Para uma noite tranquila também sugerimos evitar os tons de marrom ou roxo, já que estimulam a criatividade, energia gerando dificuldades em pegar no sono.
O efeito das cores quentes para um sono dos justos
O estudo mostrou também o efeito das cores quentes no sono das pessoas. O roxo, por exemplo, proporciona menos horas de sono, pois, segundo os cientistas, essa cor tem forte ligação com a criatividade, estimulando o nosso inconsciente.
Qual é a cor indicada para tratar problemas de insônia?
Azul. Sem dúvida, essa é uma das cores mais relaxantes e com efeito tranquilizante. Na cromoterapia, o azul transmite paz, acalma, ajuda a combater o estresse e a insônia. Ou seja, um quarto com paredes azuis é perfeito para quem deseja dormir bem.
A cor ciano - um tom que fica entre o verde e o azul - é um fato oculto que pode estimular ou dificultar o sono, segundo biólogos. Pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, dizem que níveis mais altos de ciano no ambiente podem manter as pessoas acordadas, e reduzir o ciano ajuda a dormir.
Quando a luz azul aparece em excesso no dia a dia das pessoas pelo uso de aparelhos eletrônicos, o descanso pode ser afetado. A exposição a esse tipo de luz durante as horas de escuridão pode tornar mais difícil adormecer e até mesmo manter o sono.
QUAL COR AJUDA A DORMIR? Cromoterapia com Valcapelli!
Qual cor é boa para dormir?
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.
A exposição à luz durante a noite, especialmente à luz azul intensa emitida por eletrônicos como celular e televisão, pode interromper esse ritmo e dificultar o adormecer, inclusive por prejudicar a produção de melatonina.
Cores Relaxantes: Opte por cores suaves e relaxantes, como tons de azul, verde ou neutros claros. Essas cores ajudam a criar uma atmosfera tranquila e calmante.
Para ter um sono de qualidade e ajudar o seu metabolismo a funcionar melhor, o principal lugar que precisa ser iluminado com luz quente é o quarto. Escolha sempre lâmpadas e luminárias abaixo de 4000K (cor neutra). Uma luz mais amarelada, ideal para iluminar quartos, é entre 2500K e 3000K.
Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.
- Você pode apostar em cores mais neutras, como preto, bege, azul-marinho ou verde-musgo. Se a ideia é chamar a atenção use vermelho, vinho ou laranja.
Verde: representa a cura, o equilíbrio e a harmonia. É utilizado para acalmar e reduzir o estresse, além de favorecer o crescimento e a saúde. Azul: está associado à tranquilidade, calma e comunicação. É utilizado para acalmar a mente, melhorar a comunicação e aliviar a ansiedade.
O VERMELHO também não é indicado, pois agita o sono e induz a insônia. Já o MARROM é a cor da estabilidade, do conservadorismo, da segurança, portanto indicada para a concentração no trabalho, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de se desprender de preocupações.
“A luz branca desses aparelhos também inibe a produção de melatonina. Dessa forma, o corpo se mantém desperto por mais tempo do que deveria e, quando se entrega ao cansaço, experimenta uma noite mal dormida, com interrupções”, esclarece a consultora.
A luminosidade diminui a produção de melatonina, hormônio produzido pelo organismo e responsável pela regulação do sono. - Diminuir o tempo de exposição é o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida e evitar os danos à saúde causados pela luz azul.
Por isso, vale levar em consideração a cromoterapia na hora de escolher as cores para o seu quarto. Em linhas gerais, considera-se que azul, verde e amarelo claro são as melhores cores para ter uma noite de sono longa e tranquila.
“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.
Para deixar o clima ainda mais aconchegante, uma opção é usar fitas de led com essa tonalidade. Luz amarela e laranja: outra opção de luz para dormir melhor é a amarelada/alaranjada. Essa escolha é ideal para quem usa luminária na mesa de cabeceira e pode ser de grande ajuda para uma boa noite de sono.
A luz é uma das grandes vilãs da hora de dormir. Essa rivalidade com o sono acontece porque o escuro é o gatilho para nosso corpo produzir a melatonina, o hormônio do sono. A luz azul, emitida por aparelhos eletrônicos, é um exemplo.
Entenda aqui tudo sobre a cor verde. Quando o dia é agitado, estressante e tenso, o verde também pode trazer o benefício de relaxamento e calma. Ele ainda ajuda a acalmar o sistema nervoso central e a acordar de bom humor.
Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo.
As de tonalidades frias, como azul e branco, de grande amplitude, típicas de telas de celular, computador e tablet, e que servem para manter o foco e atenção, são fortemente desaconselhadas para quem prefere dormir no claro. Elas alteram o relógio biológico, inibem a produção de melatonina e estão associadas à insônia.
Como já mencionado, dormir com a luz acesa afeta negativamente o sono e, portanto, oferece os mesmos efeitos que a privação do sono. Esses efeitos incluem: Depressão: dormir com as luzes acesas está associado com o desenvolvimento de depressão, podendo também afetar o humor em geral e causar irritabilidade.
A luz quente, que é aquela mais amarelada, nos ajuda a relaxar mais. Por isso, ela pode te deixar um pouco sonolento enquanto lê, atrapalhando na concentração. Porém, se você gosta de ler no fim da noite, principalmente antes de dormir, a luz quente, entre 3000K e 3500K, seria uma boa opção.