Júpiter: O maior Planeta Os astrônomos estimam que a temperatura central seja de 20.000 graus Celsius, cerca de três vezes maior que a temperatura do centro da Terra.
Júpiter é composto maioritariamente por dois gases, hélio e hidrogénio, mas são os minoritários que lhe conferem a cor castanha, com faixas mais claras e mais escuras.
SATURNO. Planeta gasoso Temperatura média: -178 °C Satélites: 62 luas Distância média do Sol: 1.426.666.422 km Principais componentes da atmosfera: hidrogênio e hélio Se o Sol fosse do tamanho de uma porta de 2,03 metros, Saturno teria o tamanho de uma bola de basquete.
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.
Vênus, por sua vez, destaca-se como o planeta mais quente do Sistema Solar, com uma atmosfera densa composta principalmente de dióxido de carbono, criando um efeito estufa sufocante. As temperaturas na superfície venusiana podem atingir impressionantes 465 graus celsius, superando até mesmo Mercúrio.
A agência governamental norte-americana informa que a temperatura do Sol é estimada em mais de 15 milhões de graus Celsius. A Nasa explica que a luz e o calor irradiados pelo Sol nascem de um processo que ocorre em seu centro.
Para cada planeta do Sistema Solar, temos uma idade diferente. Uma pessoa que na Terra tem 10 anos, em Mercúrio teria 41. Em Júpiter, teria menos de um ano!
Segundo dados recentes da Nasa, Júpiter tem 95 satélites naturais oficialmente reconhecidos pela União Astronômica Internacional. Entre eles estão as quatro luas principais, as maiores, descobertas por Galileu Galilei no século XVII.
Marte: o período de um ano no planeta dura 687 dias, o equivalente a 1ano e 8 meses na Terra. Júpiter: com 4.332 dias, um ano do planeta corresponde a quase 11 anos terrestres. Saturno: o planeta demora 10.760 dias para dar a volta completa em torno do Sol.
A temperatura na superfície de Saturno é de cerca de -180ºC. Dessa forma, seria impossível a existência de vida da forma que conhecemos no planeta. A única possibilidade de extração de água do planeta seria através do gelo que existe no seu núcleo.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, cada um com suas próprias particularidades em termos de composição e características. Entre eles, o menor é Mercúrio, que é apenas um pouco maior que a lua da Terra, relata a Nasa.
Júpiter é conhecido como o Gigante Gasoso. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar possuindo uma massa 318 vezes maior que a da Terra. Diferente dos quatro planetas mais próximos ao Sol, Júpiter é constituído de gases como hidrogênio, hélio, metano, amônia e vestígios de vapor d'água.
Caso o interior de Júpiter fosse oco, caberiam 1300 Terras dentro dele. É um planeta gasoso, como Saturno, Urano e Netuno. Júpiter possui a maior velocidade de rotação entre os planetas do Sistema Solar.
As luas são remanescentes do que nasceu no disco de gás e poeira ao redor de Júpiter depois que o planeta se formou e depois capturou e puxou a maior parte do material para a órbita de Júpiter. Esses blocos de construção de planetas podem fornecer uma janela para os primeiros anos do sistema solar.
Dentre as 79 luas atualmente conhecidas de Júpiter, Io, Europa, Ganimedes e Calisto são as quatro mais conhecidas. Elas são facilmente visíveis com a ajuda de um telescópio amador e aparecem no céu como quatro pontos brilhantes alinhados ao redor do gigante gasoso.
Gigantes gasosos como Júpiter, por exemplo, não têm chance de conter vida em seu interior devido às condições climáticas e ao tipo de atmosfera que possuem.
Júpiter e os planetas mais externos do Sistema Solar estão fora da zona habitável, ou seja, não é possível a existência de água líquida dependendo do calor apenas do Sol. Por isso, esses planetas são quase sempre ignorados na busca por vida.
Embora conseguir sobreviver em Marte seja um grande desafio por si só, é importante lembrar que sobreviver não é o mesmo que prosperar. Embora as tecnologias possam nos permitir sobreviver, a criação de sociedades humanas autossustentáveis e prósperas em Marte continua sendo um objetivo muito, muito distante.
Finalmente, o espaço está preenchido com radiação cósmica de fundo, que é uma forma de radiação eletromagnética de baixa energia que permeia o Universo. Essa radiação contribui ainda mais para resfriar objetos no espaço, absorvendo seu calor. Juntos, esses fatores tornam o espaço um ambiente extremamente frio.
São esses gases voláteis que entram em combustão e não a celulose diretamente. Po isso, o fogo não ocorre diretamente no combustível, e sim próximo a sua superfície. A temperatura continua a subir e, quando chega entre 300 3 400ºC, se tiver oxigênio, ocorre a ignição com a presença de chamas.