De modo geral, os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre em adultos e crianças acima de 1 ano: Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C.
A temperatura humana ideal é 36,5 C com pequenas variações ao longo do dia. Valores de temperatura de 35,5 a 35,7 em contexto de frio podem representar hipotermia, mas em contexto de temperaturas elevadas e inexistência de infecção podem indicar hipotireoidismo.
Ainda que uma temperatura de 37 °C (98,6 °F) seja considerada normal, a temperatura corporal varia durante o dia. Ela é mais baixa de manhã cedo e mais alta ao final da tarde, às vezes atingindo 37,7 °C (99,9 °F). Da mesma forma, a febre não permanece em constante temperatura.
Muitas pessoas apresentam temperatura basal próxima a 36 graus, o que não indica necessariamente um problema de saúde. Esta temperatura é considerada “normal” porque é a faixa em que o corpo humano funciona de forma eficiente e ideal em termos de atividade metabólica e função enzimática.
A temperatura corporal normal varia entre 35,4ºC e 37,4ºC, quando medida na axila. Isso significa que temperaturas abaixo de 35,4ºC podem indicar hipotermia, enquanto temperaturas acima de 37,4ºC podem indicar o início de uma febre.
temperatura axilar maior que 37,2 – 37,3°C; temperatura retal maior que 38° - 38,3C;3, temperatura oral maior que 37,5-37,8°C; temperatura auricular maior que 37,8-38,0°C.
Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma. Em outros, a febre te derruba. E ainda há situações em que a temperatura varia, diminuindo, e logo depois, aumentando de novo.
É seguro, se o termómetro estiver na posição correta. Para medir a febre, o método mais tradicional que pode escolher é colocar um termómetro debaixo da axila.
Temperatura 35.7 é uma coisa boa ou devo me preocupar? A temperatura normal do corpo, axilar, varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Se não estiver sentindo nada, este valor não deve ser preocupante. pode acontecer em condições climáticas de inverno, por exemplo, sem significar gravidade alguma.
Em casos de hipotermia leve, com a manifestação apenas de tremores de frio, a recomendação é agasalhar e ingerir alimentos quentes, como sopa ou chá. Porém, se a temperatura não começar a se elevar e o paciente piorar, apresentando confusão mental, por exemplo, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.
Pode atingir uma média regular em torno de 35,5 º C, enquanto, em outros, pode chegar até 37,5 °C. A hipotermia acontece quando o corpo atinge uma temperatura inferior a 35 °C. A perda de temperatura pode ser muito perigosa se não for controlada a tempo.
Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.
Uma temperatura oral (pela boca) de 38,3 °C (100,9 °F) ou superior. Uma temperatura oral de 38,0 °C (100,4 °F) ou superior que persiste por uma hora. Uma temperatura embaixo do braço (axilar) de 37,7 °C (99,9 °F)
Onde é o melhor lugar para medir a temperatura do corpo?
Oral (na boca): coloca-se o termômetro sob a língua e, com os lábios, mantém-se o termômetro fixo, que deve ser mantido nessa posição durante três minutos. Retal: para esse método, utiliza-se um termômetro retal. Esse é recomendado para bebês, pois não são capazes de segurar o termômetro na boca de forma segura.
A maior parte das pessoas recupera-se de febres comuns naturalmente, com o tempo, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos apelam para medicamentos desnecessariamente.
Com isso em mente, se seu filho estiver agindo normalmente durante o dia (brincando, comendo e tomando líquidos, por exemplo), não há problema em deixá-lo dormir3. Em linhas gerais, dormir com febre não é visto como algo perigoso.
Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.
O estado febril significa, basicamente, que a temperatura corporal está ligeiramente elevada por mais de 24 horas3. Por ser o primeiro grau de febre, a temperatura do estado febril para adultos fica dentro da faixa de 37,3ºC a 37,7ºC4.