A manutenção de uma temperatura moderada pode ajudar a manter uma respiração saudável. Eficiência energética: Manter a casa entre os 20 e os 22 graus não só é benéfico para a saúde como também para a carteira.
No verão, uma temperatura de casa ligeiramente mais baixa de 20 °C poupa energia e mantém um ambiente confortável. Durante o inverno, a temperatura de casa geralmente aceite é de cerca de 20-22 °C , que confere ao seu quarto uma sensação quente e acolhedora, mas não demasiado desconfortável.
23 graus é considerado uma temperatura de referência para o rendimento do ar-condicionado, fazendo o aparelho trabalhar de maneira mais eficiente. Ao ajustá-lo nessa temperatura, ele alcança seu melhor desempenho em termos de refrigeração, garantindo conforto e economia de energia.
Qual a temperatura ambiente ideal para o ser humano?
De acordo com a OMS, a temperatura ambiente ideal para locais fechados varia de 23°C a 26°C. Porém, para bebês, idosos e pessoas doentes, o ar mais quente pode ser melhor.
Resumidamente, a faixa recomendável nas condições internas no verão deverá variar de 23ºC a 26ºC, com a faixa máxima entre 26,5ºC e 27ºC com exceção das áreas de acesso que poderão operar até 28ºC. Para condições internas no inverno, a faixa recomendável de operação deverá variar de 20ºC a 22ºC.
Como aponta o cardiologista argentino, o aumento excessivo da temperatura ambiente (a partir de 35°C) faz com que o mecanismo termorregulador se sinta sobrecarregado. Entretanto, a partir de 41°C, esse mecanismo termorregulador pode parar de funcionar adequadamente.
Ao todo, a pesquisa estima em surpreendentes quatro milhões as mortes relacionadas com as temperaturas nesses 15 anos (cerca de 270.000 óbitos por ano). Atualmente, o calor e o frio não têm a mesma incidência na mortandade: as baixas temperaturas estão relacionadas com até 10 vezes mais mortes do que o calor.
A descoberta foi a mesma: 20°C é realmente a temperatura ideal para a vida na Terra, e não apenas para espécies marinhas. Acima disso, a tolerância das espécies marinhas e de água doce ao baixo teor de oxigênio cai, por exemplo, bem como a produtividade de algas marinhas.
De acordo com os pesquisadores, a temperatura ideal para um sono reparador é entre 20ºC e 25ºC. Isso porque, quando o termômetro chega a 30ºC, a qualidade do sono cai entre 5 e 10%; e nas temperaturas abaixo de 15ºC, a perda da capacidade de descansar também diminui entre 2 e 5%.
A fim de preservar a durabilidade do equipamento, existe uma orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a temperatura para deixar o ar-condicionado no inverno. No modo de aquecimento ou de resfriamento, o aparelho deve ser ligado entre 22 °C e 26 °C no inverno.
A Anvisa indica que a melhor faixa, faça frio ou calor, é de 23°C. O valor é considerado confortável para o corpo. A indicação leva em conta pequenas variações. A temperatura ideal do ar-condicionado no inverno fica ali pelos 22°C ou 23°C.
A agência reguladora brasileira estipula que no verão, o ar-condicionado pode funcionar entre 23 °C a 26 °C. Já no inverno, a temperatura pode oscilar em torno de 20 °C a 23 °C.
É melhor deixar a casa fechada ou aberta no calor?
Um teste realizado pela Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, concluiu que para amenizar a alta temperatura nos ambientes é indicado manter as janelas de casa fechadas. Segundo o professor especialista em conforto térmico Paulo Seleghim, isso evita que a luz incida junto com o calor do sol.
Os especialistas em sono recomendam que a melhor temperatura para dormir é de aproximadamente 18,3 ˚C. Quando o quarto está muito mais quente ou frio, pode impedir que adormeça e afetar a qualidade do sono.
A conclusão foi de que a melhor temperatura para dormir é de 20 °C a 25 °C, de acordo com um estudo publicado na revista "Science of Total Environment".
A maioria das pessoas considera confortável uma temperatura entre 18°C e 22°C durante o dia. À noite, uma temperatura ligeiramente mais fresca, entre 15°C e 18°C, pode favorecer um sono melhor. No Inverno, para manter o calor constante, recomenda-se a utilização de um fogão a lenha.
Qual a temperatura do clima ideal para o corpo humano?
A média da temperatura corpórea deve ficar em torno dos 36,5ºC. Isso vale para adultos, bebês e crianças. Quando a temperatura do corpo está entre 37,3ºC e 37,8ºC, considera-se que a pessoa está com uma febrícula, ou seja, um pequeno aumento da temperatura, mas que não causa repercussões importantes no organismo.
A manutenção de uma temperatura moderada pode ajudar a manter uma respiração saudável. Eficiência energética: Manter a casa entre os 20 e os 22 graus não só é benéfico para a saúde como também para a carteira.
Os pesquisadores explicam que a hipótese aceita até a descoberta do programa genético é de que a maior longevidade em locais frios se dá por um processo termodinâmico passivo, no qual as temperaturas baixas reduzem a taxa de reações químicas e, consequentemente, a velocidade do envelhecimento.
Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.
Cientistas da Universidade de Harvard apontam que a faixa de temperatura perfeita para o sono é entre 20 e 25ºC. Ou seja, o ambiente não pode estar muito quente, e nem muito frio.
Especialistas calculam, em média, que um jovem perfeitamente saudável morrerá dentro de seis horas após a exposição a uma temperatura IBUTG de 35 graus Celsius. Essa temperatura equivale a 35 graus de calor seco e 100% de umidade, ou 46 graus com 50% de umidade.