cada uma delas oferece uma constituição química diferente). Considerando um ponto plano no nível do mar, nos primeiros 35 km está a crosta terrestre, que é composta por material rochoso sólido.
Os vazamentos de hélio do núcleo da Terra não afetam nosso planeta nem têm implicações negativas, disse ele. O gás nobre não reage quimicamente com a matéria, portanto não terá impacto na humanidade ou no meio ambiente.
O que acontece se o núcleo da Terra parar de girar?
Se o núcleo da Terra parasse de girar, o efeito dínamo, responsável por produzir o campo magnético da Terra, iria acabar, bem como o próprio campo magnético terrestre.
Para se chegar à parte mais central do interior do planeta Terra, seria necessário perfurar cerca de 6.370.000 metros, ou seja, 6.370 quilômetros. O pesquisador da UFU explica que, devido à força da gravidade, todo o material terrestre exerce uma força peso em direção ao centro da Terra.
O caso mais "clássico" é o da Croácia, cujo território como que abraça a Bósnia e Herzegovina, onde fica em realidade o "centro geográfico", no seu conceito clássico, croata. O centro geográfico de Fiji fica no Oceano Pacífico entre as duas maiores ilhas que formam o país.
Nos mapa-múndi mais convencionais, o centro do mundo atravessa o Reino Unido, na Europa, e corta alguns países do continente africano. Convencionou-se que esse seria o “marco zero global” na Conferência Internacional do Meridiano, em Washington, Estados Unidos, no ano de 1884.
Os quasares são os núcleos ativos de galáxias distantes, alimentados por buracos negros supermassivos. E é justamente um desses corpos que detém o título de lugar mais quente do Universo atualmente: o quasar 3C273!
Incandescente! Nossa estrela tem uma temperatura de aproximadamente 15 milhões de graus Celsius. Sem ele, não teríamos luz, calor ou vida. Sua energia influencia a temperatura dos corpos celestes do Sistema Solar.
O Núcleo. Esta é a mais profunda e menos conhecida das camadas que compõem o globo terrestre. Assim como o manto e a crosta estão separados pela Descontinuidade de Mohorovicic, o manto e o núcleo estão separados por outra, a Descontinuidade de Gutenberg, que fica a 2.700-2.890 km de profundidade.
As camadas da Terra são três: crosta, manto e núcleo. Elas compõem a estrutura interna do nosso planeta e possuem particularidades que as definem, como composição química, densidade e temperatura.
A rotação do núcleo interno da Terra pode ter parado e pode até girar ao contrário, sugere uma nova pesquisa. A Terra é formada pela crosta, pelo manto e pelos núcleos interno e externo.
Núcleo da Terra está desacelerando e duração do dia pode mudar, sugere estudo. Cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (USC) provaram, em um novo estudo, que o núcleo interno da Terra está desacelerando em relação à superfície do planeta.
Qual a maior profundidade que o ser humano chegou na Terra?
O mergulho mais profundoO TRIESTE. Em 1960, Jacques Piccard e Don Walsh pilotaram o Trieste durante o mergulho até o ponto mais profundo da Terra, o Challenger Deep, situado a 10.916 metros de profundidade.
Mas, chegando ao núcleo da Terra, a dificuldade aumenta, já que o ambiente fica ainda mais quente. De acordo com a Academia de Ciências da Califórnia, o núcleo da Terra tem temperatura variável de 4.000 a 5.000 ºC, o que dificultaria e muito a perfuração, já que nesse caso, a broca provavelmente derreteria.
Pacífico: ponto Challenger Deep, na Fossa das Marianas, com 10.984 metros. Atlântico: ponto Milwaukee Deep, na Fossa de Porto Rico, com 8.378 metros. Antártico: Ponto Factorian Deep, na Fossa Sandwich do Sul, com 8.265 metros.
Diretor do clássico Titanic (1997), James Cameron revelou que mergulhou 33 vezes no oceano para ver os destroços do famoso transatlântico naufragado. Um submarino com turistas para ver os destroços do Titanic desapareceu no Oceano Atlântico no domingo (18) e ainda não foi encontrado pelas autoridades.
A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, é ainda mais inóspita, onde só crustáceos e microrganismos habitam. Se invertido, o ponto mais profundo de lá é 2 mil metros mais alto do que o cume do Everest, o maior monte do mundo.